ANÚNCIO PARA MENSAGEM NO DIRECT DO INSTAGRAM

Você muito provavelmente já utiliza as redes sociais de sua empresa para se comunicar com o público e também já deve ter estudado ou até mesmo criado anúncios para converter leads. Mas será que você já pensou em juntar as duas coisas e fazer um anúncio para mensagem no direct do Instagram?

O direct do Instagram, além de ser um excelente recurso para facilitar a interação entre empresas e clientes, também serve para fins estratégicos.

Assim como existe a possibilidade de criar anúncios com um botão de redirecionamento para o messenger do Facebook e WhatsApp Business, há também uma forma de produzir um anúncio para mensagem no direct do Instagram. Ou seja, o usuário clica no anúncio e ele automaticamente a envia ao chat do Instagram de sua empresa.

Em vista disso, é essencial ter conhecimento sobre copywriting para criar anúncios que convertem,  além de elaborar CTAs (call to actions) específicas como: “Envie uma mensagem”, “Fale conosco”, “Entre em contato”.

Entretanto, é importante ressaltar que não é possível direcionar os anúncios para o Instagram Direct à pessoas com menos de 18 anos.

Vale a pena criar um anúncio para mensagem no direct do Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, contando com cerca de 95 milhões de usuários no país. Então, a resposta é: sim! Anunciar na plataforma é extremamente rentável.

Mesmo que o intuito do aplicativo não seja exclusivamente para troca de mensagens entre os usuários, ele é um grande facilitador na comunicação. Muitas marcas já utilizam o Direct para gerar relacionamento com o público, oferecer suporte, e principalmente realizar vendas. Em alguns casos, o chat tornou-se até mesmo o canal de vendas primário da empresa.

Dessa forma, você pode usar um anúncio para mensagem no direct do Instagram para diversos propósitos em seu negócio. Como por exemplo: encontrar potenciais clientes que têm interesse em seus serviços mas ainda precisam de um incentivo para fazer a compra.

Pode ser que existam vários leads que chegaram a visitar seu perfil mas ainda não se tornaram clientes porque têm alguma dúvida ou querem saber mais sobre os benefícios do seu negócio.

Ao criar um anúncio específico para eles, onde exista a possibilidade de contato, a chance de conversão é muito maior.

E mesmo que você não tenha interesse em realizar a venda diretamente pelo Instagram, ainda é possível ter um primeiro contato com o lead pelo direct, mas direcioná-lo para onde deseja, como um site ou até mesmo uma loja física.

Anuncie para mensagem no direct do Instagram
Atrai seus clientes e tenha-os – dessa vez literalmente – na palma de sua mão.

Vantagens do anúncio para direct no Instagram

Usar o anúncio para direct no Instagram, além de aumentar sua chance de venda, auxilia sua marca em outros quesitos como:

  • Demonstrar credibilidade;
  • Tornar mais próximo o contato com o cliente;
  • Aumentar o engajamento;
  • Aumentar o número de seguidores;

Tudo isso pelo fato de que, ao mostrar que sua empresa está disposta a prestar um bom atendimento, o possível cliente terá confiança em sua marca.

Depois do anúncio

Já se convenceu de que é uma ótima ideia apostar no anúncio para direct no Instagram, não é mesmo? Mas e depois, como interagir com o lead que entrou em contato?

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

Crie um relacionamento

Primeiramente, é provável que o lead entre em contato para tirar dúvidas, saber sobre preços, informações sobre produtos, entre outros.

Sua missão é passar uma boa primeira impressão, dessa forma, o possível cliente sentirá confiança em fazer a compra com você, criando assim um relacionamento.

Após essa boa experiência, possivelmente ele voltará a comprar de você, ou seja, você vai fidelizá-lo.

Ofereça suporte

Assim como o primeiro atendimento, os próximos precisam manter o mesmo padrão. Para que você consiga converter um lead em cliente, certifique-se de que ele será bem atendido no direct do Instagram desde o primeiro contato até o pós-venda.

Os consumidores atuais prezam pela rapidez nas respostas para suas perguntas – e o direct do Instagram é ideal para isso.

Então, somando a qualidade do atendimento, o suporte com a agilidade nas respostas, certamente o lead terá mais interesse em comprar de sua empresa, além de possivelmente indicar a outras pessoas.

Entenda melhor seu público através de pesquisas no direct

Saber o que os clientes pensam é a melhor maneira para chegar até a estratégia perfeita. Por isso, o Direct do Instagram também pode ser uma ótima ferramenta de pesquisa.

Uma boa possibilidade para o Instagram direct é utilizá-lo para solicitar um feedback dos clientes sobre o serviço de sua empresa. Pergunte sobre as dores dos clientes, peça sugestões, anote as reclamações e com isso trace um perfil cada vez mais acurado de sua persona. Pergunte sobre a qualidade do produto ou serviço, sobre o atendimento, o motivo pelo qual decidiu entrar em contato com a empresa, entre outras perguntas que achar necessário.

Afinal, somente seus clientes podem falar com propriedade sobre quem são e qual foram suas experiências com a marca em questão.

Com todas essas informações, fica mais fácil ainda em selecionar os públicos para quem sua empresa deseja anunciar e traçar estratégias de atendimento mais específicas no direct do Instagram.

O Instagram Direct é uma das melhores formas de vender pelas redes sociais atualmente, e por isso é muito importante criar um planejamento de tráfego para esse canal. Quando se trata de vendas, muitas empresas pensam apenas em como atrair muitos clientes.

Mas não se trata apenas disso. Construir um bom relacionamento com o público também é essencial, e para isso serve o anúncio para mensagem no direct do Instagram. Mas, assim como todas as ferramentas do marketing digital, é necessário muito estudo para implementar uma estratégia que seja eficiente para os resultados de seu negócio.


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade