INSTAGRAM REELS: COMO FAZER?

Após o artigo Reels do Instagram: 4 motivos para sua empresa aderir agora ser publicado, recebemos muitas dúvidas acerca das funcionalidades do reels: como fazer de fato os vídeos nessa ferramenta recente do Instagram?

Por isso, neste artigo você terá um tutorial de como utilizar o Reels do zero para gravar vídeos divertidos e criativos para sua empresa.

Reels: como fazer vídeos chamativos para sua empresa?

O Reels permite a criação de vídeos de até 30 segundos e incluir músicas ou sons originais do catálogo do Instagram.

Ele é um forte concorrente do aplicativo TikTok, outra rede social com o mesmo estilo de vídeos curtos, mas voltada para o público jovem.

As principais diferenças entre o Reels e os Stories, por exemplo, são que, o primeiro aparece no feed e possui uma gama de efeitos especiais que você pode incluir no vídeo, como:

  • Ajuste de velocidade do vídeo (timelapses);
  • Dublagem de músicas ou falas
  • Realidade aumentada;
  • Alinhamento de cenas;
  • Adesivos e legendas para momentos específicos do vídeo.

Ou seja, as possibilidades de utilizar o Reels como estratégia de marketing para sua empresa são praticamente infinitas, basta usar a criatividade e analisar quais ideias podem trazer mais clientes para seu negócio e engajamento para seu Instagram.

A praticidade do Reels está justamente no fato dele já estar inserido em uma plataforma tão utilizada quanto o Instagram. Não é preciso que o público baixe um novo aplicativo e adapte-se a ele – basta criar um vídeo e ele aparecerá automaticamente no feed de seus seguidores.

Uma boa estratégia, muito utilizada pelas marcas atualmente, é a parceria com influencers, como você pode conferir nesta matéria.

Por estarem mais familiarizados com as ferramentas e novidades digitais, eles podem produzir conteúdos com mais facilidade diretamente na página de sua empresa ou até mesmo no perfil pessoal dos mesmos.

Instagram Reels: como fazer? Aprenda o passo a passo

Passo 1

Reels: onde adicionar

Primeiramente, selecione o ícone ➕ que se encontra no canto superior direito da tela de seu celular.

Passo 2

Nova ferramenta do Instagram

Em segundo lugar, selecione a opção “Vídeos do Reels” na parte inferior da câmera do Instagram.

Passo 3

São as diversas ferramentas de edição no lado esquerdo da tela que servirão para gravar os vídeos dinâmicos e criativos no Reels.

Cada ícone representa um efeito diferente:

ferramentas de edição
  • Tempo de duração: escolha se o seu Reels terá 15 ou 30 segundos;
  • Biblioteca de áudio: Você pode pesquisar músicas ou utilizar as que estão em alta. É possível também usar um áudio original, basta gravar um vídeo com ele;
  • Filtros: O Reels também permite que o usuário utilize os mesmos filtros disponíveis para stories;
  • Retoque: A função de retoque serve para amenizar rugas, marcas de expressão e outros detalhes no rosto da pessoa gravada;
  • Velocidade: Utilize a velocidade para fazer vídeos em slowmotion ou timelapse. Ou seja, acelere ou diminua a velocidade do vídeo.

Passo 4

Depois que você selecionou os efeitos que deseja utilizar em seu Reels, como fazer sequências e/ou cortes durante a edição do vídeo?

Caso o seu Reels tenha uma música, ao selecioná-la, você pode escolher o trecho exato em que deseja colocá-la, assim, é possível sincronizar dublagens ou fazer transições de acordo com o ritmo.

Reels: vídeos gravados

Os vídeos do Reels são gravados em uma série de clipes, um de cada vez, ou usando vídeos carregados da galeria (estes não serão afetados por aquelas ferramentas do Passo 3).

Para gravar, pressione o botão de captura cada clipe. Na parte superior da tela, uma barra de progresso indica o tempo de gravação. Para finalizar cada clipe, basta soltar o botão de captura.

Quando você finaliza a gravação, dois ícones surgem ao lado do botão de captura: o da esquerda, para edições (como na imagem); e o da direita, para compartilhar. Observe também que na esquerda, onde estão os efeitos, surge uma nova ferramenta – o alinhamento. Ela cria uma silhueta para que o usuário consiga manter o enquadramento durante a transição dos clipes.

Clicando no ícone da esquerda, para editar, você pode excluir um clipe ou recortá-lo. Em seguida, conclua a ação para compartilhar. 

Passo 5

Por fim, selecione onde deseja compartilhar seu vídeo: no feed ou stories.

Reels: como fazer para que as pessoas vejam meu vídeo?

O Instagram, com o intuito de dar mais visibilidade ao Reels, criou um botão de explorar exclusivo à ferramenta. É o ícone do meio, na parte inferior da tela.

explorando o reels

Na página explorar aparecem Reels em alta, bem como personalizados de acordo com as atividades do usuário.

Ou seja, a pessoa que consome conteúdos sobre maquiagem, recebe Reels sobre maquiagem, quem consome conteúdos sobre tecnologia recebe vídeos sobre tecnologia, etc.

reels são direcionados para seus interesses
Assim como nos anúncios, você receberá Reels que têm a ver com seus interesses.

Mas então como fazer para que seu Reels apareça na aba explorar?

Assim que o seu vídeo do Reels estiver pronto, ao selecionar a tela de compartilhamento, salve um rascunho do seu vídeo do Reels, coloque uma imagem de capa, adicione legenda e hashtags.

Em seguida, ele será exibido em uma guia separada do Reels no seu perfil, onde as pessoas podem encontrar o vídeo que você compartilhou.

Sendo assim, elabore muito bem sua legenda e escolha hashtags estrategicamente, pois é a partir delas que seu conteúdo pode ser selecionado para aparecer na aba explorar do seu público-alvo que não segue ou conhece sua empresa.

O Reels oferece ao seu negócio novas formas de prospectar clientes, e fazer com que um novo público descubra sua página no Instagram. Agora que você já sabe exatamente como produzir vídeos com a ferramenta, coloque a estratégia em ação e consiga resultados surpreendentes!


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade