BIO PERFEITA NO INSTAGRAM EM 8 PASSOS

O Instagram é a vitrine de seu produto ou serviço. É lá que o possível cliente terá um contato mais próximo com o que você oferece, por isso seu feed deve estar o mais intuitivo e visual possível para facilitar a navegação e, consequentemente, a venda. Já é comum encontrar conteúdos sobre estratégias para posts, stories, vídeos e outras ferramentas da rede social, entretanto, pouco se fala sobre ela: a bio perfeita no Instagram.

A bio é o primeiro elemento que aparece quando se entra num perfil, portanto, é como se fosse um cartão de visitas – que deve conter nome, uma pequena contextualização sobre a empresa ou profissional, formas de contato como telefone, e-mail, site, etc. É também o único local da rede social que permite adicionar um link clicável.

Sendo assim, ter a bio perfeita no Instagram é essencial para que o seguidor crie interesse em seguir visualizando o conteúdo da sua página.

Por exemplo: você está buscando por um confeiteiro para encomendar seu bolo de aniversário. Se nos perfis dos confeiteiros, eles incluírem na bio informações básicas como horários de atendimento, entrega, endereço onde atuam e contato, fica muito mais simples selecionar o profissional que mais se adequa ao que você deseja.

Em até 150 caracteres você terá a missão de cativar o usuário através de hashtags, links, emojis e frases impactantes que demonstrarão o motivo pelo qual ele deve te seguir e acompanhar. Então, é importante separar um tempo para elaborar uma bio perfeita no Instagram e aprender a utilizar os recursos corretamente.

Confira agora os 8 passos para criar a bio perfeita no Instagram:

1º passo para ter a bio perfeita no Instagram: nome criativo

O nome da conta é de extrema importância, pois, além de aparecer no topo da bio, é através dele que se encontra um perfil na barra de pesquisas. Você tem 30 caracteres para sair do óbvio e chamar a atenção do possível cliente colocando elementos além do seu nome.

Seguindo o exemplo do confeiteiro, ele poderia colocar seu nome + uma palavra-chave, como: “Ana Freitas | Cake Designer”, ou até mesmo adicionar um emoji para facilitar a visualização: “Ana Freitas | Cake Designer 🍰”.

Analise que tipo de informação ficaria mais atraente e esteticamente agradável para adicionar ao seu nome e faça testes para ver o que dá mais resultado.

2 – Nome de usuário

O nome de usuário, diferente do nome anterior, é o que faz parte da URL de seu perfil, ou seja, é a sua @.

Ele merece um cuidado especial porque precisa ter coerência com o nome do perfil e de preferência seja relativamente curto, para que, dessa maneira, fique fácil de ser lembrado e os seus clientes consigam te marcar com facilidade, ajudando na divulgação.

Se puder, evite sinais extras (underline, por exemplo) que possam prejudicar no momento de uma divulgação. Seguindo no exemplo citado, @anafreitascakedesigner tem um poder de divulgação maior que @anafrentas_cakedesigner, por exemplo.

3 – Agregador de links

Como dito anteriormente, a bio é o único local no Instagram onde pode ser colocado um link clicável.

Contudo, quando se deseja que o seguidor redirecione para várias outras páginas, torna-se difícil escolher somente um link. Os agregadores de links funcionam como uma espécie de página onde você adiciona a quantidade de links que desejar. Em outras palavras, você gera um único link para colocar na bio do Instagram e, quando o seguidor clica, é redirecionado a uma série de outros links para suas principais páginas.

Linktree como opção para uma bio perfeita no Instagram
Exemplo de utilização do Linktree.

O principal site utilizado para gerar um agregador de links é o linktr.ee, no entanto, existem diversos outros que cumprem a função, como: Linkme.bio, Add.bio e Linkto.bio. Cuide também com o tamanho da URL que irá colocar. Caso o link seja muito grande, utilize encurtadores de URL.

4 – Mencionar outro perfil

Caso você tenha outro perfil, seja ele pessoal ou de algum projeto e deseja que seus seguidores conheçam, marque ele na bio. Essa é uma forma muito eficaz de divulgação, tanto que diversos influenciadores utilizam a técnica. Dessa forma, seus seguidores podem consumir o conteúdo de ambos os perfis.

É possível que em uma primeira tentativa a @ mencionado não fique clicável por conta de um erro comum no Instagram, mas adicionando a @ na bio através do smartphone e tentando mais de uma vez, as chances de tornar-se clicável são maiores.

5 – Hashtags

Incluir hashtags específicas é uma ótima estratégia na criação da bio perfeita no Instagram, uma vez que seus seguidores podem utilizá-las em seus próprios perfis para compartilharem o seu conteúdo. Isso gera interação e divulgação. 

Além disso, utilizando também hashtags mais gerais, o seu perfil terá mais chance de ser encontrado nas buscas do Instagram.

Mas, atenção: é crucial não exagerar na quantidade de hashtags, visto que elas podem poluir a sua bio perfeita no Instagram. Escolha no máximo 3 e lembre-se que você pode substituí-las de tempos em tempos para observar quais geram melhores resultados.

Você pode entender melhor sobre o uso das hashtags aqui.

6 – Emojis

Os emojis são muito úteis para dar personalidade ao seu perfil, além de deixarem a bio com uma aparência mais atrativa.

emojis para criar a bio perfeita no instagram
Exemplo de bio perfeita no Instagram, com emojis separando as informações do perfil.

Você pode usá-los para substituir palavras, já que o limite de caracteres é baixo, dar destaque às informações importantes e deixar o texto mais simples de visualizar.

Usando os emojis com cautela, sem dúvida você estará no caminho certo para criar a bio perfeita no Instagram.

7 – Informações organizadas

Assim como os emojis são um ótimo recurso para facilitar a leitura, existem outras formas de deixar a sua bio mais agradável aos olhos dos seguidores.

Separe as informações em tópicos, de maneira objetiva, sem excesso de emojis e hashtags. Crie parágrafos e não deixe tudo em um só bloco de texto.

8 – Insira CTAs

As Call to Actions (em português, chamadas para ação) servem para convidar os seguidores a realizarem, como o nome já diz, uma ação. Você pode colocar em posts no Instagram algumas CTAs para que os possíveis clientes acessem o famoso “Link na bio”.

Outra opção muito válida é chamar o usuário a executar uma ação de interação, como “comente o que você achou desse post”, “marque seu amigo que adoraria saber essa dica” ou “isso também ocorre com vocês? Envie uma DM que nós te ajudaremos”.

A importância de ter uma bio perfeita no Instagram

Como você pôde observar, a bio tem um papel fundamental para a identidade de sua marca no Instagram. Seguindo todos os passos corretamente, ela pode ser a peça-chave para atingir os resultados que deseja.

E não esqueça que ela sempre será a vitrine do seu negócio. Assim sendo, é normal que seja atualizada de tempos em tempos.


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