Inbound Marketing aplicado em empresa de locação e venda de empilhadeiras

Como, em apenas 3 meses, o Inbound Marketing auxiliou a Carmak a negociar com um dos maiores grupos automotivos do planeta

No marketing digital, as soluções devem estar totalmente interligadas aos objetivos da empresa. E quando se trata de uma empresa de grande porte como a Carmak, com 5 filiais e abrangência nacional, o desafio de integrar o digital com as metas de vendas é ainda maior.

É sabido que não existe truque para que uma empresa consiga obter sucesso com marketing digital de uma hora para outra. Então, era preciso uma estratégia certeira e que visasse ao médio/longo prazo.

Mas antes de entrarmos a fundo nos resultados e em como eles foram obtidos, vamos por partes.

Conheça a Carmak

Com 30 anos de tradição e experiência no ramo de empilhadeiras, a Carmak Equipamentos é distribuidor exclusivo da TOYOTA Empilhadeiras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul, oferecendo soluções em movimentação de materiais para diversos nichos de mercado. Com sede em São Leopoldo, atualmente a Carmak conta com outras 5 filiais, localizadas em Panambi (RS), Itajaí (SC), Sumaré (SP), Campo Grande (MS) e Camaçari (BA).

Com expertise e conhecimento de mercado, acumulado com muitos anos de atuação no segmento de

 movimentação de materiais, a Carmak oferece soluções completas para a intralogística de empresas de todos os portes, incluindo venda de equipamentos, locação de frotas de empilhadeiras, manutenção, além de peças e acessórios para qualquer empilhadeira.

Tudo isso com a chancela da Toyota Empilhadeiras, líder global do segmento desde 2002, através de parceria que já dura mais de 15 anos. São empilhadeiras, rebocadores, transpaleteiras e selecionadoras.

O desafio digital da Carmak

Consolidada no mercado e contando com um departamento comercial estruturado, a Carmak Equipamentos escolheu ampliar o modelo de vendas tradicional e se valer do digital para alcançar novas possibilidades. Foi com este objetivo que a empresa procurou a Gama, em meados de 2021, buscando soluções que envolvessem marketing digital, redes sociais e a possibilidade de um novo site. Como não havia uma atuação digital estratégica, foi necessário primeiramente estruturar essa operação. Após isto, aí sim implementar estratégias de tráfego pago e, em seguida, inbound marketing.

Na prática

Logo de início, foi traçado um planejamento de três meses de atuação, com foco em readequação da identidade visual que era transposta para o digital, bem como dos materiais de divulgação usados pela empresa. De forma orgânica, o objetivo de obtenção de presença digital foi desenvolvido. Confira as ações realizadas, em cada vertente de atuação dentro do escopo de parceria entre Carmak e Gama.

Redes sociais

Calendário de publicações estruturado de acordo com a visão da empresa, estudo aprofundado do cliente, da concorrência e do público-alvo.
Redesenho da identidade visual, adequando as novas postagens aos objetivos, bem como ao público-alvo semelhante aos seguidores que já faziam parte dos perfis da Carmak.
Reestruturação do perfil da empresa no Linkedin, com novos conteúdos voltados para o ambiente B2B, interação com funcionários e participação ativa – e renovada – do perfil pessoal do Diretor Comercial, Yuri Santos.
Produção de um vídeo institucional completo por mês, em parceria com a Handmaker Films, para ampliação da presença digital e utilização nas redes sociais, em diferentes formatos e cortes.

Materiais gráficos e documentos

Desenvolvimento de diversos materiais físicos e digitais para comunicação da empresa junto ao mercado.
Criação de apresentação comercial em formato digital, com objetivo de auxiliar nas prospecções do departamento comercial.
Criação de folders e flyers físicos, para apresentação das empilhadeiras disponíveis, bem como os serviços realizados pela empresa.

Site multipage e Blog

Ainda em 2021, dando seguimento ao que já vinha sendo realizado, o site da empresa sofreu uma revisão profunda de SEO e reativou a publicação de artigos no Blog, voltados exclusivamente para o segmento de empilhadeiras.
No ano seguinte, já estruturados e com dados concretos, o site foi totalmente remodelado para um layout moderno e que atendesse todas as necessidades dos clientes da Carmak.
Uma nova área de Blog foi criada, com artigos especializados e visando à utilização completa em ações de inbound marketing.

Inbound Marketing

Com um trabalho orgânico consolidado e conhecendo a fundo a operação da empresa, partimos para o passo mais importante da parceria com a Carmak. A partir do reconhecimento de mercado e do que já vinha sido feito com qualidade, o projeto de Inbound Marketing teve um grande objetivo: ampliar os leads qualificados e, consequentemente, gerar novos negócios qualificados. Além disso, a porta de entrada escolhida foi o serviço RENTAL, a locação de empilhadeiras, onde a Carmak é referência na região Sul do país.

O que foi feito

Site novo e totalmente otimizado, apoiado com Landingpages específicas da solução trabalhada: locação de empilhadeiras.
 Blog com artigos específicos sobre o segmento rental, destacando os grandes benefícios, empilhadeiras indicadas e cases da empresa junto a clientes.
Newsletter focada em relacionamento com clientes e potenciais consumidores, ampliando o tráfego para os artigos do Blog.
Redes sociais com foco em conteúdos exclusivos no Linkedin, focados em B2B e abordando as soluções relacionadas ao segmento rental.
Desenvolvimento de materiais ricos, neste caso Ebooks focados na entrega de soluções do segmento rental: 

“8 Vantagens da Locação de Empilhadeiras” e “Empilhadeiras para movimentação de materiais: comprar ou alugar?”.
Tráfego Pago: Estratégia focada em atingir o público-alvo interessado em empilhadeiras (tanto locação quanto compra) por meio do conteúdo rico. Trabalhamos com anúncios nas plataformas Facebook, Instagram e Google, com investimento médio mensal dividido igualmente entre os canais. Após os primeiros relatórios, readequamos a estratégia inicial, alocando quase 100% do budget no Google, o que gerou leads mais quentes e mais qualificados.
Automação de e-mails com foco em nutrir leads não-clientes com conteúdos gerais da indústria e temas relacionados aos artigos do Blog.

O que foi feito

Uma das empresas clientes da Gama que possuem funil de vendas completo, a Carmak colheu ótimos resultados. Com um planejamento estruturado em três meses de execução, já no segundo mês as estratégias de inbound marketing geraram uma abertura de negociação com um dos maiores grupos automotivos do planeta, que buscava soluções intralogísticas para uma de suas unidades.

Em 3 meses, com investimento inferior a R$7.000,00 em anúncios e aplicando as estratégias de inbound marketing, foram gerados mais de 285 leads – dentre estes diversas marcas consolidadas no Brasil e no exterior.
O time comercial iniciou negociações, inclusive de um bid superior a 35 máquinas para locação, para o período de 60 meses.
Entre as negociações, foi selada a parceria com a empresa Celupa (Melitta) para a locação de empilhadeiras, proporcionando um ROI superior a 400% em relação ao valor investido em anúncios.
Identificação da necessidade de implementação de inside sales, em parceria externa com o profissional Fabiano Goldoni.

Quer elevar a sua empresa a um novo patamar através do Inbound Marketing? Entre em contato com o nosso especialista, temos um funil de vendas esperando por você!

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