VALE A PENA IMPULSIONAR PUBLICAÇÃO?

Impulsionar publicação é a forma mais rápida e fácil de se usar o Facebook Ads para criar um anúncio, seja no Face ou no Insta. No entanto, o recurso tem algumas armadilhas. Por isso, aqui nesse posta vamos te mostrar como aproveitar essa ferramenta no seu negócio.

(ATUALIZAÇÂO julho/2020: no novo layout do Facebook, o nome do botão foi trocado para “turbinar publicação”. Esta novidade talvez ainda não esteja disponível para todos perfils)

Na última década, o Facebook vem aperfeiçoando os anúncios na plataforma. Acreditem, houve uma época que a gente não entendia como o Facebook ganhava dinheiro, já que o acesso era gratuito. Voltando ao botão impulsionar publicação, o Face lançou este recurso em 2012 como solução para negócios que quisessem investir pequenos valores para direcionar suas publicações a públicos específicos. À época, a rede social era essencialmente utilizada como relacionamento, lembram? Então, isto evoluiu bastante desde então e hoje é apenas uma das formas de se obter tráfego pago na plataforma.

Botão impulsionar publicação

Se você tem uma página no Facebook (uma fanpage, não confunda com seu perfil pessoal) certamente já viu o Facebook te sugerir para impulsionar uma publicação. Ou então resolveu apelar para aquele botãozinho quando viu sua publicação não atingir o objetivo de envolvimento. Não se preocupe, acontece muito. Mas estamos aqui pra mostrar que você pode, sim, ter retorno usando este formato. Primeiro, vamos conhecê-lo!

O que é a função ‘impulsionar publicação’

O Facebook oferece às páginas da plataforma a opção de impulsionar uma publicação. Isto significa investir um valor, diário ou por um tempo determinado, e direcionar esta publicação para um tipo de público que você escolhe. Dependendo do formato da publicação, você também definirá qual opção será melhor para o seu objetivo. Gerar engajamento, obter visualizações no vídeo e visitar o perfil são algumas das opções.

Impulsionar com poucos cliques

No Facebook, todas publicações que se enquadrem nas diretrizes de anúncios aparecerão com um botão IMPULSIONAR PUBLICAÇÃO. Ao clicar nesse botão – sabemos que é tentador, não se preocupe J – o menu de impulsionamentos se abre, indicando algumas definições: objetivo, tipo de público, posicionamentos (pode ser impulsionado para o instagram, mesmo que você não tenha um perfil lá), orçamento e duração. Em poucos minutos, sua publicação será impulsionada.

Print da Fanpage da Gama indica onde impulsionar publicação
Na página inicial da Fanpage da Gama, as duas opções de botão para Impulsionar Publicação.

Ainda há a opção de impulsionar uma publicação através do botão PROMOVER (localizado após o menu da página), que leva o usuário à Central de Anúncios, presente em todas as páginas do Facebook.

Funcionalidades dos impulsionamentos

Diferente de uma campanha de anúncios, planejada e concebida no Gerenciador de Anúncios, nos impulsionamentos você terá algumas funcionalidades restringidas. Vamos a elas:

  • Públicos: um dos recursos mais completos, permite ao anunciante definir várias etapas da segmentação de público, muito parecido com o que acontece numa campanha de anúncios;
  • Posicionamentos: seus anúncios só poderão ser vistos nas plataformas Facebook, Instagram e Messenger;
  • Objetivos: você terá, no máximo, cinco opções de metas para seu impulsionamentos. Alguns objetivos não são suportados, como conversões e geração de cadastros, por exemplo;
  • Criativo: nome dado ao visual do seu anúncio, neste caso ele será exatamente como a sua publicação. Você não poderá editar nem a imagem, nem o texto.
Layout da fanpage da Gama no Facebook para dispositivo móvel
Promover ou não promover?

Impulsionar publicação: prós e contras

Assim como todas ferramentas disponíveis nas redes sociais, não existe uma que seja a opção perfeita. Isto porque cada definição depende exclusivamente do objetivo de cada pessoa, de cada negócio. Sendo assim, vamos às vantagens e desvantagens de se impulsionar uma publicação.

