Como o inbound marketing gerou uma negociação com um dos maiores grupos automotivos do mundo em apenas 3 meses.
No marketing digital, as soluções devem estar totalmente interligadas aos objetivos da empresa.
E quando se trata de uma empresa de grande porte como a Carmak, com 5 filiais e abrangência nacional, o desafio de integrar o digital com as metas de vendas é ainda maior.
É sabido que não existe truque para que uma empresa consiga obter sucesso com marketing digital de uma hora para outra. Então, era preciso uma estratégia certeira e que visasse ao médio/longo prazo.
Mas antes de entrarmos a fundo nos resultados e em como eles foram obtidos, vamos por partes.
O desafio
Consolidada no mercado e contando com um departamento comercial estruturado, a Carmak Equipamentos escolheu ampliar o modelo de vendas tradicional e se valer do digital para alcançar novas possibilidades.
Foi com este objetivo que a empresa procurou a Gama, em meados de 2021. Na época a empresa estava buscando soluções que envolvessem marketing digital, redes sociais e a possibilidade de um novo site.
Como não havia uma atuação digital estratégica, foi necessário primeiramente estruturar essa operação. Assim atuando desde a fase de planejamento e treinamento, até a implementação e controle de melhorias.
Após inúmeros testes, visitas e reuniões de times para alinhamentos, conseguimos implementar o inbound marketing.
O compromisso
Logo de início, foi traçado um planejamento de três meses de atuação. O foco em readequação da identidade visual que era transposta para o digital, bem como dos materiais de divulgação usados pela empresa.
De forma orgânica, o objetivo de obtenção de presença digital foi desenvolvido. Além de desenharmos uma operação estratégica que contou com a reformulação do seu site multipage, para melhor atender seus potenciais consumidores, bem como a implementação de um funil de inbound marketing, para apoiar seu time de vendas com a obtenção de novos leads.
Nossas entregas em cada área
As ações nessas três verticais de desenvolvimento se resumiram à:
Redes Sociais
O calendário de publicações foi estruturado de acordo com a visão da empresa, levando em consideração um estudo aprofundado do cliente, da concorrência e do público-alvo.
Houve também o redesenho da identidade visual, que adequou as novas postagens aos objetivos estratégicos, além de alinhar a comunicação ao perfil do público-alvo, semelhante aos seguidores que já faziam parte dos perfis da empresa.
No LinkedIn, foi realizada a reestruturação do perfil institucional, incluindo a criação de novos conteúdos voltados para o ambiente B2B. Essa reformulação contemplou ainda a interação com funcionários e a participação ativa – e renovada – do perfil pessoal do Diretor Comercial.
Além disso, foi produzida e ativada uma série de vídeos para compor o editorial institucional da marca, desenvolvida em parceria com uma empresa especializada nesse tipo de projeto.
Materiais Gráficos
Foram desenvolvidos diversos materiais físicos e digitais para fortalecer a comunicação da empresa junto ao mercado.
Entre esses materiais, destaca-se a criação de uma apresentação comercial em formato digital, com o objetivo de apoiar as prospecções realizadas pelo departamento comercial.
Também foram elaborados folders e flyers físicos para a apresentação dos produtos disponíveis, bem como dos serviços oferecidos pela empresa, garantindo mais clareza e impacto na comunicação com clientes e parceiros.
Desenvolvimento Web
Foi realizada uma revisão completa de SEO e a reativação do fluxo de publicação de artigos no Blog, agora voltados exclusivamente para o segmento de empilhadeiras.
O layout também passou por uma remodelação completa, adotando um modelo moderno que atende plenamente às necessidades dos clientes da empresa.
Além disso, foi criada uma nova área de Blog, com produção de artigos especializados, pensados para serem utilizados em ações de inbound marketing e para fortalecer a presença digital da marca.
O trabalho do Inbound Marketing no projeto
Com um trabalho orgânico consolidado e conhecendo a fundo a operação da empresa, partimos para o passo mais importante da parceria com a Carmak.
A partir do reconhecimento de mercado e do que já vinha sido feito com qualidade, o projeto de Inbound Marketing teve um grande objetivo: ampliar os leads qualificados e, consequentemente, gerar novos negócios qualificados. Além disso, a porta de entrada escolhida foi o serviço rental, a locação de empilhadeiras, onde a Carmak é referência na região Sul do país.
A estrutura utilizada
Estas etapas foram possíveis de serem implementadas e controladas a partir de um método que é amparado pelo planejamento.
Se o nosso foco é alocar o marketing no nível estratégico da gestão do negócio, a nossa premissa é o envolvimento do nosso time de liderança desde o dia 1 do projeto.
Com líderes em marketing, vendas, operações, conteúdo e projetos, criamos um plano de ação de impacto a curto prazo.
Esse plano guia o desenvolvimento de todas as demais tarefas, sejam elas focadas na criação de uma landing page ou em um contrato de longo prazo. Com o apoio do time operacional, todos os projetos envolvem uma equipe altamente capacitada.
O resultado
A Carmak obteve resultados expressivos com a estratégia de inbound marketing em três meses. Com um investimento inferior a R$ 7.000,00 em anúncios, gerou mais de 285 leads, incluindo marcas consolidadas no Brasil e no exterior.
- Iniciou conversas com um dos maiores grupos automotivos do mundo para soluções intralogísticas.
- Fechou contrato com a Celupa (Melitta) para locação de empilhadeiras, resultando em um ROI superior a 4.000%.
- Identificou a necessidade de implementar inside sales, fortalecendo sua posição no mercado.
O diferencial das nossas entregas
Além das entregas envolvendo marketing, garantimos que sua empresa estará investindo em tecnologias disruptivas, que, embora ainda em fase emergente, possuem alto potencial de transformação.
O impacto destas ainda não é de uso cotidiano, estando mais presente em matérias e jornais do que nas aplicações práticas da sociedade. Na Gama, é rotina.
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