COMO UTILIZAR O WHATSAPP BUSINESS?

Por mais que seja uma ferramenta de uso corriqueiro no nosso dia a dia, o WhatsApp possui uma versão Business que pode revolucionar sua forma de vender.

Já falamos aqui no Blog sobre as grandes vantagens de utilizar o WhatsApp Business como canal de vendas do seu negócio. Pois hoje vamos mostrar algumas ações práticas de como otimizar essa ferramenta para torná-la muito mais eficiente.

Se a sua empresa trabalha com vendas, as funcionalidades do WhatsApp Business vão te ajudar bastante. É uma oportunidade enorme, visto que foi o app mais utilizado no Brasil em 2019. Ou seja, não importa qual é o seu público-alvo, ele está no WhatsApp!

Antes de ir para a parte prática, vamos te mostrar os principais motivos para se aderir ao modelo comercial do WhatsApp.

WhatsApp convencional x WhatsApp Business

Para explorar todas as funcionalidades que o WhatsApp oferece, a melhor opção é aderir à versão comercial do app. Isto porque o WhatsApp Business foi concebido pensando nas empresas e vem sendo qualificado desde sua criação. Ele é gratuito para download o dispõe de diversas ferramentas que otimizam sua relação comercial.

  • Possibilidade de catálogo de produtos/serviços ou cardápio para restaurantes;
  • Recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas a mensagens;
  • Relacionamento: suporte e notificações importantes aos clientes;
  • Informações relevantes para seus clientes, como endereço, descrição, e-mail e website;
  • Mensagens salvas para respostas automáticas a perguntas frequentes;
  • Separe seus contatos ou conversas por etiquetas, identificando para melhor encontra-los;

Configurando o WhatsApp Business do início ao fim

Quem já utiliza o WhatsApp no dia a dia terá mais facilidade para compreender todas as novidades que o WhatsApp Business oferece. Mesmo assim, não precisa ser um grande expert na ferramenta para se dar bem utilizando-a como canal de vendas.

Passo a passo, vamos responder a todos questionamentos relacionados à criação e às melhores práticas no WB!

Como ter uma conta no WhatsApp Business?

Para criar a sua conta comercial no WhatsApp Business, basta seguir estes cinco passos:

  • Baixe o WhatsApp Business na loja de apps do seu smartphone;
  • Abra o app;
  • Toque em concordar e continuar;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial (pode ser até mesmo o número fixo da empresa).
  • O novo app indica um B, de “business”, para diferenciá-lo do whats geral;

Posso mudar de uma conta tradicional para WhatsApp Business?

Essa é uma pergunta corriqueira, e a resposta é: sim! Se você já possui uma conta vinculada a seu número comercial no WhatsApp, basta seguir alguns passos para aderir ao Whats Business e ainda garantir que seus dados sejam seguramente transferidos.

Antes de iniciar a migração para a conta nova, você deverá fazer um backup de todas as suas mensagens e arquivos. Depois, é só realizar os passos a seguir:

  • Baixe o WhatsApp Business na loja de apps do seu smartphone;
  • Abra o app;
  • Toque em concordar e continuar;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial;
  • Aceite transferir o número de telefone para o WhatsApp Business;

Clique em continuar e insira o código de confirmação que irá receber.

Feitos estes passos, começará a restauração do backup de mensagens. Alguns minutos depois, o seu WhatsApp Business estará pronto para uso.

Existem contas verificadas no WhatsApp?

Toda conta criada no WhatsApp é iniciada como uma conta regular. Para o dono da conta, nada muda em relação às funcionalidades, pois terá acesso a todos recursos. Porém, o usuário que entrar em contato com esta conta não terá a garantia que a conta é oficial da marca.

Uma conta verificada, no entanto, atesta que a conta pertence, de fato, à empresa proprietária. Porém, não basta somente solicitar esta verificação ao WhatsApp, o processo é muito mais complexo. Os selos de verificação são concedidos pelo WhatsApp com base em diversos critérios que não são divulgados pela empresa.

