TUDO SOBRE O IGTV DO INSTAGRAM

Já é costume do Instagram incorporar em sua plataforma novas ferramentas para concorrer com outras redes sociais. Isso ocorreu com os Stories do Snapchat e, atualmente, com o Reels e o TikTok. Com o IGTV a situação não foi diferente.

O IGTV é uma plataforma de vídeos do Instagram criada para acompanhar a tendência de consumo de vídeos pelo celular, inspirada em sites como Youtube.

Além de ser benéfico para o próprio Instagram ter um grande número de usuários consumindo vídeos em seu aplicativo, o IGTV pode ser uma ferramenta poderosa de prospecção para sua empresa.

Acompanhe este artigo e saiba como utilizar o IGTV para gerar conteúdo de valor e conseguir mais clientes:

O que é o IGTV?

O IGTV é um espaço do Instagram destinado a vídeos de até 15 min para contas comuns e 60 min para contas verificadas, ao contrário dos vídeos de feed, que possuem limite de 60 segundos.

Esse recurso do Instagram tem como finalidade exibir vídeos de modo que sejam fáceis e intuitivos para serem exibidos no celular. Por isso o formato dos vídeos são na vertical, ocupando a tela inteira do celular, e além disso, o play é automático, para passar a sensação de estar assistindo à TV.

O IGTV é um aplicativo à parte do Instagram mas também funciona dentro da rede social, possuindo uma aba exclusiva no perfil.

Os seguidores podem curtir, comentar e enviar para amigos os vídeos do IGTV assim como qualquer outra publicação do Instagram, por isso vale muito a pena utilizar a funcionalidade em sua estratégia de marketing digital.

Que tipo de conteúdo posso criar no IGTV de minha empresa?

O intuito do IGTV é oferecer vídeos mais longos e detalhados sobre determinado assunto. Dessa forma, ele serve para gerar conteúdo de valor tanto ao público que já te acompanha, bem como ao público que não te segue mas tem interesse no segmento de sua empresa.

O IGTV permite que você coloque uma legenda com hashtags nos vídeos. Ou seja, se você utilizá-las bem, serão uma ótima maneira de atrair pessoas que não seguem seu conteúdo.

Os conteúdos do IGTV são diversos. Basta usar a criatividade e estabelecer qual direcionamento sua empresa pretende seguir

Você pode fazer:

  • Vídeos respondendo perguntas dos clientes sobre a empresa, serviços e produtos
  • Bastidores da empresa, mostrando o escritório, loja, funcionários, etc.
  • Tutoriais de como usar produtos
  • Entrevistas com clientes, pessoas da sua área de atuação ou funcionários

Veja duas marcas que utilizam o IGTV para produzir conteúdo:

A Renner dá dicas de como utilizar as peças de sua loja, oferecendo opções de acordo com a preferência de cada pessoa. Isso gera confiança por parte do público, pois a loja não está apenas interessada em vender a roupa, mas sim mostrar as melhores formas da cliente utilizá-la também.

IGTV: dicas da Renner no Instagram
Exemplo de dicas da Renner.

A Sephora, uma empresa de cosméticos, produz vídeos informativos de temas relacionados à beleza, como no exemplo abaixo, onde a marca fez parceria com uma influencer que mostrou sua rotina de cuidados com a pele:

IGTV: comunicação informativa da Sephora no Instagram
Exemplo de de informativos no IGTV, da Sephora.

Já neste outro exemplo, a marca promoveu uma entrevista com outra influenciadora para falar sobre pautas importantes na sociedade, como pressão estética e autoestima:

IGTV: Lives como alternativa para produção de conteúdo
Lives são armazenadas no ambiente do IGTV, uma excelente opção.

Dicas para utilizar o IGTV de sua marca:

Confira algumas dicas de como utilizar o IGTV do Instagram da melhor forma possível e conseguir cada vez mais engajamento.

Compartilhe o vídeo em diferentes canais

Se você postar um vídeo e não divulgá-lo, pode ser que ele passe despercebido.

Então, sempre que houver vídeos novos no IGTV, divulgue nos Stories, permita que ele apareça no feed e também compartilhe o link em outras redes sociais.

Faça legendas e títulos chamativos para o IGTV

Além de fazer uma boa introdução no vídeo em si, dizendo sobre o que será o conteúdo, o tema precisa estar bem claro e chamativo desde o título e a legenda.

Afinal, por mais que os vídeos do IGTV tenham reprodução automática, grande parte do público vai procurar primeiro pelo título e descrição – alternativas mais rápidas de saber se o assunto é de seu interesse. 

Use hashtags na descrição do IGTV

Como dito anteriormente, coloque hashtags na descrição do IGTV. Desse modo, pessoas que não te seguem podem encontrar seu conteúdo através delas. Faça uma pesquisa de palavras-chave que tenham relação com sua persona e monte hashtags com elas.

Crie conteúdos exclusivos para o IGTV

O conteúdo para IGTV normalmente é mais longo e informativo. Isso significa que

nem sempre conteúdos reaproveitados combinam com a plataforma. Diante disso, tente sempre criar vídeos próprios para o IGTV a fim de manter os bons resultados.

Utilize a identidade visual da sua marca

Você pode incluir os vídeos de IGTV no feed do Instagram, junto com as fotos e vídeos de 60 segundos, por isso é muito importante ficar atento ao design do vídeo propriamente dito.

Utilize a mesma identidade visual de sua marca, com as cores, fonte e imagens já utilizadas normalmente. Além de manter o feed esteticamente agradável, o público irá reconhecer que o vídeo pertence à sua marca.

Também é possível adicionar uma capa ao vídeo para facilitar o processo.


Você viu que o vídeo é o formato de conteúdo que mais cresce hoje na internet. Dessa maneira, é essencial incluir esse tipo de mídia na sua estratégia de marketing digital.

O IGTV é uma ótima ferramenta para gerar conteúdos relevantes e assim, demonstrar a autoridade de sua marca.

Contudo, isso exige muito planejamento e estudo de persona, além de conhecimentos técnicos. Com isso, seus vídeos vão atrair cada vez mais público e, consequentemente, mais clientes!

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