SPRINT MARKETING: 5 DIAS PARA REVOLUCIONAR SUA MARCA

Saiba como explorar a velocidade do mercado atual a favor do seu negócio, desenvolvendo ações de marketing focadas em sprint marketing: 5 dias para revolucionar sua marca e aumentar suas vendas.

Workshop da agência Gama
Gama em ação!

Sprint Marketing: Inspiração em método utilizado no Google

O Sprint Marketing foi concebido com uma inspiração bem definida: o Design Sprint. Este método foi criado na Google Ventures e é um processo focado em responder a perguntas críticas de negócios por meio de design, criação de protótipos e teste de ideias com os clientes reais. Tudo isso ocorre em 5 dias, e o grande objetivo é validar soluções digitais e tecnológicas com potenciais consumidores.

Inicialmente pensado para empresas de base tecnológica, atualmente o método conta com variações importantes que se mostram muito válidas com empresas tradicionais, ONGs e grupos de pessoas. A simplicidade da sua solução é a grande vantagem de sua utilização, pois o grande objetivo é analisar os resultados práticos de ideias bem concebidas, impondo que a realidade é muito mais clara do que a teoria. Para que o processo funcione de fato, a presença do tomador de decisão é crucial, visto que ações táticas são implementadas dentro do seu período de execução. E justamente isso que fez com que ele sofresse algumas adaptações para que pudesse ter o mesmo impacto obtido com startups em grandes organizações.

Diagrama do Sprint
Diagrama do Sprint: O método fornece às equipes um atalho para o aprendizado sem as etapas de criação e lançamento.
Fonte: Google Ventures

A semana de Design Sprint

Para que o Design Sprint tenha sucesso em sua aplicação, cada dia da semana tem um papel muito importante. Mas antes disso, a definição de um moderador e da equipe multidisciplinar que vai desenvolver as ações é essencial. O moderador tem o papel de “guia” do método, orientando as ações e fornecendo os materiais de apoio. Convidados serão distribuídos nos dias de acordo com suas competências, geralmente compostos por profissionais das áreas de Marketing, Desenvolvimento de Produto (TI) e Analistas de Mercado. E da empresa estarão todas as pessoas com poder de decisão da área em questão.

Dividindo a semana

  • Segunda-feira: o começo pelo fim, definindo uma meta de longo prazo. Isso embasará o desenvolvimento de um mapa geral do desafio, ouvindo muito os especialistas da empresa e definindo um grande problema que possa ser solucionado em uma semana.
  • Terça-feira: após focar o dia inicial no problema, agora é hora de voltar suas atenções para a solução. O design está muito presente aqui, com o desenvolvimento de telas visuais e volume de soluções. O teste de sexta-feira começa a ser definido aqui também.
  • Quarta-feira: Agora é hora de refinar a entrega. Após trabalhar com volume, o foco passa a ser a discussão sobre o que é mais relevante e tem mais chance de sucesso. Após definir as soluções vencedoras, é criado um storyboard com o passo a passo para a ação.
  • Quinta-feira: Com o storyboard vencedor pronto, você vai desenvolver a solução pensando exclusivamente na experiência do usuário. Em um dia a sua solução estará na mão do potencial consumidor, então aqui o protótipo é criado e o roteiro de entrevista e últimos detalhes de testes são organizados.
  • Sexta-feira: O Sprint nasceu com um grande desafio e uma excelente equipe, nada muito além disso. Na sexta-feira o protótipo já está funcional e isto, por si só, já teria feito a semana valer a pena. Mas agora você irá entrevistar o consumidor e avaliar a sua experiência após o uso da sua solução. É a cereja do bolo para qualquer gestor!

Arriscamos dizer que nenhuma metodologia de gestão de negócios se aplica tão bem em qualquer cenário quanto esta. O Sprint serve para um potencial influenciador digital e também para um órgão de governo. Só isso já demonstra o quão democrática e impactante é esta metodologia!