Como otimizar o seu perfil

Pode parecer óbvio, mas saiba que muitas empresas não pensam no seu perfil de WhatsApp Business como se fosse de fato seu canal virtual de vendas e atendimento. Isso ocorre principalmente quando micro empreendedores migram seu whats comum para o comercial, e esquecem de transformar seu perfil para a identificação da empresa.

Já tivemos conhecimento de casos – inclusive entre um de nossos clientes – em que o empresário manteve a identidade pessoal no perfil comercial da empresa. Ou seja, imagem principal e nome seguiam as mesmas do dono do empreendimento, o que acabava afastando potenciais clientes, que não sabiam se aquela era mesmo a conta da loja.

Visual e descrições

Para começar, você deverá deixar a sua descrição de empresa da forma mais completa possível. No WhatsApp Business, você poderá informar:

  • Imagem de perfil
  • Nome da empresa
  • Descrição da empresa
  • Horários de atendimento
  • Endereço (com mapa)
  • Categoria
  • Site
  • E-mail para contato

Catálogos

Você não precisa ter um e-commerce ou catálogos de venda no Facebook para oferecer seus melhores produtos. Assim, os usuários poderão abrir o perfil da sua empresa e já visualizar todas opções, inclusive mencionando sobre qual produto têm interesse e enviar dentro da conversa. Além disso, restaurantes e lanchonetes podem informar seus cardápios completos.

Para configurar, é simples. Veja como fazer:

  • Abra o WhatsApp Business e toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Catálogo.
  • Para criar um catálogo, toque em ADICIONAR ITEM.
  • Toque no ícone de + e em Adicionar imagens.
  • Toque em Galeria para carregar imagens do seu celular. Para tirar uma nova foto, toque em Câmera. Você pode adicionar até 10 imagens.
  • Adicione o nome do produto ou serviço. Você também pode incluir mais detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto ou serviço.
  • Toque em SALVAR.

Pronto, seu produto foi adicionado e seu catálogo já está pronto para ser acessado!

Mensagens Automáticas

Um dos principais recursos, que diferencia o Business do tradicional, é a resposta automática. Responda rapidamente seus clientes sem precisar estar 24h por dia atento ao telefone. Para cadastrar respostas rápidas acesse Configurações > Configurações da Empresa. Você poderá escolher entre editar três tipos de mensagens.

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas;

Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem. É possível escrever um recado em texto e incluir emojis. Fora do horário de atendimento, or exemplo, é importante definir uma mensagem de ausência, assim eles serão informados sobre quando receberão uma resposta.

Práticas para Resposta Automática - WhatsApp Business (2020)

Identificando clientes

Você poderá organizar seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que possa encontrá-los facilmente. Toque em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível criar etiquetas novas em (+), mas a cor é automática.

WhatsApp Business: etiquetas identificam clientes

Que estabelecimentos se beneficiam do WhatsApp Business?

Os primeiros estabelecimentos que perceberam as grandes vantagens que o WhatsApp Business oferecia foram aqueles que oferecem serviços por meio de agendamento. Essencialmente pelo fator geolocalização e pela agilidade de contato para confirmar horários e realizar cancelamentos, por exemplo.

Dá só uma olhada em todos os segmentos que podem aproveitar os benefícios do WhatsApp Business:

  • Lojas de varejo e alimentação: para promoções e fornecer benefícios exclusivos;
  • Serviços de alimentação, gás, água e etc: fazer a logística de pedidos e entregas;
  • Atendimento ao consumidor: receber dúvidas, esclarecer sobre processos de compra, troca e devolução de lojas virtuais;
  • Serviços de personalização de produtos: aprovar layouts por meio de fotos;
  • Fornecedores: fazer contato direto com parceiros para agilizar processos;
  • Infoprodutos: promover abordagens mais direcionadas aos potenciais clientes, educar o público, oferecer conteúdo relevante e atendimento diferenciado para fidelizar clientes.


As opções de uso são muitas e as funcionalidades não param de auxiliar o microempresário. Se você ainda não utiliza o Whatsapp Business, está perdendo tempo – e dinheiro. Além de tudo, é fundamental definir estratégias de venda e usar tudo que o WhatsApp oferece. Principalmente se esta estratégia estiver ligada à publicidade online, levando seu cliente para o seu whats, todos os dias!


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br

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