MARKETING DE CONTEÚDO: O TIRO CERTEIRO DA SUA EMPRESA

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A sua empresa é o que ela entrega para o seu público. Quanto mais relevante o conteúdo, mais autoridade para a marca. A capacidade de desenvolver entregas diretas ou indiretas para o seu potencial consumidor tornará o processo de compra uma ação natural. Isto é Marketing de Conteúdo! Mas como fazer para criar isso tudo sem promover explicitamente sua marca? Vamos falar disso.

“As pessoas não amam um produto, elas amam o valor que ele adiciona à vida delas. O conteúdo mostra como.”
Andrew Hanelly

Essa vertente do CONTEÚDO é o que move o inbound marketing, formato que se propõe a produzir diversos tipos de postagens, textos, imagens, vídeos, ou qualquer outro formato que possa entregar conteúdos interessantes para o público-alvo do seu negócio. É uma ferramenta hoje indispensável ao planejamento de Marketing Digital da empresa, algo que SEMPRE deve ser levado em consideração quando se define as estratégias para atingir o cliente. Você também deve ouvir falar sobre Funil de Vendas, que é a mesma coisa.

O Marketing de Conteúdo aborda essencialmente as dores dos seus clientes, não necessariamente o que a sua empresa faz. Ou seja, vamos identificar quais são as dores destes consumidores para poder lançar nosso dardo direto no alvo: fazer com que um potencial cliente enxergue a sua empresa como uma referência.

Empresas gigantes do mercado já utilizam bastante o Marketing de Conteúdo para atrair clientes. Pensa um pouquinho em McDonalds, Red Bull e Samsung (só pra citar algumas), e tenta lembrar se eles simplesmente jogam um produto e o preço na sua cara?! Não, né. Então, essa estratégia atinge resultados que o marketing tradicional não consegue, por isso insistimos tanto com nossos parceiros: crie conteúdo pro seu seguidor/curtidor, é assim que ele se tornará cliente!

Segundo dados da ContentTrends 2018, pesquisa realizada pela Rock Content, o Marketing de Conteúdo é adotado por 73% das empresas. Em média, as empresas que se utilizam desta estratégia registram 2,6 vezes mais visitas ao site e geram 3,7 vezes mais leads, segundo o mesmo estudo. Então vamos entender tudo isso!

POR QUE ADOTAR O MARKETING DE CONTEÚDO?

São várias razões que podem te fazer decidir finalmente por adotar essa estratégia para sua empresa. Abaixo vamos listar algumas delas:

Tráfego no seu site

O Google é o site mais utilizado pelas pessoas para buscar informação. Portanto, ter um site bem estruturado com técnicas SEO e produzir conteúdos relevantes relacionados ao seu segmento de mercado são ações fundamentais para que seu site apareça nas buscas.

Reconhecimento de marca

Pense no seu comportamento como consumidor: é mais fácil comprar algo que lhe é familiar ou de uma empresa que você confia, certo? Então, isso se reflete em todos segmentos. Produzir conteúdos dentro do seu nicho de mercado contribui para que seu negócio seja reconhecido, para que as pessoas conheçam seus produtos e se sintam mais confiantes no momento da compra.

Engajamento com a marca

Se você produz conteúdos com a única intenção de vender, seu público vai identificar isso e vai se afastar. Não existirá engajamento. E sem engajamento, a venda não existirá, ou não será recorrente. Busque construir laços com seu cliente, fazendo com que ele goste de interagir, goste de comprar, e quem sabe até se torne um promotor da sua marca.

Referência de segmento

Mais nichado, essa estratégia ajuda o seu público a entender o negócio. Às vezes, é necessário educar o público com bons conteúdos antes que ele pense em consumir seu produto ou serviço. Até mesmo segmentos já consolidados também podem considerar esta vantagem como um diferencial. Por exemplo, uma marca de roupas que produza um conteúdo em vídeo dando dicas de como medir uma camiseta para que ela sirva em você. Ou uma surf & skate shop que mostre como fazer pra lavar seu boné de forma mais adequada.

ONDE APLICAR O MARKETING DE CONTEÚDO?

Não pense que somente criar algo é fazer uso de Marketing de Conteúdo. É preciso criar conteúdos que façam sentido e que sejam atrativos, senão isso pode se tornar um tiro no pé. Depois de entender o seu público-alvo, você tem à disposição diversas ferramentas para colocar em prática sua estratégia e explorar o Marketing de Conteúdo.

BLOG – Não é à toa que falamos do Blog primeiro. É o ambiente ideal para se desenvolver uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo. E não pensa que ele rivaliza com as redes sociais, eles são complementares. Mas somente com um blog você conseguirá explorar ao máximo a produção de textos relevante e também poder controlar totalmente as ações dos seus potenciais clientes.

LANDING PAGE – Página especial do seu site, dedicada a falar mais profundamente sobre um produto ou serviço. É muito utilizada para se criar diversos tipos de conteúdo e gerar tráfego (saiba mais sobre geração de tráfego AQUI) através de anúncios pagos.

VÍDEOS – Cada vez mais popular, o vídeo é um formato que está em alta. Muito disso se deve às facilidades que hoje temos para gerar esse conteúdo. Não é necessário grandes investimentos em equipamentos, por exemplo, para produzir um vídeo intimista que traga seu cliente para mais próximo do seu negócio.

EBOOKS – É imprescindível que o conteúdo seja rico, não basta digitar textos e definir um calendário de postagens. O ebook é o melhor exemplo de conteúdo rico, pois permite que você apresente um determinado produto de forma ordenada e educativa, algo que certamente trará autoridade ao seu negócio. Outros exemplos são infográficos, webinars, podcasts, entre outros.

REDES SOCIAIS – É o canal que está em alta e em constante crescimento. Até por essa evolução constante, você deve estar atento para não achar que qualquer um pode “mexer com as redes sociais”. Hoje, as redes sociais funcionam como atração ao cliente, interação com seu público e até mesmo venda. Entenda que o gerenciamento de uma rede social profissional é totalmente diferente da forma como as pessoas usam no dia a dia. Defina bem sua estratégia (para cada rede social, lembre-se disso) e aproveite todas as ferramentas que elas te oferecem.

E-MAIL MARKETING – Essa quase todo mundo conhece né? Mas não caia na armadilha de abusar nos e-mails enviados aos seus clientes. Aposte em conteúdos diferenciados e exclusivos, diferentes daqueles postados onde todos podem ter acesso. Convença seu consumidor que ele tem exclusividade e preferência.

Bom, acabamos de te mostrar como e por quê você precisa olhar com mais carinho para o Marketing de Conteúdo. Lembre-se que, assim como a grande maioria das estratégias de marketing, os resultados aparecerão invariavelmente a longo prazo. Ainda tem dúvidas que apostar nestas estratégias é um tiro certeiro para sua empresa? Então chama a Gama e bóra tomar um café para conversar melhor sobre isso 😉

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