Vantagens

  • Rápida configuração: Você não levará mais de cinco minutos para definir um anúncio optando por impulsionar publicação. Além de ser bem intuitivo, as dicas do Facebook tornam tudo ainda mais fácil.
  • Facilidade de uso: Se você não é um especialista em marketing, relaxe. Isto porque não há necessidade de muitos recursos técnicos para impulsionar publicações. Este é um recurso pensado justamente para descomplicar os anúncios.
  • 2 em 1: Pense nas suas publicações planejando que elas poderiam ser impulsionadas. Assim, sempre que você publicar algo na sua página, ela poderá servir também como um anúncio. Isto certamente aumentará sua taxa de conversão.
  • Reconhecimento: Com um investimento de pelo menos 6 reais, você poderá impulsionar sua publicação por 24 horas. Pouco, né? Com um público bem definido, isso certamente irá gerar envolvimento, o que aumenta o status da sua empresa. Uma publicação com engajamento gera, naturalmente, interesse em usuários que chegarem até ela.

Desvantagens

  • Segmentação restrita: São 4 configurações de público diferentes, mas nenhuma delas é 100% eficaz. A melhor delas é criar um público segmentado, escolhendo faixa etária, gênero, localização e interesses. Mesmo assim, algumas definições importantes não estarão disponíveis. As outras opções são ineficientes, pois visam ao alcance mas sem entregar o retorno necessário. São elas: seguidores da sua página, amigos dos seguidores e pessoas num raio de localização.
  • Objetivos limitados: Mesmo oferecendo opções diferentes de metas, o objetivo acaba sendo sempre o mesmo: exibir sua publicação para o maior número de pessoas e gerar grande alcance. Assim sendo, ele deve ser utilizado como apoio numa estratégia de reconhecimento de marca, mas nunca com o objetivo final de conversão em vendas.
  • Links como enfeite (ou até empecilho): Como falamos antes, o maior objetivo do recurso é exibir seu anúncio para o maior número possível de pessoas dentro do seu orçamento. O que acontece é que, mesmo escolhendo uma boa CTA (call to action = chamada para ação), provavelmente a publicação não levará o usuário a executar essa ação, mas ainda assim terá envolvimento.
  • Impressões simplificadas: sendo a sua publicação impulsionada com objetivo de obter grande alcance, você poderá até gerar o envolvimento que está buscando. Porém, o Facebook acaba priorizando impressões baratas, como o feed em dispositivo móvel. O resultado disto é que seu lead não será tão qualificado, consequentemente pouco provável que se torne um cliente.

O veredito final: Vale a pena impulsionar uma publicação?

Iéié, pegadinha do Mallandro! Pois é, pessoal, não existe um veredito final! Esta resposta vai depender exclusivamente do seu objetivo com a estratégia de investir em tráfego pago. Mostramos que este não é o formato de anúncios que reúne o maior número de funcionalidades. Por outro lado, é tão simples e barato que está ao alcance de qualquer orçamento de uma empresa que queira investir em marketing digital.

Com a diminuição de alcance de posts orgânicos e até mesmo de envolvimento dos usuários na plataforma, o Facebook tem criado diversos mecanismos para qualificar seus anúncios. Isto inclui até mesmo uma plataforma de estudos gratuita, o Facebook Blueprint.

Saiba mais sobre o Facebook Blueprint no nosso post lá no Insta:

https://www.instagram.com/p/CA5ViIfi-pI

Se o seu objetivo é dar os primeiros passos nas ferramentas de anúncios, quer fazer testes para validar seu público-alvo ou simplesmente gosta de ver suas publicações com muito envolvimento, pode confiar no impulsionamento de publicação. Mas, como em tudo que recomendamos, faça isso com um planejamento prévio.

ACESSE O NOSSO GUIA PLANEJAMENTO DE MARKETING EM 4 ETAPAS E CRIE O SEU!


Resumo
  • Impulsionar uma publicação é simples, mas demanda certos cuidados para não se desperdiçar dinheiro;
  • Explore todas funcionalidades que este recurso oferece;
  • Impulsione suas publicações como estratégia de apoio ao Marketing Digital;
  • Avalie prós e contras, e defina o que é melhor para o seu negócio;
  • Caso não saiba como fazer, procure a Gama;

Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Feedbacks são ótimos e a gente adoraria colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

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