6 TIPOS DE TEXTOS PARA POSTAGENS

No marketing de conteúdo existem diversos tipos de textos para postagens de acordo com a estratégia de sua empresa. Apostar nessa variedade de estruturas de texto é essencial para que sua marca alcance o público desejado. Mais que isso, ajuda a validar as opções que geram resultados mais expressivos.

Será que você está explorando todos os tipos de textos para postagens corretamente? Acompanhe a explicação de cada um deles e saiba em qual contexto utilizá-los:

Tipos de textos para postagens n°1: Injuntivo

O texto injuntivo é basicamente um guia com instruções para ensinar o leitor a realizar algo. Pode ser tanto um tutorial, quanto uma receita culinária. Basta que as informações instruam o leitor.

Esse tipo de texto possui 2 tipos: instrucional e prescritivo. O instrucional tem como propósito apenas ensinar a executar a ação de maneira objetiva (receitas culinárias), enquanto o prescritivo caracteriza-se por informações inquestionáveis, que devem ser seguidas à risca (códigos de lei).

Para criar conteúdos seguindo o estilo injuntivo, um bom jeito é criar listas de passo a passo em formato de artigos para blog, carrosséis no Instagram e roteiros de vídeos no Youtube, por exemplo. Lembrando que o ideal é sempre passar as informações de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes desnecessários ou floreios no seu texto.

2. Descritivo

Como diz o nome, o texto descritivo serve para descrever características. Ou seja, para quem tem uma empresa, esse é o tipo de texto ideal para apresentar as características de um produto ou serviço.

Nos textos descritivos você pode fazer comparações com outros produtos, mostrar vantagens, funcionalidades e diferenciais de maneira que o leitor possa compreender totalmente o motivo pelo qual precisa optar por sua empresa.

É possível dividir um artigo descritivo em objetivo e subjetivo. O texto descritivo objetivo é escrito de maneira mais prática e direta, enquanto o subjetivo é mais sentimental e com viés literário – a fim de atingir as emoções do leitor.

3. Científico

Pode parecer incomum num primeiro momento, mas o texto científico também se encaixa nos tipos de textos para postagens.

O texto científico traz consigo informações muito valiosas como estatísticas, dados de pesquisa e relatórios que você pode usar para comprovar a eficiência de seu produto ou serviço, como também mostrar a necessidade do público pelo que sua empresa oferece.

Certamente a maioria dos públicos não se interessaria por um artigo inteiramente científico, mas a solução é incluir alguns dos dados em outros tipos de texto, Dessa forma, o texto passa a ter credibilidade e ajuda na autoridade da empresa.

4. Publicitário

O famoso tipo de texto publicitário é voltado completamente à venda de um produto. Contudo, isso não significa que você deve oferecer o produto de forma direta, mas sim persuadir e convencer o possível cliente do porquê precisa do produto.

Para isso, é muito comum utilizar gatilhos mentais e outras técnicas de copywriting a fim de chamar a atenção do público. Mesmo que a pessoa não compre no momento, o objetivo da peça publicitária é fazer com que a marca faça parte do inconsciente dela e ela lembre depois.

5. Dissertativo

Um dos tipos de textos para postagens mais comuns é o dissertativo, que serve, em resumo, para expressar uma opinião sobre um assunto.

Portanto, a persuasão é o ponto principal desse tipo de texto e desenvolver recursos argumentativos para convencer o leitor é essencial. Alguns exemplos de textos dissertativos são as resenhas e os editoriais de jornal.

As duas variações de um texto dissertativo são:

  • Expositivo: tem como objetivo apenas apresentar uma ideia ou conceito mas sem necessariamente expressar a opinião de quem escreveu o texto.
  • Argumentativo: já o objetivo do texto argumentativo é mostrar a opinião do escritor por meio de um formato com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma forma de usar o texto dissertativo em sua estratégia de marketing de conteúdo é postando resenhas sobre seus produtos/serviços.

Tipos de textos para postagens n°6: Narrativo

O último dos tipos de textos para postagens é o narrativo, que consiste em um conteúdo que conta uma história com personagens, locais, datas, pontos de virada, e outros elementos.

No marketing, é o famoso storytelling, que serve para conectar o consumidor à marca através de uma história com a qual ele se identifica.

Você pode aproveitar o texto narrativo para criar histórias com a persona de sua marca, expor suas dores e como sua empresa pode ajudar. Tudo isso de forma indireta e simbólica, ao contrário do texto expositivo, por exemplo.

Tipos de texto
Dica: coloque seu texto primeiro “no papel”. Depois, parta para as plataformas de publicação, seja blog, site ou redes sociais.

Pode ser que nem todos os tipos de textos para postagens acima se encaixam com o seu tipo de negócio. Em alguns segmentos, os textos expositivos e científicos com linguagens técnicas são mais eficientes para atrair determinado público; já em outros, o uso de storytelling é essencial para criar uma relação entre consumidor e marca.

Por isso, é importante sempre realizar uma pesquisa aprofundada sobre o público de sua empresa e também saber qual o contexto mais apropriado para cada estilo de texto. Desse modo será muito mais simples atrair o cliente e fidelizá-lo ao seu negócio.


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Feedbacks são ótimos e a gente adoraria colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade