SEO para Blog: Como isso pode impulsionar seu negócio

Quer reconhecimento de marca e tornar sua empresa referência no mercado? Então, comece a investir em SEO para blog! Veja tudo neste post. 

SEO para Blog

SEO ou Search Engine Optimization é uma ação essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Uma ferramenta muito importante para atrair o público e manter sua atenção. 

Sendo uma das opções mais acessíveis, em relação a preço, a otimização é a melhor forma de construir uma relação mais próxima com o público.

Sendo assim, se você não conhece e não trabalha com essa ferramenta, saiba mais, a seguir. 

O que é SEO para blog? 

A otimização SEO é, basicamente, um conjunto de técnicas que visa melhorar os resultados de uma página online. Ou seja, a otimização ajuda a melhorar o tráfego orgânico (não pago).

Esse conjunto de métricas tem como meta atender a uma série de requisitos dos motores de busca, principalmente do Google.

Desse modo, quem investe em SEO consegue aumentar o número de visitas no blog, bem como, pode ocupar um lugar entre os primeiros na lista de resultados dos buscadores.

Já imaginou sua empresa aparecendo na primeira página do Google, sempre que alguém pesquisar sobre seu nicho? É isso que o SEO para blog vai fazer por você. 

As técnicas de SEO podem ser usadas em diversos canais digitais: redes sociais, YouTube, sites, e-commerces… Mas o ambiente que, sem dúvida, nos proporciona melhores resultados é o blog.

Existem duas formas de otimizar uma página:

  • SEO on page: desenvolvido dentro do próprio blog ou site, por exemplo, nos conteúdos;
  • SEO off page: ações voltadas para ambientes externos, como o caso do link building;

SEO para blog – O que é conteúdo otimizado?

Neste post, vamos dedicar mais atenção à versão on page, ou seja, ao SEO para blog que diz respeito aos conteúdos que postamos no mesmo.

Entenda conteúdos como os textos, vídeos, infográficos e outros informativos e a maioria deles podem ser otimizados.

O que você precisa entender é que não basta criar artigos para seu blog, pois, mesmo que eles sejam bem escritos, se não seguirem algumas diretrizes, não vão cumprir seu papel de atrair clientes em potencial.

Desse modo, otimizar significa criar conteúdos digitais com foco no público-alvo. Trata-se, então, de entregar aquilo que os clientes em potencial desejam ver. 

Por que o SEO para blog é importante?

Já falei algumas vezes, nesse artigo, sobre a função do SEO para blog, ou seja, atrair, prender a atenção, captar leads, etc.

Existe algo mais importante do que acompanhar a experiência do consumidor e qualificá-lo para o momento da compra? 

Sendo assim, investir em SEO para blog é importante, tendo em vista que nos auxilia em todos os processos do marketing digital. Seguem algumas dicas para começar:

  • Visibilidade: os motores de busca valorizam muito mais os blogs que oferecem conteúdo relevante e disponibilizam dados de interesse dos usuários.  Sem dúvida, o SEO para blog tem esse foco.
  • Qualidade e originalidade: o Google, bem como outros buscadores, são mais amigáveis aos blogs que entregam conteúdos de qualidade e originais. A saber, estes costumam penalizar quem trabalha com plágio.
  • Atualização: sempre que um cliente novo chega à Gama e diz que investiu em SEO, mas não obteve resultados, nós constatamos que a página em questão está estática. O Google prefere divulgar blogs que são, frequentemente, atualizados;

Principais métricas de SEO a considerar

Agora que você já entendeu a importância do SEO e que o mesmo promove um impacto muito positivo para qualquer página ou negócio, conheça suas principais métricas:

  • Palavra-chave: a palavra-chave é, na verdade, quem norteia tudo, ou seja, toda a produção de conteúdos. 
  • Em suma, a palavra-chave é uma referência aos termos usados pelos internautas para pesquisar no Google e é por meio deles que conseguimos descobrir o que as pessoas desejam saber.
  • Título: sempre que criamos um conteúdo é necessário criar um título que chame a atenção e cause impacto em poucos segundos. Curtos e objetivos, eles devem informar sobre qual assunto estamos falando.
  • Links internos: os links internos são importantíssimos e contribuem para os leitores permanecerem por mais tempo dentro do blog. Muita gente não sabe, mas isso é fundamental para uma página ranquear no Google. 
  • Legibilidade: a legibilidade dos conteúdos é algo de extrema importância e não pode ser esquecido quando o assunto é SEO para blog. 

O que é a legibilidade de um texto? A princípio, trata-se do nível de facilidade da leitura, mas não se trata apenas de criar artigos com linguagem didática. 

Quer saber mais sobre como otimizar seus conteúdos? Então veja outros textos aqui no blog ou entre em contato conosco.

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com