Como o Inbound Marketing aumentou leads nas clínicas odontológicas

Impulsionando a Sorrifácil com estratégias de marketing digital eficazes para atrair mais pacientes.

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redução do custo por lead

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aumento de vendas no digital

Segmento

B2B

Tamanho

1.000 - 5.000 funcionários

Objetivo

Aumentar o número de consultas marcadas a partir do digital

Desafio

Criar uma estratégia específica para as unidades respeitando a estratégia de branding da marca principal

Se proporcionar sorrisos é uma forma de conquistar o seu cliente, a Sorrifácil leva ao pé da letra este lema.

Porém, não basta somente executar um ótimo trabalho em suas clínicas odontológicas, é fundamental que, cada vez mais, as pessoas sejam impactadas pelas soluções oferecidas pela rede.

Para se obter esse alcance ampliado e atingir mais possíveis pacientes, o marketing digital funciona como a ferramenta ideal, apresentando soluções das mais diversas a quem procura tratamentos ou procedimentos odontológicos.

Nos últimos anos as ofertas que envolvem marketing, especialmente digital, aumentam constantemente. Porém, a qualidade de entrega muitas vezes não acompanha esse volume.

Não foi diferente com a Sorrifácil, uma importante escola de negócios do Rio Grande do Sul. A marca se define como um centro de formação executiva com foco em liderança e inovação, e justamente por isso precisava desenvolver uma estratégia que acompanhasse o seu reposicionamento de mercado.

O que vamos ver nesse case:

O desafio.

A Sorrifácil procurou a parceria com a Gama visando ao desafio de ampliar a quantidade de consultas marcadas, mediante a geração de novos leads qualificados. Estrategicamente, o trabalho foi realizado em unidades localizadas em quatro cidades gaúchas: Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

Mesmo com o sucesso já consolidado da marca Sorrifácil, a maioria das consultas ainda não era proveniente do ambiente digital, o alcance das redes sociais ainda era incipiente e o controle entre a conexão do digital com as marcações de agenda vulnerável.

Além do objetivo final de gerar leads qualificados que pudessem agendar novas consultas, outro desafio também foi estabelecido: desenvolver identidades visuais únicas para cada unidade nas redes sociais, sem fugir do MIV da Sorrifácil.

Aumente leads de qualidade com conteúdo relevante!

O compromisso.

Com um planejamento que integra marketing e vendas, a Gama desenvolveu um fluxo trimestral para gerar agendamentos qualificados nas clínicas da Sorrifácil.

A equipe analisou o mercado de cada unidade, considerando a dinâmica das equipes, calendários municipais e objetivos das lideranças para uma implementação eficaz.

Com isso, seguimos os seguintes passos principais para uma implementação completa com a Sorrifácil:

Desenvolvimento de estratégia e operação de inbound marketing

Desenvolvimento de landing pages de conversão

Desenvolvimento de identidade visual específicas para as unidades de negócio

Gestão de canais digitais de relacionamento para as unidades de negócio

Avaliação e implementação de ferramentas de apoio para marketing e vendas

Estratégia de performance integrando canais entre matriz e unidades de negócio

GESTÃO

1 Gestor de Marketing

1 Gestor Comercial

1 Gestor de Performance

1 Gestor de Projetos

OPERAÇÃO

1 Redator

1 Social Media

1 Gestor de Tráfego

1 Designer

APOIO

1 Atendimento

1 Administrativo

A estrutura.

Estas etapas foram possíveis de serem implementadas e controladas a partir de um método que é amparado pelo planejamento.

Se o nosso foco é alocar o marketing no nível estratégico da gestão do negócio, a nossa premissa é o envolvimento do nosso time de liderança desde o dia 1 do projeto.

Com líderes em marketing, vendas, operações, conteúdo e projetos, criamos um plano de ação de impacto a curto prazo.

Esse plano guia o desenvolvimento de todas as demais tarefas, sejam elas focadas na criação de uma landing page ou em um contrato de longo prazo. Com o apoio do time operacional, todos os projetos envolvem uma equipe altamente capacitada.

O resultado.

Após o início focado no desenvolvimento da estratégia que aproximou marketing e vendas, ativamos os funis para que a marca tivesse ganhos representativos a partir de campanhas pagas. Com novos canais sendo explorados, isso ocorreu de forma direta no curto prazo.

Integrado às redes sociais e à identidade visual da marca principal, foram feitas ações táticas desde o início da operação, oferecendo desempenho dos seus conteúdos orgânicos e pagos, recriando a dinâmica de comunicação da empresa.

Além disso, a integração dos temas parte de um editorial que envolve o time da empresa com o time de criação de conteúdo, pautando uma série ampla de canais e ações específicas para a marca, mas especialmente para a realidade de cada unidade.

Os números.

O grande diferencial do trabalho de tráfego pago desenvolvido com cada unidade Sorrifácil trabalhada foi a implementação de Google Ads.

Compreendendo que no cenário da operação era o canal que estava alcançando os leads mais quentes. Além disso, um movimento fundamental para otimização dos resultados foi a integração dos leads, levando-os diretamente para dentro do CRM de cada clínica.

No segundo mês de atuação da Gama, a empresa já identificou queda significativa no custo por lead.

Além disso, aumentamos o percentual de consultas realizadas por lead, em função de utilizar também o Google como um canal de aquisição. No terceiro mês de operação em uma das clínicas, foi alcançada a marca de 35% das vendas serem oriundas do digital.

Antes da Gama

R$ 0 ,00

POR LEAD

Depois da Gama

R$ 0 ,00

POR LEAD

Sorrifácil

O diferencial.

Além das entregas envolvendo marketing, garantimos que sua empresa estará investindo em tecnologias disruptivas, que, embora ainda em fase emergente, possuem alto potencial de transformação.

O impacto destas ainda não é de uso cotidiano, estando mais presente em matérias e jornais do que nas aplicações práticas da sociedade. Na Gama, é rotina.

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