COMO PRODUZIR CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM 6 PASSOS

Produzir conteúdo nas redes sociais se tornou a estratégia primordial para conquistar clientes e realizar vendas com o marketing digital. Entretanto, com a explosão dos negócios digitais no mundo durante a pandemia, a concorrência disparou e como consequência disso, veio a necessidade de se manter em destaque.

Mas como produzir conteúdo nas redes sociais que seja relevante e realmente engaje o público? Acompanhe a seguir nosso passo a passo para produzir conteúdo nas redes sociais e faça sua empresa sair na frente da concorrência:

1 – Planejamento para produzir conteúdo nas redes sociais

Para montar um planejamento de redes sociais, você precisa, antes de mais nada, ter uma estratégia de marketing bem definida. Afinal, as duas coisas estão diretamente ligadas.

Esse planejamento de marketing se dá por 4 etapas:

  • Posicionamento
  • Público
  • Objetivos
  • Recursos

Determine bem esses tópicos, para que sua marca se comunique de acordo com a estratégia.

Ou seja, o conteúdo nas redes sociais deve se basear no que seu público gosta de consumir e, com isso, você pode atingir os objetivos que deseja, como: engajamento, adquirir uma base de leads para venda, prestar suporte, tráfego para o site, etc. Tudo isso utilizando com os recursos que possui.

Além desses 4 pilares, há duas perguntas  que você precisa se fazer para definir a linha editorial que suas redes sociais vão seguir:

  • Quais resultados pretende alcançar ao produzir conteúdo nas redes sociais?
  • Como a presença da minha marca em uma determinada rede social irá contribuir com os objetivos de marketing?  

Com todas as questões acima bem definidas, podemos partir para o próximo passo:

2 – Defina quais serão as redes sociais usadas

Para este passo, é fundamental ter uma persona bem definida,

Cada rede social possui recursos, formatos e linguagens diferentes entre si e por isso cada uma delas exige formas distintas para produzir conteúdo. Alinhando suas metas ao perfil do seu público, você consegue definir quais são as redes sociais mais adequadas ao seu tipo de negócio.

Pesquise quais as redes sociais mais utilizadas por sua persona e foque seu conteúdo nelas.

Por exemplo: se o seu público tiver um perfil mais jovem, estude sobre redes sociais como TikTok, Twitter e como produzir o conteúdo certo para seu tipo de segmento.

Agora, se a sua empresa é do segmento B2B, o LinkedIn é a rede social mais indicada para montar um planejamento de conteúdo.

3 – Monte um calendário para produzir conteúdos nas redes sociais

O calendário editorial é uma programação dos tipos de conteúdos que serão postados em cada rede social.

Ele é essencial para organizar o fluxo de conteúdo postado nos dias, horários e canais definidos.

Todas as redes sociais exigem uma determinada frequência de posts para não perder o engajamento dos seguidores. Desse modo, é bom sempre fazer testes com o seu público para ver quais os horários e dias geram mais interação.

4 – Pesquise temas interessantes para o público

Ter ideias para produzir conteúdo nas redes sociais não é tarefa fácil, principalmente quando se tenta conseguir uma inspiração do absoluto zero.

Para esses momentos, um site muito útil é o Answer The Public. Ele usa o Google Suggest  para encontrar perguntas específicas que as pessoas podem ter em relação a uma determinada área ou palavra-chave.

Answer the Public auxilia a produzir conteúdo para redes sociais
Site filtra e cruza os melhores resultados para suas palavras-chave no Google.

Ou seja: digitando uma palavra-chave específica como “maquiagem”, a ferramenta encontrará uma série de perguntas relacionadas ao tema, por exemplo: como fazer maquiagem para festa?

A partir dos resultados você terá uma infinidade de temas para explorar, afinal, são dúvidas frequentes do seu próprio público, que certamente terão interesse pelo conteúdo.

5 – Reutilize conteúdos que já possui, na hora de montar um planejamento para redes sociais

Hoje em dia muitas empresas utilizam no marketing digital a estratégia chamada derivação de conteúdo, que é, basicamente, reaproveitar conteúdos que você já produziu.

Uma live pode virar pequenos trechos de IGTVs, TikToks ou até mesmo posts em carrossel com a transcrição do conteúdo.

Você também pode fazer uma curadoria de posts antigos que tiveram um bom engajamento e repagina-los para postar novamente, com uma nova arte e/ou texto.

6 – Analise os resultados e faça uma gestão dos conteúdos

Mesmo que você tenha feito um calendário de posts, talvez a demanda de conteúdos seja muito grande para que uma pessoa poste manualmente nas redes sociais.

Desse modo, existem várias plataformas de agendamento de posts. Com elas você pode definir a data, o horário, descrições, imagens e vídeos do post.

O Mlabs e o próprio Estúdio de Criação do Facebook, por exemplo, podem fazer isso.

A vantagem dessas plataformas é a possibilidade de analisar métricas das suas redes sociais, definindo os melhores dias e horários, quais posts tiveram bons e péssimos resultados bem como o tipo de conteúdo que gera mais engajamento do seu público.

A partir desses dados, é possível acompanhar o tipo de conteúdo que funciona com o público e definir o que manter, bem como o conteúdo que deve ser reformulado.


Produzir conteúdo nas redes sociais pode parecer simples, mas é um processo extremamente trabalhoso se você tem o intuito de gerar proximidade com o cliente.Sendo assim, você pode realizar esse serviço em conjunto com uma Agência de Marketing parceira, como a Gama!

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