LEGENDAS NO INSTAGRAM: APRENDA COMO FAZER

Há tempos que o uso das redes sociais deixou de ser apenas um entretenimento e passou a ser, além de fonte de renda para muitas pessoas, um meio de prospecção para empresas. Sendo assim, tornou-se essencial inovar cada vez mais utilizando técnicas como legendas criativas no Instagram com o intuito de destacar-se da concorrência.

Investir em design de artes para posts e fotos bem produzidas certamente são aspectos fundamentais na construção do branding nas redes sociais de sua empresa. Mas o quanto você presta atenção nas legendas? Talvez esse seja um detalhe que esteja te impedindo de alcançar o engajamento que deseja.

Portanto, acompanhe a seguir uma série de dicas para criar legendas criativas no Instagram que farão toda a diferença no perfil de sua empresa:

Por que você precisa começar elaborar legendas no Instagram

Como dito anteriormente, fotos e artes para posts são muito importantes para manter um feed esteticamente agradável e com isso realizar alguns dos requisitos das estratégias de marketing de conteúdo.

Contudo, de nada adianta usar toda a criatividade apenas nos posts e não os contextualizar com uma legenda no Instagram.

As legendas servem para conectar-se com seu público de forma mais próxima e, dessa maneira, fazer com que conheçam e identifiquem-se com a cultura, a linguagem e os valores de sua empresa.

Um bom exemplo de empresa que utiliza de maneira bastante eficiente as legendas criativas no Instagram, é a Netflix:

Legenda criativa no Instagram da Netflix

O post da conta brasileira da gigante de vídeos via streaming é um carrossel de imagens contendo séries e filmes em que os mesmos atores interpretam dois papéis diferentes.

Em um primeiro momento, quem olhar apenas as imagens não entenderá do que se trata o post, mas após a leitura da legenda, fica clara a “piada” sobre o fato de que os atores interpretam dois personagens em uma mesma série ou filme.

Este é o momento de aproximar com seu público e nichar, alcançando exatamente quem consome os conteúdos da Netflix.]

Já num outro post do Mc Donald’s foi utilizado um gatilho mental de identificação para promover o cupom de desconto. Ou seja, a pessoa que come as batatas no caminho para casa, ao ler a legenda vai se identificar e muito provavelmente baixará o aplicativo para adquirir a oferta. 

Legenda criativa no Instagram do MacDonald's

Agora, você deve estar pensando: “claro que essas empresas têm um bom engajamento, afinal, possuem um grande departamento de marketing e fazem investimentos milionários em mídias”.

Mas acredite se quiser, você pode elaborar legendas criativas no Instagram! E mais: tão bem quanto as gigantes do mercado!

Basta seguir essas dicas:

4 dicas para arrasar nas legendas no Instagram:

Conheça o seu público

Para criar legendas criativas no Instagram, primeiramente você deve conhecer a fundo o seu público-alvo.

Sabendo seu perfil, idade, gostos e objetivos, fica muito mais simples ter uma noção de como comunicar-se com ele. Portanto, é fundamental conhecer seu linguajar, pensamentos e comportamentos próprios.

A criação de uma persona para seu negócio pode te auxiliar na construção do tom das legendas.

Crie um storytelling

As legendas são uma ótima ferramenta para contar histórias. Você pode, por exemplo, criar uma narrativa sobre como a sua empresa foi criada, ou até mesmo escrever sobre a elaboração dos produtos ou serviços.

Muitos artistas utilizam a estratégia de arquivarem todas as publicações do feed quando estão prestes a lançarem um álbum. Posteriormente, começam do zero todo um novo conceito em seus perfis postando no início legendas sugestivas como “vem aí…”, e assim criando expectativa de seus fãs.

Uma história com início, meio e fim prende a atenção do público, gerando curiosidade e, por fim, mais engajamento do que um simples post teria.

Entenda o formato do Instagram

Cada rede social tem sua própria identidade. Então, a forma como você se comunica no LinkedIn não é a mesma no Instagram, que também não é a mesma no Twitter.

Você já viu que estar de acordo com a linguagem do seu público-alvo é importante, mas ao mesmo tempo, é preciso também adaptar sua escrita para o Instagram.

Mesmo que sua empresa tenha um perfil mais sério, as legendas no Instagram, em geral, sempre necessitam de algumas hashtags ou emojis.

As hashtags, para que sua publicação apareça nos motores de busca, e os emojis, para que o texto fique mais atraente e dinâmico.

Caso você queira destacar uma informação importante no post, coloque-a no início e não crie uma legenda muito grande. Dessa forma as pessoas não precisarão clicar em “ver mais” para ler um conteúdo extenso e as chances de engajarem serão maiores.

Não é preciso criar legendas extremamente descontraídas se este não for o tom de sua empresa. Contudo, aprenda a equilibrar o tom mais rígido com o delicado, visto que o Instagram é uma rede social com o intuito de entreter o público.

Utilize CTAs em legendas no Instagram

Até agora você aprendeu que o processo de criação das legendas no Instagram envolvem:

  • Conhecer o público-alvo
  • Criar um Storytelling
  • Adaptar-se ao formato do Instagram

Mas o ponto principal para engajar os seguidores de um perfil, é incentivá-los a realizarem aquilo que você deseja. No caso, gerar mais comentários, curtidas, compartilhamentos e outras ações.

As CTAs, ou call to actions, servem exatamente para esse propósito: extrair o máximo de interação do seu público.

Elas podem ser incluídas na sua legenda de maneira direta, como, “compre agora”, “Curta e comente esta publicação” – ou também de maneiras mais sutis, através de perguntas.

Por exemplo, ao apresentar um novo produto:

  • “O que achou do produto x?”
  • “Qual dos produtos você prefere?”

Tanto as CTAs mais diretas quanto as perguntas estimulam os seguidores a comentarem, enviarem mensagens ou realizarem quaisquer outras ações presentes em sua estratégia.

As legendas criativas no Instagram servem não somente para conseguir mais curtidas, mas sim, para criar uma conexão com seus clientes e possíveis clientes.

Estar sempre inovando com publicações que saem do tradicional traz destaque à sua marca, demonstra autoridade, dedicação e capricho ao seu trabalho. Isso por si só já aumenta consideravelmente as chances de fidelização. Desse modo, dedique um tempo às legendas do Instagram e consequentemente atrairá cada vez mais público para o perfil de sua empresa.



Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade