7 ERROS NO INSTAGRAM QUE TE FAZEM PERDER ENGAJAMENTO

Está cometendo erros no Instagram? O app é uma ferramenta essencial para qualquer pequena empresa nos dias de hoje. Em 2019, 81% dos participantes de uma pesquisa feita pela própria plataforma disseram que o Instagram os ajuda na pesquisa por produtos e serviços.

Entretanto, alguns problemas na utilização da rede social podem estar impedindo sua empresa de obter maior alcance e bons resultados. Por isso, confira a lista que preparamos para que você qualifique sua atuação na rede social.

Os 7 maiores erros no Instagram que te fazem perder engajamento

1. Publicar fotos com baixa qualidade

O Instagram, desde sua criação, é uma rede social com foco em compartilhamento de fotos, acima de tudo. Ou seja: a imagem é o que conecta um usuário ao perfil de sua empresa e desperta interesse em segui-lo ou não.

Erros nos Instagram: baixa qualidade de imagem
Qual das imagens te chamaria (positivamente 🤣) mais atenção?

Se você posta fotos sem resolução, sem conexão com marca ou sem identidade visual, está cometendo um gravíssimo erro no Instagram.

Um feed mal cuidado passa a impressão aos seguidores de que a empresa é desorganizada ou não se preocupa em proporcionar conteúdo de qualidade ao cliente.

Sendo assim, invista em fotos mais profissionais e/ou com propósito definido. Dessa forma, mais usuários vão criar interesse pelo perfil.

2. Focar na quantidade e não na qualidade do conteúdo

Jamais coloque quantidade acima de qualidade quando planejar posts para o feed. Isso é comum entre os erros no Instagram. Mesmo que você queira fazer sua marca presente no imaginário dos seguidores, postar em grande quantidade não é uma boa estratégia, já que ninguém gosta de receber várias vezes conteúdos de uma mesma marca.

Preze sempre pela qualidade do que será postado, conteúdos interessantes postados com menos frequência engajam mais do que conteúdos ruins postados em grande volume.

Assim, nem sempre fazer muitas postagens implicará retorno por parte dos seus seguidores. Muitas vezes essa prática pode ser um tiro no pé, fazendo com que o seu público canse dessa superexposição.

Um post por dia, no máximo, é o ideal para que seus conteúdos alcancem os seguidores e seu perfil mantenha o interesse deles em sua empresa.  Ter um planejamento para redes sociais pode facilitar o processo e evitar esse que é um dos erros no Instagram.

3. Não cuidar da estética do feed

Assim como as fotos do seu feed precisam ter boa qualidade, os posts precisam ser esteticamente agradáveis para chamar atenção dos seguidores, senão você estará cometendo um dos mais banais erros no Instagram.

Não poste imagens com identidades diferentes umas das outras. O ideal é contratar um profissional para definir um design coerente, com uma paleta de cores, fontes e estilos de imagem padrões.

Isso pode destacar sua marca da concorrência e demonstrar organização.

4. Interagir demais

O Instagram considera contas que interagem demais com robôs e por isso bloqueia contas que curtem, seguem, comentam ou realizam outros tipos de interação num curto espaço de tempo ou muitíssimas vezes.

Para não correr o risco de ter a conta de sua empresa bloqueada ou até mesmo banida, evite as seguintes ações:

  • Copiar e colar o mesmo comentário em diferentes fotos/perfis;
  • Seguir perfis e logo após, deixar de seguir;
  • Curtir várias publicações em um curto espaço de tempo;
  • Enviar a mesma mensagem repetidas vezes via direct;
  • Comprar seguidores ou curtidas

5. Comprar seguidores no Instagram

Esse é um dos piores erros no Instagram, que pode até mesmo banir sua conta da plataforma. Faz muito tempo que a quantidade de seguidores deixou de ter relevância, o que importa de fato é o engajamento que suas publicações recebem.

Comprar seguidores é um dos erros comuns no Instagram
Tá vendo esse anúncio? FOGE dele!

Contudo, ao comprar seguidores, além de ser uma prática extremamente antiética, esses seguidores são fantasmas ou fakes que não geram engajamento algum.

Por exemplo: Uma conta com 10 mil seguidores comprados que recebe 100 likes por post é menos valiosa que uma conta de 1.000 seguidores orgânicos com 100 likes por post. Isso porque o engajamento da segunda conta é maior, considerando o número de likes em relação ao número de seguidores.

6. Não dar atenção às hashtags

As hashtags, apesar de serem muitas vezes subestimadas, têm papel fundamental para o engajamento de um post. Se você as desconsidera, está cometendo um dos erros no Instagram.

Dessa forma, dar uma atenção especial a elas é muito importante para atrair novos seguidores à conta de sua empresa.

Um erro comum, por exemplo, é usar as mesmas hashtags várias vezes. Isso pode limitar o alcance de suas publicações, já que as hashtags são pesquisáveis e, usando palavras diferentes, novas pessoas encontrariam sua conta.

Outro erro é em relação à quantidade de hashtags por post. O comum é utilizar em média 10, desde que todas tenham correlação com o post, é claro.

Por mais que o máximo seja 30, se você utilizar essa quantia a sua legenda ficaria poluída, repleta de hashtags.

7. Não utilizar os stories do Instagram

Um dos erros no Instagram mais comuns nas empresas é não utilizar os stories a seu favor. É uma funcionalidade  perfeita para gerar uma conexão mais pessoal com os seguidores.

Instagram Stories
Story: uma das ferramentas de maior sucesso do Instagram.

Uma boa forma de usar os stories é mostrar a rotina da empresa, dos funcionários e produtos sendo feitos. Isso serve para humanizar a sua empresa e fazer com que seus clientes se identifiquem cada vez mais com ela.

Se você deixar de cometer todos os 7 erros no Instagram, certamente o trabalho de gerenciar uma conta de negócios será muito mais fácil e eficiente!


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