Os ensinamentos de Jake Knapp

Livro "Sprint"
Todas estas informações estão disponíveis no livro SPRINT, um guia fundamental para qualquer gestor.

VOCÊ QUER GANHAR O LIVRO SPRINT E APLICAR O MÉTODO DO GOOGLE PARA REVOLUCIONAR A SUA EMPRESA? SIGA A GAMA NO INSTAGRAM E PARTICIPE DA PROMOÇÃO!

Sprint Marketing: 5 dias de muito resultado

O consumidor busca a resposta perfeita para a pergunta mais complexa no menor tempo possível, o que exige agilidade e assertividade em qualquer ponto de contato. Se sabemos que 70% da população brasileira tem acesso à internet e 88% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais, não podemos demorar para tomar decisões e aplicar soluções, não é mesmo?!

Com este cenário, nos vimos obrigados a criar soluções ágeis para o nosso negócio, principalmente no que diz respeito a compreensão dos parceiros em relação ao impacto verdadeiro do marketing em uma empresa. Quando falamos em Marketing de Verdade estamos fortalecendo uma definição simples e direta: O marketing é uma área de gestão que conecta problema e solução através de comunicação estratégica. Se você quer saber mais sobre este tema, aqui você encontra um material completo.

Inspirados no Design Sprint, após algumas participações em desenvolvimentos deste método e de sua aplicação na Gama, desenvolvemos mais uma variação deste modelo para o nosso mercado. O Sprint Marketing é a fórmula que encontramos para validarmos estratégias de comunicação como fonte de novos negócios para as marcas que atendemos. Inspirados pela simplicidade e agilidade do Sprint, criamos um cenário claro em relação ao problema central e desenvolvemos uma solução focada em conversão: 5 dias para revolucionar sua marca e aumentar suas vendas!

Você sabe o que é marketing de verdade?
Se você ainda não sabe, descubra agora -> Mkt de Verdade!

Dia 1:  Estudo de marca

O SPRINT MARKETING só funciona se o primeiro dia for perfeito. E isto está diretamente relacionado com o Planejamento de Marketing, onde estudamos a nova marca de maneira intensa no início de qualquer estratégia. É aqui que teremos definições gerais como o nome da marca, sua história, equipe, curiosidades, links de site e redes, acessos de e-mail e tantos outros, mas também é onde vamos aplicar técnicas muito importantes que irão embasar todo o caminho do projeto.

A Jornada de Compra do consumidor é desenhada com o cliente, respeitando todos os passos para a compreensão geral deste roteiro. Além disso, há um mapeamento de concorrentes, atuação no Google e aplicação de briefings específicos para as entregas tecnológicas que objetivam conversão. Com o grande objetivo definido, seguimos.

Dia 2: Fortalecimento de Presença digital

Chegamos no segundo dia do SPRINT MARKETING. O foco nesta etapa é bem prático e exige integração total entre agência e empresa, relacionando as redes sociais e uma revisão completa de canais digitais. O que ainda não existe é criado e o que já existe é melhorado. Ainda, aspectos de conteúdos visuais e textuais são trabalhados, além de uma estratégia específica de SEO, definição de hashtags e CTAs. Se o SPRINT MARKETING se propõe a gerar negócios através dos canais digitais em um curtíssimo prazo, a vitrine online da marca deve estar impecável.

Confere nosso post sobre como deixar a sua vitrine impecável:

Post da gama sobre Vitrine Online

Dia 3: Desenvolvimento de solução

O terceiro dia é mão na massa total! Com a equipe alinhada ao cliente a partir de um intenso primeiro encontro e com as redes sociais bem alinhadas, a solução definida como canal de conversão é desenvolvida pela equipe técnica. Landing Pages geralmente ocupam este espaço devido a sua capacidade de entregar o principal valor de uma solução ao mercado ao mesmo tempo que permite uma conversão rápida.

