O mais importante para o seu negócio é o faturamento, e o seu impacto comercial é o que vai conduzir o nosso trabalho.
De acordo com alguns estudos de mercado, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. Isso porque o Inbound Marketing é uma estratégia que proporciona planejamento e controle para sua relação com clientes e potenciais clientes.
Para isso, aqui na Gama diversos clientes possuem essa oferta conosco, visto que é o método que faz você vender 3 vezes mais no seu negócio!
Mas afinal, você sabe o que é Inbound Marketing? Neste artigo vamos explicar como ele funciona e quais são as suas formas de atuação na sua empresa.
O que é Inbound Marketing e qual a sua origem?
O Inbound Marketing, também conhecido como “novo marketing”, é uma metodologia de marketing digital que visa atrair a atenção de potenciais consumidores. Portanto, seu objetivo é conquistar a permissão deles para interagir diretamente, ganhando sua confiança e, eventualmente, realizando a venda.
Para entender melhor seu conceito, podemos compará-lo com as estratégias tradicionais de marketing, que consistem principalmente em espalhar anúncios e interromper as atividades de lazer ou trabalho do público-alvo.
Por outro lado, o Inbound Marketing atrai leads por meio de conteúdos e materiais relevantes para eles, eliminando a resistência esperada em um primeiro contato. Assim, a empresa inicia uma relação de forma positiva, agregando muito valor ao futuro cliente.
Essa estratégia é um “caminho” que o seu futuro cliente pode seguir, desde o momento em que está distante da empresa até se tornar um cliente fiel.
Mas qual sua origem? Como em diversos conceitos, sempre há mais de uma teoria de seu surgimento e aqui temos duas possíveis origens:
Marketing de Permissão
Alguns especialistas acreditam que o Inbound Marketing tenha se originado do Marketing de Permissão. É o caso de Peter Druker, um verdadeiro especialista no assunto. Ele acredita que o Inbound Marketing já existe há décadas, e foi fundamentado nas ideias de Godin, que estão registradas no livro “Permission Marketing” (1999).
Co-fundadores do HubSpot
Há uma outra história para o surgimento do termo Inbound Marketing, creditada à Brian Halligan e Dharmesh Shah, os co-fundadores da HubSpot, em 2006. Porém, algo é certo, eles conseguiram popularizar essa estratégia em 2009, quando lançaram o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
3 objetivos do Inbound Marketing
O principal objetivo do Inbound Marketing é aumentar as vendas, mas a estratégia vai muito além disso.
Utilizando canais digitais para atrair visitantes, converter leads e transformar esses leads em clientes, essa estratégia também foca em fidelizar e encantar os clientes para que promovam a marca espontaneamente.
Portanto, confira nos tópicos abaixo aqueles que consideramos os três objetivos centrais do Inbound Marketing:
1. Converter – Visitantes viram leads
Transforme visitantes em leads utilizando conteúdos atrativos em blogs e redes sociais. Avance na conversão usando materiais relevantes e ferramentas como landing pages e call to actions, para capturar informações de contato.
2. Vender – Fechar negócios
Vender é o foco, vinculado às conversões. Nutra leads com conteúdo relevante e automação para comunicações personalizadas via E-mail, redes sociais e WhatsApp, avançando-os pelo funil de vendas.
3. Fidelizar – Aumentar as vendas
Fidelizar significa manter clientes engajados após a compra, com newsletters e conteúdos relevantes. Clientes fiéis fortalecem laços, geram vendas e promovem a marca com avaliações e compartilhamentos.
Marketing de Conteúdo é o coração do Inbound Marketing
Resumidamente, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar e engajar um futuro cliente. Ou seja, ele é o coração do Inbound Marketing.
Não é sobre falar diretamente da marca, mas sobre o nicho de mercado. Isso significa criar conteúdos relevantes que interessem ao público-alvo, evitando se tornar pedante ou cansativo. O foco está em inovar e usar a criatividade para fornecer informações de qualidade.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa para atrair, engajar e converter leads, estabelecendo sua marca como autoridade no nicho e criando um relacionamento duradouro com o público.
Nesse sentido, considere o contexto de uma indústria de facas industriais. Um artigo da marca pode:
- Aumentar o tráfego: facilitar a descoberta da marca no Google
- Construir credibilidade: demonstrar a eficácia dos produtos
- Fornecer informação: responder dúvidas comuns como “Quanto tempo para trocar a faca da minha máquina?”
- Oferecer prova social: case de sucesso aplicado aos clientes
- Nutrir leads: mantendo comunicação contínua com o público que ainda não está pronto para comprar
Um funil de marketing com o seu DNA
Para que as estratégias deem certo, é de extrema importância que o seu cliente ideal perceba o seu negócio como solução ideal. O mais importante para o seu negócio é o faturamento, e o desempenho comercial é o que conduz os nossos trabalhos.
Portanto, para que tudo isso aconteça, o funil de marketing deve percorrer algumas etapas, sendo elas:
- Atração: Atraia visitantes qualificados para o seu site: otimize a página da sua empresa para as ferramentas de busca, gerencie suas publicações em redes sociais e crie anúncios em redes sociais e Google.
- Conversão: De visitantes para oportunidades de negócios: Landing Pages, Formulários, Pop-ups e Botão do WhatsApp no site, para captura qualificada de potenciais consumidores.
- Relacionamento: Construa relações ao longo de todo o processo: conduza seu cliente durante a jornada de compra através de nutrição e relacionamento, seguindo a estratégia geral de marketing.
- Vendas: Feche muito mais negócios: monitore as ações dos seus novos contatos e classifique-os, de forma automática, conforme o potencial de compra de cada um deles.
NÃO PERCA MAIS TEMPO
Bora fazer parte desta realidade conosco! Entre em contato com o nosso time comercial agora.