COMO FAZER MARKETING DE CONTEÚDO?

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Esta pergunta é feita constantemente para a nossa equipe. Após detalharmos as técnicas e possibilidade de ganchos de conteúdo, a grande dúvida dos gestores que atendemos, bem como das equipes de comunicação, está relacionada a dificuldade de criar uma linha de produção de conteúdo relevante. A resposta é bastante ampla, mas este texto vai te ensinar a focar nas principais áreas de interesse do potencial consumidor da sua mensagem para construir uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.

VÍDEO CNA | Campanha Speaking Exchange – FCB Brasil + CNA | 2014

A campanha Speaking Exchange é um turbilhão de emoção, concorda? Não só o mercado nacional se contagiou com ela, mas o mundo inteiro: ela teve mais de 30 premiações nacionais e internacionais, e foi uma das mais premiadas no Festival de Cannes Lions 2014 – principal festival de publicidade e criatividade do mundo.

Mas vamos ao que interessa. Como um case desses pode ser inspiração para o seu negócio. E saiba que o seu negócio pode ser bem pequenininho, que ainda assim ele pode – e vai! – se beneficiar com esta estrutura de construção de conteúdo relevante.

Vamos lá:

FOQUE NO PROBLEMA

É sabido que todo o negócio nasce para solucionar um problema para um número X de pessoas. Estudar o mercado de atuação, buscar indicadores sociais e econômicos, estudar público alvo, focar no desenvolvimento de persona(s) e analisar a concorrência. Tudo isso colabora muito para a identificação real de qual é o problema que a sua empresa resolve, e é isso que tem que ser amplamente explorado em cada iniciativa de comunicação.

Conheça o seu negócio! Parece meio óbvio que todo empresário conhece seu negócio, certo? Errado. Tente fazer com que uma pessoa desconhecida entenda a sua solução (e isso serve para produto e serviço) em apenas uma frase. Ou em uma subida/descida de elevador. Se ela entender, o seu problema está claro. Mas se ela não entender, se esforce para trazer essa lucidez ágil para ela e todas as outras.

Na campanha do CNA é possível identificar esta necessidade em inúmeros momentos do vídeo: o cuidado com a pronúncia, as oportunidades do uso da língua estrangeira em viagens e planos futuros e até mesmo na importância do diálogo entre as gerações.

SEJA OBJETIVO

A solução de um problema é encantadora, mas muitas vezes este encantamento é muito maior na cabeça do dono da ideia do que do ouvinte. Então não se exalte na hora de vender a sua solução, seja objetivo ao expor o que está errado e como você vai consertar.

Na campanha Speaking Exchange as possibilidades de sair do rumo são inúmeras, visto o alto grau emocional criado nela. Porém o foco sempre está na mensagem central do aprendizado da língua inglesa pelos adolescentes brasileiros.

GATILHO EMOCIONAL

Bom, isso nem precisamos falar muito, né?! Esta campanha não ganhou dezenas de prêmios por acaso. A carga emocional que ela traz para o consumidor é incrível. O desafio de identificar qual gatilho emocional vai conectar o potencial consumidor do CNA com a marca foi feito de forma magistral.

O tomador de decisão neste caso, possivelmente é o pai, a mãe e/ou o responsável pelo adolescente. Sabidamente as famílias convivem com a velhice e a solidão que esta traz para o idoso, ou pelo menos conhecem alguém que está passando por isso. O gatilho serve como conexão direta deste sentimento “eu sei bem o que é isso!” por parte do tomador de decisão.

RESUMO

Saiba o que deve ser considerado para a produção de conteúdo relevante e a criação de uma mensagem poderosa e vendedora para o seu negócio:

1) Foque no problema que o seu negócio resolve e em autoconhecimento

2) Tenha objetividade e clareza na comunicação da sua mensagem

3) Se esforce para criar um laço emocional com quem decide a compra

Seja qual for a sua escolha para desenvolver conteúdo para o seu negócio, é importante que tudo seja muito bem planejado e com total domínio dos mecanismos utilizados para alcançar seu objetivo. Para definir a melhor estratégia, é fundamental designar um profissional da empresa ou mesmo uma agência terceirizada. Pense nisso!

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