REDES SOCIAIS: O CANAL INDISPENSÁVEL

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Não tem mais volta: a internet já está definitivamente enraizada na sociedade atual. Não há mais como imaginar um mundo onde você não pode ir ao google pesquisar sobre uma dúvida, conversar com quem você quiser ao redor do mundo ou mesmo fazer uma simples compra sem sair de casa. As mídias e rede sociais, dentro deste contexto, surgiram para aproximar pessoas, reatar amizades, descobrir novos relacionamentos… e também para revolucionar o mundo dos negócios. Sim, isso mesmo! No post de hoje vamos falar sobre este recurso importante dentro do seu planejamento de marketing digital.

” Atualmente, para se conectar com pessoas, você precisa parar de tentar empurrar seu produto ou serviço e começar a mostrar a transformação que seu produto ou serviço gera.”
Mychel Keppler

Hoje em dia, somos mais de 2.375.000.000 usuários ativos nas redes sociais. Somos? Sim, se você chegou até esse texto, é porque certamente você ou sua empresa tem um perfil em alguma rede social. Com algumas ressalvas, o universo digital é um reflexo da nossa sociedade, então as empresas necessariamente se condicionam a fazer parte deste universo, potencializando suas vendas ou aumentando seu reconhecimento como marca.

As redes sociais são um potente canal de venda e parte fundamental do marketing digital. Como fazer isso? Vamos lá!

REDE SOCIAL OU MÍDIA SOCIAL?

Começando pelo começo (!?) você precisa entender o que é uma rede social. O conceito não é novo, vem de muitos anos atrás, quando as interações entre indivíduos, grupos e organizações compunham diferentes redes sociais. Na internet, redes sociais são sites e aplicativos que oferecem o compartilhamento de informações entre pessoas e empresas.

O objetivo das redes sociais é essencialmente conectar pessoas. Já a mídia social é mais abrangente, pois contempla vídeos, blogs e as já mencionadas redes sociais. Ou seja, mídias sociais são os ambientes que permitem interação entre indivíduos. Rede social é um meio para que isso aconteça.

QUAL REDE SOCIAL SE ADEQUA AO SEU NEGÓCIO?

Existem diversos tipos de redes sociais, que se dividem em segmentos como relacionamento, entretenimento, profissional e nicho. Cada um tem sua particularidade. Claro que depende de cada negócio, mas de maneira geral, o mais indicado é que sua empresa explore mais a rede social onde está a maior parte do seu público alvo.

As principais redes sociais são:

Facebook – O Facebook é a maior rede social do mundo. Nenhuma outra na história da internet conseguiu juntar tudo que seu usuário precisa, de forma tão fácil de se compreender. Ela oferece textos, fotos, vídeos, grupos de discussão, perfis, páginas, anúncios diversos, catálogos, e muito mais. Além de tudo isso, ainda gerencia outras redes sociais, como o instagram, por exemplo.

Instagram – A rede social que mais cresce no mundo começou como uma rede de relacionamento focada em compartilhamento de fotos. Como o foco segue sendo o conteúdo visual, ele é uma ferramenta muito potente a ser explorada por empresas e indivíduos. Mais ainda se considerarmos todas as funcionalidades que vem sendo implementadas para qualificar os anúncios.

LinkedIn – Rede social focada essencialmente na parte profissional, o LinkedIn é parte fundamental para empresas e profissionais. Vem se tornando cada vez mais utilizada, e por isso não para de se atualizar para melhor atender seus usuários. Além de ser o ambiente ideal para conexões profissionais, ainda é utilizado como plataforma de recrutamento, portfólio de negócios e vitrine para o seu currículo, sem contar nas novas funcionalidades de anúncios pagos.

Youtube – Dispensa apresentações, né? A maior plataforma de compartilhamento de vídeos está cada vez mais completa, oferecendo novas ferramentas e garantindo que o usuário transmita conteúdos mais qualificados. Seus conteúdos audiovisuais, diferenciados e prontos para monetização são estratégias importantes dentro do planejamento de marketing digital das empresas. Não à toa, é hoje o meio que originou uma nova profissão: youtuber!

COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS?

Existem três pontos fundamentais nas redes sociais que as diferenciam como canal de vendas: visibilidade, engajamento e tráfego.

Visibilidade – Como já falamos, praticamente todo mundo está em alguma rede social, portanto o seu cliente ou público alvo certamente está lá também. Para que sua marca seja reconhecida, ela precisa ser vista. Se a sua empresa quer investir em marketing digital, precisa fazer com que os usuários reconheçam uma marca.

Engajamento – Além de fazer com que sua empresa seja vista, é imprescindível que o conteúdo que sua empresa compartilha seja relevante. Clientes engajados são a melhor forma de garantir vendas recorrentes.

Tráfego – Redes sociais são canais importantes para se chegar ao seu público alvo. E é a partir delas, com conteúdos interessantes e vantagens exclusivas que você vai conseguir fazer com que seguidores se tornem clientes: levando-os para o seu site. (Para saber mais sobre como funciona o tráfego no seu negócio digital, confira o nosso post AQUI)

Existem diversas maneiras de se explorar as redes sociais, as mídias sociais, e de se produzir conteúdos que sejam importantes estratégias de Marketing Digital. Segundo o especialista Neil Patel, no entanto, existem três maneiras básicas de se fazer marketing digital nas redes sociais:

Gestão de comunidade – Você deve se dedicar a engajar o cliente com o seu negócio. Para isso, é imprescindível que você também esteja engajado. Explore suas redes sociais como se estivesse recebendo este cliente na sua empresa: ajudando a resolver problemas, explorando o pós-venda, interagindo de forma verdadeira com o seguidor.

Criação de Canteúdo – Este é um ponto fundamental. Não use a rede social somente como um canal de venda. Entenda que o propósito dela é justamente a interação entre indivíduos, e que seu cliente está ávido pelo que for interessante. Conteúdos de qualidade, relevantes e que resolvam dores dos seus potenciais consumidores são ferramentas fundamentais para que seu planejamento de marketing tenha sucesso. (Para saber mais sobre Marketing de Conteúdo, confira o nosso post AQUI)

Crescimento – Amplie seu negócio no universo digital com ferramentas de crescimento de segmento. O aumento orgânico (esqueça aqueles seguidores que você pagou para ter e nem sabe se existem) da sua base de seguidores/curtidas significa maior possibilidade de alcançar seu cliente. Parcerias com empresas de outro segmento, promoções e concursos culturais são exemplos de ações que podem ser adotadas para fazer seu negócio crescer.

Agora que você já sabe boa parte dos conceitos que permeiam o marketing nas redes sociais, fica mais simples entender como agir e planejar seus próximos passos, né? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos por aqui, viu! É bem fácil: chama a Gama e bóra tomar um café para saber como a gente pode te ajudar 😉

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