Se você tem dúvidas sobre qual é a diferença entre uma Landing Pages e um site tradicional, esclareça agora mesmo conferindo nosso post:

Post: Landing Page da Valencia Energia

Neste mesmo dia o cliente tem acesso ao roteiro completo da solução e ao seu design, participando de forma ativa da construção da versão final que será levada ao mercado nos próximos dias.

Uma LP deve apresentar sua proposta de valor de forma clara, detalhando a solução e convidando o usuário a converter com um clique! Como você viu ali em cima, usamos no post do Instagram um exemplo real, do cliente Valencia Energia. Confira:

Tela inicial da Landing Page - Valencia Energia

Dia 4: Publicidade online

Agora sim, chegou a hora mais esperada: colocar os pés na rua! O dia 4 marca o início de uma revolução na comunicação da marca que passa pelo SPRINT MARKETING. Como o tomador de decisão participa de todas as etapas para a criação e desenvolvimento de estratégia, ele fica muito envolvido e empolgado na hora de comunicar isto ao mercado. E o papel da nossa equipe técnica aqui é aprovar o roteiro de campanhas, as artes que serão utilizadas e ativá-las nos canais definidos. Geralmente exploramos as redes sociais e o Google por serem complementares.

Faça as suas próprias campanhas no Google com a nossa ajuda:

Nesta etapa também oferecemos um estudo intensivo de Gatilhos Mentais, técnica estruturada em 6 principais temas que permitem uma conexão direta com o cérebro do seu consumidor. Isto permite que os gestores tenham condições de explorar as melhores técnicas para alavancar suas futuras campanhas.

Para te ajudar, temos um conteúdo completo no nosso IGTV sobre Gatilhos Mentais. Clique AQUI e confira!

Dia 5: Review Sprint Marketing

Aqui chegamos no final, certo?! Nada disso! É a partir do encerramento do SPRINT MARKETING que a sua marca vai passar a atuar de uma maneira completamente diferente no mercado, com muito mais organização e focada em resolver os problemas reais dos consumidores de maneira direta. Neste dia apresentamos uma programação completa de calendarização de redes sociais, o Plano de Ação para a marca e avaliamos com o cliente cada ponto trabalhado ao longo da semana.

O relatório final do SPRINT MARKETING é entregue com o encerramento das campanhas (que geralmente duram mais alguns dias), e nele o cliente terá clareza em relação aos objetivos atingidos a partir do desenvolvimento conjunto. Com a compreensão do mercado, você terá segurança para tomar novas decisões e explorar os canais digitais da melhor maneira possível para a sua marca. E lembre-se sempre desta frase:

Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo!

Principais ganhos do Sprint Marketing

Esta metodologia apresenta uma série de benefícios quando bem aplicada. A sua agilidade e adaptabilidade permitem que qualquer organização ou profissional a explore, precisando atentar para envolver o(s) tomador(es) de decisão para que tenha uma aplicação real. A compreensão do marketing e suas variáveis que impactam diretamente na comunicação ficarão claras, e assim você poderá explorar um universo que talvez nem imaginava, mesmo sabendo que ele existia. Pode soar exagerado, mas de fato são 5 dias para revolucionar sua marca e aumentar suas vendas. Destacamos estes resultados:

  • Posicionamento de marca
  • Agilidade de implementação e ativação de MKT de Verdade
  • Organização completa da área de marketing
  • Roteiro de comunicação centralizada no consumidor
  • Clareza na Proposta de Valor
  • Atuação digital alinhada aos objetivos de negócio


Resumo
  • O Design Sprint nasceu no Google e serve para qualquer marca
  • Métodos ágeis permitem que você vá da ideia ao mercado em poucos dias
  • Sua comunicação direcionada ao consumidor precisa de embasamento (interno e externo)
  • O SPRINT MARKETING vai fazer você explorar o Marketing de Verdade
  • 5 dias para revolucionar sua marca e aumentar suas vendas

Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Feedbacks são ótimos e a gente adoraria colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade