Você sabe o que são leads qualificados e qual sua importância no processo de vendas?
Acredite, após implementar as informações desse post seu negócio vai experimentar um crescimento que você não havia visto!
Mesmo que você já invista em marketing e marketing digital, será mesmo que tem alcançado os resultados esperados?
Muitas empresas fazem esse investimento, mas não conseguem ver avanço no que se refere ao número de vendas. Isso se deve, muitas vezes, aos leads pouco qualificados.
No decorrer desse texto você vai entender o que são leads, porque são tão importantes para quem precisa vender mais e como gerá-los.
O Que São Leads?
Antes de entender como gerar leads qualificados, é importante saber sobre o que estamos falando. Só assim, o empreendedor tem noção do quanto o tema é importante.
Embora o termo não seja tão popular entre a maior parte da população, o conceito de lead é bem simples de entender.
Basicamente, estamos falando sobre aquela pessoa que despertou interesse por um determinado conteúdo que sua empresa forneceu e decidiu, em troca, fornecer informações para contato futuro.
Sendo assim, um lead é uma grande oportunidade de fechar negócio, tendo em vista que procurou sua marca e demonstrou interesse no que ela ofereceu.
A resposta é não, pois nem todos que entram em um blog e consomem conteúdos estão dispostos a comprar.
Desse modo, um dos principais objetivos das empresas deve ser trabalhar na geração de leads mais qualificados possíveis.
O que se deve fazer é usar o contato fornecido para nutrir (educar) esses clientes em potencial e analisar quais têm maior probabilidade de comprar seu produto. É o que chamamos de Cliente Fit.
Como Saber Se Os Leads São Qualificados Ou Não?
Minha recomendação é que os critérios usados sejam os mais simples e eficientes possíveis.
A maioria dos empreendedores sem experiência nesse assunto não acreditam que com praticidade é possível separar o good fit do bad fit, mas esse método funciona muito bem!
Mas quais são esses critérios?
Continue lendo o texto, pois vou te passar algumas dicas para começar a gerar leads qualificados.
Por Que Investir Na Geração De Leads Qualificados?
De modo geral, quando falamos sobre esse assunto, o que primeiro vem em mente é aumentar as vendas.
No entanto, posso te garantir que existem várias outras vantagens em aderir a essa ação. Veja as principais:
- Conseguir o contato de clientes em potencial: já imaginou poder entrar em contato com seus possíveis compradores para falar sobre novos produtos, ofertas, etc.? Isso facilita muito o processo de vendas;
- Educar o mercado: podendo manter contato de forma contínua, é possível educar o mercado e garantir uma boa experiência de compra;
- Conhecer bem os clientes em potencial: apostar na geração de leads qualificados também nos permite conhecer melhor nosso público. Dessa forma, temos como oferecer o que ele, de fato, precisa;
- Vendas com recorrência: saber qual a melhor solução para os consumidores contribui para a fidelização dos mesmos, ou seja, vendas recorrentes;
- Redução de gastos e assertividade: quando enviamos leads qualificados para nossa equipe de vendas, estamos poupando tempo, aumentando a produtividade e as chances de vender;
Como Começar A gerar Leads Qualificados?
Agora, vamos ao passo a passo de como começar a gerar leads qualificados para sua empresa, mas antes, vamos falar sobre uma questão importante.
Muitas empresas apostam em estratégias de Inbound Marketing, mas sem focar em resultados.
Apenas disseminam conteúdos de qualidade e relevantes para o público, mas não pensam em gerar leads. Ora! Se você não gera leads, como pode evoluir no funil de vendas?
Veja, então, o que fazer após atrair visitantes para seu blog ou redes sociais para transformá-los em leads:
1. Definindo sua persona
Aqui na Gama trabalhamos com produção de conteúdo relevante e de valor, mas para isso precisamos conhecer a persona de cada empresa. Afinal, é para ela que vamos criar todos os conteúdos, criar ações e estratégias. Devemos entender suas dores e saber quais soluções apresentar.
2. Oferecendo material de valor
A principal ferramenta do Inbound Marketing é o conteúdo, mas nesse caso, tudo deve ser pensado com atenção.
Por isso, trabalha-se com o funil de vendas. É ele quem define o tipo de material para cada fase. A saber, é o conteúdo de qualidade que atrai o público, converte-o em leads e depois, o qualifica. Dentre os materiais que podemos disponibilizar para a geração e qualificação de leads, temos:
- Textos
- Infográficos
- E-Books
3. Uso de landing page, formulários e CTA
Os conteúdos que devemos usar para converter leads são mais ricos, por exemplo, o e-Book. Além disso, para chamar atenção para eles e distribuir aos seus visitantes, é necessário ter landing pages atrativas com um CTA adequado.
Por fim, o pop-up é uma janela que se abre quando acessamos uma página e podem vir em dois tipos:
- CTA
- Formulário
Da mesma forma, os formulários são eficientes para bons resultados, pois com eles podemos fazer pesquisas e também facilitar assinatura de newsletter.
Agora que você já sabe o que são leads e a importância deles para a sua empresa, que tal começar a implementar todas estas ações com a parceria da Gama?! Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui. Converse com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer pela sua empresa agora!