TENDÊNCIAS PARA REDES SOCIAIS EM 2021

É fato que as redes sociais vêm sendo o canal de comunicação principal das marcas com o público nos últimos anos. O ano de 2020 reforçou ainda mais essa relação e certamente definiu novos rumos às tendências para redes sociais em 2021, por conta da pandemia.

A crise do coronavírus provocou uma revolução no meio digital: grandes e pequenas empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e os consumidores descobriram a possibilidade de fazerem compras no conforto de suas casas.

Por isso, estudar as estratégias do marketing digital com o intuito de atrair clientes para seu negócio é de extrema importância. Mas, além disso, é primordial estar atualizado sobre as tendências para redes sociais em 2021 e, dessa forma, não ficar atrás da concorrência.   

Tendências para redes sociais em 2021: comportamento

A Hootsuit, uma plataforma de gestão de mídias sociais, realizou no fim de 2020 uma pesquisa com cerca de 11 mil profissionais do marketing a respeito das tendências para redes sociais em 2021 sobre comportamentos que seu negócio deve aderir. A pesquisa completa você confere neste artigo. Vamos destacar os principais tópicos:

O ROI de 2021

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento. É a métrica que indica o resultado final de cada ação ou campanha.

Ou seja, com o ROI você pode analisar as estratégias que funcionaram e devem ser mantidas, e as que não funcionaram e devem ser substituídas.

Em 2020, o ROI mais importante para as empresas, foi a obtenção de um novo público. Já para 2021, de acordo com os entrevistados, a missão é manter e converter os consumidores atraídos no ano anterior.

Para isso, sua empresa deve focar 100% na experiência do cliente. Produzir conteúdo e apostar em novas plataformas são métodos infalíveis para atingir esse objetivo.

O TikTok, como veremos adiante, tem sido uma das plataformas mais populares para criação de conteúdo original. As lives no Instagram também continuam recorrentes: existem empresas que utilizam as transmissões para divulgarem seus produtos e obtém um ótimo retorno em vendas, como o caso da marca Tommy Hilfiger, citado no artigo da Hootsuit.

lives são tendências para redes sociais em 2021

Análise estratégica de dados

A análise de dados e métricas promove uma conexão extremamente importante entre sua empresa e o público, tendo em vista que nem toda interação orgânica resulta em novos clientes.

Com uma análise aprofundada de dados, é possível determinar se as interações do público com as redes sociais de seu negócio estão, de fato, gerando um retorno financeiro e a fidelização dos clientes.

Para isso, estude, por exemplo, o rastreamento de todos os resultados de campanhas, orgânicas ou pagas, feitas nas redes sociais. Somente dessa forma será possível entender a relação entre os padrões de comportamento de compra de seus clientes e o engajamento nas redes sociais.

Propósitos sociais

É visível que atualmente, os consumidores têm mais consciência acerca do impacto socioambiental dos produtos e marcas que consomem. Segundo o estudo, 60% dos jovens buscam comprar de empresas que demonstram preocupação com seus funcionários, sobretudo durante a pandemia.

E não basta apenas postar mensagens positivas nas redes sociais. A tendência para 2021 é partir para a ação e mostrar de forma sincera como sua marca impacta o mundo positivamente.

Redes sociais: tendências para 2021

Agora, confira quais as tendências para 2021 de plataformas que sua empresa precisa estar incluída.

Instagam

Em primeiro lugar está o Instagram, pelo fato de já ser uma rede social extremamente popular. O aplicativo está em evidência, com a aposta de 96% dos investimentos por parte das empresas.

Isso porque em 2020 tivemos o lançamento de diversas ferramentas para criação de conteúdo como o Reels, a fim de competir com o TikTok; bem como recursos para compra de produtos diretamente no aplicativo – o Instagram shopping.

Em seguida, temos o WhatsApp, com 88% das apostas. Isso por causa de seu sucesso com o WhatsApp Business, a versão para pequenas empresas do app.

Em terceiro lugar, fica o Facebook, com 83%. Apesar de estar perdendo a popularidade, a rede social ainda conta com ferramentas fundamentais para criação de anúncios, por exemplo.

TikTok e Spotify

Agora, os aplicativos que são tendência para criação de conteúdo. Em primeiro lugar temos duas plataformas: TikTok e Spotify, com 28%.

TikTok: tendência para 2021

O TikTok viralizou em 2020, tornando-se o aplicativo mais baixado do mundo durante meses.

Além de ser muito utilizado por jovens, diversas marca já estão presentes na plataforma com o intuito de produzir conteúdos dinâmicos e originais, e assim, conquistar o público.

Já o Spotify ocupa o topo do pódio por conta da popularização dos Podcasts. O uso cada vez mais caseiro do app fez com que a popularização dos podcasts estourassem, com conteúdos como entrevistas, análises, estudos e programas específicos de comunicadores consagrados.

Telegram

O Telegram fica em 2º lugar, com 22%. Ele é um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. Mas ao contrário de seu concorrente, lá você pode montar grupos e canais sobre os mais variados assuntos e com um limite muito maior de integrantes, além de outras funcionalidades, como bots.

Utilizando o Telegram
O Telegram é um dos aplicativos de conversa com mais funcionalidades corporativas. Explore para grupos de estudo e conteúdos exclusivos.

Grupos e comunidades

Em terceiro lugar, temos as Comunidades. Grupos que unem pessoas e as mantém engajadas. 

As comunidades não exigem uma rede social exclusiva, você pode criá-las a partir da plataforma que acredita ser a mais popular entre seu público-alvo. O importante é gerar conexão e fidelização dos clientes com sua empresa.

Facebook's latest makeover shines spotlight on groups - CNET
Participe ativamente de grupos e comunidades, para encontrar seu nicho e divulgar seu negócio.

O foco das tendências para redes sociais em 2021 é o acolhimento do consumidor pelas marcas. Focar na experiência do cliente e tratá-lo como único, não somente como um lead, sem dúvidas é a melhor estratégia para fidelizá-lo.


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