Inteligência Artificial No Marketing Digital: 3 Estratégias

Se esse título pode soar como novidade, pode se tranquilizar. Neste artigo você vai saber quais são os benefícios da inteligência artificial no marketing digital, onde usar e quais as melhores estratégias.

inteligência artificial aplicada no marketing

Devemos ter em mente que a inteligência artificial já é uma realidade e é indiscutível tudo de positivo que ela pode fazer pelo marketing digital.

Mesmo com o aumento do uso da IA, é fato que esse ainda é um assunto que gera muita curiosidade e dúvida nas pessoas.

Por isso, neste post, vamos abordar alguns pontos importantes e explicar quais são as melhores estratégias para usar a IA em conjunto com o marketing digital.

O Que é Inteligência Artificial?

A maioria das pessoas, certamente já ouviu falar em inteligência artificial, no entanto, poucas sabem do que realmente se trata.

Artificial Intelligence (termo em inglês em tradução livre) é uma tecnologia que automatiza decisões a partir de dados.

Desse modo, ela funciona em três etapas principais:

  • Coleta automatizada de dados;
  • Análise das informações coletadas;
  • Interpretação dos dados obtidos;

Neste post estamos falando especificamente sobre a relação da inteligência artificial no marketing digital, mas vale observar que a mesma já é usada em diversos canais e com propósitos diferentes.

Quase sempre podemos encontrar estratégias com IA em processos que exigem velocidade nas ações.

Sendo assim, em se tratando do marketing digital, podemos dizer que essa tecnologia pode ajudar coletando dados relacionados ao perfil dos consumidores e sua jornada de compra.

Após análises desses dados, é possível criar ações muito mais assertivas e de forma rápida.

Inteligência Artificial No Marketing Digital – Como Usar?

A princípio, podemos ver a AI sendo mais utilizada em ações que exigem menos do traquejo humano, por exemplo:

  • Processamento de mensagens;
  • Análise de dados;
  • Automatização de tomada de decisões;
  • Geração de alguns conteúdos;
  • Otimização de anúncios;
  • Personalização de conteúdo em tempo real;

Um exemplo latente são as técnicas de IA usadas para produção textual (diferente deste artigo, que foi produzido por nós mesmos 😅). Falamos disso inclusive num post do nosso Instagram!

Vejamos com mais detalhes como a inteligência artificial no marketing digital vem sendo usada para otimizar anúncios. O objetivo aqui é ter um público-alvo qualificado.

Comunicação em Massa

Uma boa comunicação é fundamental no marketing digital, mas sabemos das dificuldade que é acertar o tom da comunicação em massa.

No primeiro momento nosso objetivo é alcançar o máximo possível de pessoas e sempre atingimos muita gente que não se interessa tanto pelo nosso produto.

Então, não seria bom, desde o início, poder trabalhar com um público mais propenso a comprar o que você oferece?

Segmentação

A priori, os anúncios precisam ser criados por humanos, mas em seguida, podemos usar a inteligência artificial para segmentar as campanhas e conseguir resultados melhores.

A segmentação já demonstrou ser extremamente eficaz, tendo em vista que elimina aquele público que não se interessa pelo nicho.

Dessa forma, só usamos nossa energia e dinheiro com consumidores em potencial.

As ferramentas de segmentação oferecidas pelas plataformas não são assim tão eficientes. Por exemplo, se o seu negócio for local, é comum escolher uma região para mostrar o anúncio.

Contudo, nem todas as pessoas da sua região estão à procura da solução que seu negócio oferece.

Segmentar muito os anúncios, pode ser algo muito arriscado, tendo em vista que o alcance diminui muito e o preço por clique ou conversão aumentam.

Machine learning

Com toda a certeza, a IA consegue coletar, analisar e usar muito mais dados do que nós humanos. Logo, tem maior capacidade de segmentar as campanhas.

No caso dos robôs que atuam em anúncios, a máquina precisa aprender o que é conversão. Em seguida estará preparada para as etapas seguintes:

  • Análise: nessa primeira etapa o robô tenta identificar padrões que ocorrem sempre que o anúncio é exibido.
  • Validação: após definir alguns padrões, a máquina define quais pessoas são mais propensas a comprar e mostra o anúncio apenas para elas.
  • Finalização: nessa fase o robô já consegue mapear tanto o volume de dados quanto os padrões de comportamentos das pessoas.

Benefícios Da Inteligência Artificial No Marketing Digital

Somente com essas informações você já deve ter observado que o uso da inteligência artificial no marketing digital não é mais um sonho.

As grandes marcas estão investindo alto nessa tecnologia e os resultados são os melhores possíveis.

Por certo, você deve estar se perguntando: mas quais são os benefícios? Apenas segmentar anúncios?

Óbvio que não! Podemos usar Ai de diversas formas, por isso, temos muitas vantagens. Confira:

  • Redução de custos;
  • Redução dos riscos;
  • Aceleração dos processos;
  • Aumento de conversão e da receita;
  • Melhora da satisfação do cliente e a fidelização do mesmo;

3 Maneiras De Usar Inteligência Artificial No Marketing Digital

Gostou dos benefícios advindos do uso da inteligência artificial no marketing digital? Então veja onde podemos usá-la em nossas estratégias:

1) Chatbots

Os chatbots você, certamente, já conhece e também deve torcer o nariz para essa tecnologia, pelo menos, enquanto cliente.

As pessoas não gostam de conversar com um robô, mas isso pode mudar a partir da inteligência artificial. A IA consegue entender as dúvidas com rapidez e encontra as respostas esperadas.

2) Preços Dinâmicos

Já pesquisou online pelo preço de um produto e sempre que fazia o preço aumentava? Isso acontece porque a inteligência artificial consegue definir valores ideais em tempo real.

3) Análise de Marketing Preditivo

As equipes de marketing trabalham coletando dados e analisando, mas isso pode levar muito tempo, a depender do volume. Podemos usar IA para boa parte desse processo.


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