GIFS PARA STORIES: COMO CRIAR EM 3 PASSOS

Há três anos o Instagram anunciou um novo recurso com o propósito de deixar suas publicações na plataforma mais criativas, personalizadas e divertidas: os GIFs para Stories.

Essa funcionalidade possibilitou que todos os seus usuários utilizassem GIFs animados para dar mais personalidade aos Stories, fazendo parceria com o banco de imagens animadas GIPHY.

Nesse banco há disponível milhares de GIFs gratuitos que podem ser utilizados por qualquer usuário ou empresa conectada no Instagram. Foi então que várias empresas tiveram a ideia de criar seus próprios GIFs para stories, com o intuito de fortalecer a identidade visual da marca.

Já pensou?

Sendo assim, já pensou que sua empresa pode ter os próprios GIFs para Stories? Essa estratégia é bastante utilizada entre as grandes marcas. Um exemplo é a Salon Line, empresa de produtos capilares:

A marca cria GIFs sobre os mais variados assuntos, sempre utilizando sua marca d’água e por isso, com frequência está presente nos motores de pesquisa de GIFs do Instagram.

Mas a realidade é que sua empresa não precisa ser uma das maiores do segmento para ter GIFs personalizados nos stories. O processo de criação é mais simples do que aparenta.

Confira a seguir dicas e um tutorial de como criar diversos GIFs personalizado para sua empresa no Instagram:

GIFs para Stories: como utilizar?

Antes de saber como criar os GIFs, é muito importante conhecer as boas práticas de uso desse recurso, assim você saberá a direção correta a seguir na hora de produzi-los:

  • A ideia do GIF é ser apenas uma imagem animada para ilustrar uma situação, por isso, crie GIFs de no máximo 6 segundos, tamanho de 8MB e 480p de resolução. Caso contrário, ele se torna um arquivo muito pesado para ser utilizado em contextos mais simples.
  • Evite imagens muito estáticas, pois a parte mais importante de um GIF é o movimento. Lembre-se: quanto mais movimento, mais divertido.
  • Existem os GIFs e também os Stickers. Eles possuem o mesmo propósito, possuem pequenas diferenças: Os stickers, por regra, possuem fundo transparente, enquanto os GIFs podem ter um background.
  • Outra diferença, é que para que uma animação seja considerada sticker, eçla precisa estar no formato GIF. Já os GIFs podem estar no formato de vídeo caso você suba direto no editor do GIPHY.

Como criar GIFs para Instagram Stories: Veja o passo a passo

Confira agora como você pode iniciar a criação de GIFs personalizados para sua empresa em 3 passos simples:

1. Crie GIFs para stories personalizados

O ponto principal de usar GIFs para stories é determinar a identidade visual da sua marca, portanto, é primordial que o primeiro passo seja pensar e elaborar GIFs personalizados especialmente para sua empresa.

Você pode usar a ferramenta de criação do GIPHY, o Photoshop ou até mesmo o Canva.

No Stories do Instagram, os gifs possuem um formato mais simples, sem fundo (formato PNG), como se fossem stickers. Sendo assim, lembre-se disso na hora de criá-los.

Um sticker/gif do Instagram seria assim:

Já o GIF normal é assim:

Percebeu a ausência de fundo (ou o chamado ‘fundo transparente’) no primeiro e a presença no segundo? Na ferramenta de edição do GIPHY, o processo de criação é simples:

Basta selecionar imagens ou o vídeo que deseja, em seguida configurar o tempo de exibição (máximo de 6 segundos, como dito anteriormente) e por fim, personalizar com filtros, outras animações e itens decorativos.

2. Crie uma conta no GIPHY

Para que você possa começar a incorporar seus GIFs nos Stories, é necessário criar uma conta no GIPHY para marcas e artistas. É a partir dessa conta que seus GIFs se tornarão públicos e indexados nos motores de pesquisa do Instagram e Facebook.

Algumas dicas para sua conta ser aprovada com mais rapidez são:

  • Usar o nome da empresa, sem números ou caracteres especiais. O mais indicado é usar a mesma @ para todas as contas.
  • Inclua um Display Name, ou seja, um nome para poder exibir quando alguém entrar na sua página. Usando o nome da empresa, as pessoas encontrarão com mais facilidade.
  • Crie a conta com o email corporativo: As contas para marcas precisam utilizar o email corporativo na inscrição.
  • Insira seu website para que a equipe de análise possa verificar que sua empresa realmente existe.
  • Use o link da sua rede social com mais engajamento, número de postagens ou seguidores. Se tiver alguma página verificada, melhor ainda!.

3. Faça upload dos GIFs para Stories no GIPHY

Assim que registrar sua conta, suba pelo menos 5 GIFs. Faça upload no modo público, para que possa incorporar em outras plataformas e livre para todas as idades. Caso o conteúdo tenha restrição de idade, selecione a faixa etária que se aplica ao seu público.

Como fazer o público encontrar seus GIFs para Stories?

Ao fazer o upload dos GIFs, você pode inserir tags relacionadas ao tema. Por isso, selecione palavras-chave que tenham a ver com o GIF, dessa forma quando alguém pesquisar essa palavra nos Stories do Instagram, encontrará seu GIF.

Agora que você já sabe como criar GIFs para Stories personalizados de sua empresa, é hora de começar a produzir e fazer com que a identidade visual de sua marca se torne cada vez mais presente no cotidiano do usuário.

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