ESTRUTURAS DE TEXTO QUE FUNCIONAM

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Saiba como criar um texto de qualidade, estruturado para alcançar o maior número de leitores possível e impactar diretamente na conversão destes para se tornarem aquilo que você quiser para a sua marca – desde admiradores até compradores!

Redes Sociais e Banda Larga

Se você ainda não percebeu que o Google e as redes sociais mudaram o mundo, vamos dar apenas uma refrescada nessa ideia. Atualmente qualquer pessoa que esteja com um smartphone na mão pode ter acesso à resposta perfeita para a pergunta mais complexa. E pense que no Brasil há mais de 230 milhões de smartphones ativos, isso sem considerar os 180 milhões de computadores, tablets e notebooks. Além disso, o país ocupa a sexta colocação no ranking mundial de assinatura de banda larga fixa com mais de 31 milhões de assinantes. Em relação às redes sociais, o brasileiro passa 225 minutos do dia conectado a estas plataformas, tornando o Brasil o segundo país mais “social” do mundo.

Impactante esta realidade, não?! Agora olha isso: a Black Friday de 2019 refletiu em um faturamento de R$3,2 bilhões para o varejo online, e isto que o evento considerado ocorre em apenas dois dias! Houve um gasto médio de R$602 por brasileiro, tendo o Instagram como a rede social que mais motiva em compras e o Google como principal meio de busca (é claro…).

Tá, mas e o que que isso tem a ver com a criação de estruturas de textos que funcionam, afinal, é isto que vamos falar aqui, certo?! Sim, tem tudo a ver! As pessoas precisam saber o que você faz da maneira mais rápida possível, por que senão elas vão embora e partem para o primeiro concorrente que se preocupa em oferecer isso pra ela.

Então aqui vai um passo a passo completo do que você deverá priorizar na hora de criar conteúdo relevante para a sua audiência, tornando esta ação ágil e frequente, independentemente do assunto que irá tratar.

5 PASSOS PARA A CRIAÇÃO DE UM TEXTO DE SUCESSO!

1. Título + Resumo

A chamada para leitura tem que ser interessante. Não podemos esperar que uma pessoa se interesse por ler algo insignificante para ela, e por isso é fundamental que a ênfase esteja justamente no problema que vamos falar. Pensemos em um exemplo na área de nutrição, onde uma nutricionista procura comercializar um pacote de atendimentos focado em emagrecimento com qualidade, dentro de um prazo curto de tempo. A informação de quanto tempo a pessoa vai levar para emagrecer é fundamental!

A otimização para resultados em site de busca é essencial. Você precisa otimizar seu conteúdo do ponto de vista SEO, e isto está diretamente relacionado à definição do uso de palavras-chave corretas, um título poderoso e um resumo muito qualificado. Seu título deve impactar o leitor, para que este se sinta convidado a acessar o conteúdo e saber mais. Oferecer condicionais temporais como “Aplique esta técnica e tenha sucesso em 10 dias” ajudam muito, principalmente se você fizer um resumo complementar que dará dicas claras de como ele fará isso: “Criando uma estrutura-padrão de briefing e separando 30 minutos da sua semana, você terá condições de produzir até 4 artigos de sucesso por mês para as suas estratégias de conteúdo!”. Este exemplo funciona exatamente para este texto que estamos escrevendo =D

2. Introdução

A introdução é o momento que você vai deixar claro e comprovado para o leitor que aquilo que está sendo tratado no texto realmente é importante. Considere sempre a relação entre problema e solução. O problema é aquilo que o leitor vai identificar, de forma direta ou indireta, que impacta muito a sua rotina de vida, seja relacionado ao trabalho ou lazer – isso depende de como a sua solução está posicionada para ele. Se a gente quiser falar sobre o mesmo exemplo do emagrecimento, podemos trazer o impactante número de que a cada 10 brasileiros, 2 são obesos. Se quiser impactar mais pessoas ainda, a mesma pesquisa indica que 55% da população brasileira está acima do peso.

A importância de trazer estes indicadores é gerar empatia com o leitor, que obviamente vai ocupar o espaço de Persona para vocês. Ou seja, você sabe com quem está falando e estes dados serão usados como gatilhos para que você embase a sua solução como perfeita para ele.

Outras táticas boas para serem usadas nestes casos são analogias, perguntas, citações, histórias ou polêmicas. O papel de cada uma destas linhas de atuação segue sempre sendo o mesmo, conectar o problema do leitor com a solução oferecida pela sua marca.

3. Desenvolvimento (em tópicos)

O comportamento dos usuários de internet é muito parecido, independente do que ele busca e do seu perfil pessoal. Multitarefas! Sim, todo mundo quer fazer praticamente tudo ao mesmo tempo, e a facilidade para acessar inúmeras informações, sites, aplicativos e conversar com muitas pessoas de forma individual ou em grupo, faz com que os usuários estejam super conectados.

A leitura online é muito mais dinâmica do que a leitura de um livro, se considerarmos um concorrente direto nesta atividade. Por isso, quebras de texto com parágrafos curtos, bullet points e diversificação de mídias (vídeo, imagem, áudio e postagens de redes sociais) funcionam muito bem, pois permitem que o leitor faça um resumo mental prévio e então defina seu interesse de leitura pelas partes que mais o despertem interesse. Explore muito Dicas, Passo a Passo, Fórmulas… Quer ver como estas estruturas de textos “receitas de bolo” funcionam?

Dá só uma olhada nos resultado da pesquisa “emagrecer correndo”

4. Fechamento

O fechamento de assunto tem que ser muito bom! Não adianta você entregar muitos dados, tópicos rápidos e interessantes, mídias lindas e no final não atestar que você realmente sabe o que está falando. Neste ponto, trazer casos práticos de soluções feitas por você (seja uma empresa ou um profissional) são muito importantes.

Vamos focar neste exemplo: uma empresa focada em aumentar a produtividade com o menor esforço possível pode alcançar isso de inúmeras formas, certo?! E como podemos deixar claro isto para o mercado?! Roteirizando a comunicação de cada solução como um produto específico. Este caso é real e a empresa se chama Arquia (você pode conhecer ela aqui). A partir de muito estudo conjunto entre a nossa equipe e os gestores dela, criamos roteiros independentes focando em duas soluções distintas, uma dedicada ao aumento de produtividade e a outra na automatização dos processos de checklist. Desta forma, personas distintas são tratadas de forma específica, com dados relevantes para suas dores (problemas) e técnicas exclusivas para suas soluções.

5. Call to action (CTA)

O CTA é essencial para o sucesso de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Esta chamada para ação deve estar bem alinhada ao conteúdo entregue, e usar uma chamada igual sempre pode não funcionar. Conosco isso ocorre frequentemente, olha só. A Gama oferece cursos e treinamentos corporativos, atende empresas e profissionais do mercado e também tem clientes no mercado esportivo. Cada cenário destes possui características próprias, além de nos oferecer uma gama (trocadilho infantil mas necessário =D) ampla de personas, o que nos faz repensar cada CTA.

O objetivo de ação também depende de qual o nível de interação que o leitor já tem com a sua marca. Caso o seu texto seja veiculado de forma aberta em um blog e através das redes sociais ou site, você terá uma taxa alta de primeira leitura. Nestes casos, convites para acompanhar as novidades indicando a frequência com que são postadas, seguir suas redes sociais ou assinar sua newsletter são ótimas oportunidades. Agora se você está entregando conteúdo exclusivo para um grupo de pessoas que já tem relação com a sua marca, descontos exclusivos relacionados a sua solução (lembre-se: pode ser produto, serviço ou ambos) podem ser oferecidos com códigos ou links temporários expostos nestes ambientes. O grande objetivo de um bom CTA é facilitar a conversão pretendida e possibilitar uma análise excelente para você.

RESUMO: GUIA PRÁTICO

Este foi o nosso conteúdo especial para que você crie textos maravilhosos para sua marca. Abaixo vamos melhorar ainda mais a sua compreensão, indicando as principais ações que devem ser tomadas antes de escrever um novo material até que esta ação se torne muito simples e traga muitos negócios. Não esqueça de unir estas dicas com tudo o que foi falado no texto até aqui!

  • Passo 1 Abra um documento em branco
  • Passo 2 Escreva qual é o objetivo do artigo
  • Passo 3Liste alguns tópicos que você vai falar nesse artigo
  • Passo 4Dentro desses tópicos, coloque as principais ideias que você quer tratar (usando pesquisa ou experiência própria). Não importa como, apenas liste
  • Passo 5 Revise este guia e veja o que faz sentido e o que não faz dentro da ideia do post
  • Passo 6Produção! Escreva muito, pois ter algo pré-pronto vai ajudar muito a guiar sua narrativa e evitar “brancos”, a não repetir assuntos e também não esquecer de nada importante

DICAS FINAIS
– Frases curtas e parágrafos de 3 ou 4 linhas
– Uso de tópicos para realçar informações importantes
– Separação do texto em intertítulos
– Imagens para “quebrar” grandes blocos de texto
– Realce de termos em negrito e itálico e uso de hiperlink

Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Feedbacks são ótimos e a gente adoraria colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br

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