Através de um CRM sólido a empresa pode, por exemplo, mensurar todo o trabalho desenvolvido pelas áreas de vendas e marketing.
Investir em novas ferramentas de software e tecnologia pode fornecer a eficiência que as organizações tanto desejam. Para empresas que buscam otimizar seus processos de vendas e obter uma visão completa do negócio, as ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) são a escolha ideal.
Segundo pesquisas do CRM.org, 70% dos representantes de vendas acreditam que o CRM ajuda a fechar mais negócios. Além disso, 54% dos profissionais de vendas confiam nessas ferramentas para construir relacionamentos mais fortes.
Isso significa, portanto, que o CRM não só melhora a eficiência das vendas, mas também fortalece a relação com os clientes.
Quer saber mais sobre o que é CRM, suas vantagens e para quem é feito? Então continue a leitura para entender melhor!
O que é CRM
CRM é a sigla utilizada para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Sendo assim, esse conceito se refere à adoção de um conjunto de práticas e tecnologias que têm o objetivo de garantir um bom relacionamento com o cliente.
Ao utilizar essa ferramenta, você pode:
- Gerenciar e analisar as interações com os clientes;
- Otimizar os seus resultados;
- Antecipar as necessidades dos consumidores;
- Personalizar as suas campanhas;
- Aumentar as suas vendas e muito mais.
Por ser uma solução que oferece diversos recursos e benefícios para as empresas, muitos gestores têm se interessado em utilizá-la para otimizar os seus processos e tomar decisões mais acertadas.
Então, todas as empresas precisam de um CRM?
Os sistemas de CRM beneficiam desde autônomos e pequenas empresas até grandes corporações, abrangendo funções de vendas, marketing, serviços e suporte.
Um CRM é fundamental para maximizar os resultados do seu negócio. Sem ele, sua empresa pode perder o controle das oportunidades, deixando de aproveitar muitas delas e impactando negativamente os resultados.
Além de organizar contatos e registrar históricos, um software CRM integra informações do ativo mais importante da sua empresa: seus clientes. Esses dados valiosos permitem à sua empresa melhorar tanto o rendimento operacional quanto o estratégico.
Com um CRM, você pode ter uma visão analítica por meio de relatórios que traçam o perfil dos clientes, segmentando-os e identificando oportunidades para ações específicas, como transformar um cliente de primeira compra em um cliente recorrente.
Quais são os benefícios?
O uso do CRM traz diversos benefícios para uma empresa. Em primeiro lugar, fornece um controle da jornada do cliente e da área de vendas como um todo.
Ademais, é uma ferramenta que facilita a criação de uma base de dados entre marketing e vendas, facilitando a personalização de campanhas em ambas as áreas.
Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios do CRM:
1. Controle na Área de Vendas
O CRM proporciona um controle maior na área de vendas, permitindo uma análise detalhada dos dados para identificar oportunidades e orientar o processo de vendas.
Com ele, você pode monitorar o desempenho de cada vendedor, identificar quais produtos ou serviços estão gerando mais interesse e quais estratégias de vendas são mais eficazes.
De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, as empresas que implementam um sistema de CRM podem aumentar suas taxas de conversão de leads em até 300%.
2. Informações em um só lugar
Uma plataforma de CRM completa centraliza os dados dos clientes, criando segmentações únicas.
Você armazena de forma segura informações sobre o histórico de atendimento, comportamento no site, interações em landing pages, abertura de e-mails e conversas em chats.
As equipes de marketing, comercial e relacionamento, otimizam tempo, não só com dados e interesses dos clientes, mas também com templates de e-mail marketing, conteúdos para fluxos de nutrição, orçamentos já formatados e outros materiais.
3. Identificação de oportunidades
Com os dados obtidos na plataforma de CRM, o time pode analisar as estratégias que funcionaram e mapear a jornada de cada perfil de cliente, acompanhando as ações em cada etapa do funil de vendas.
Compreendendo os diferentes perfis de clientes e seu comportamento durante a jornada de compra, você pode elaborar estratégias mais eficazes e personalizadas para cada caso, criando novas oportunidades que antes seriam perdidas por falta de atendimento personalizado e entendimento das necessidades do prospect.
Foco total na experiência do cliente
Para aproveitar ao máximo o seu CRM, é essencial focar na experiência do cliente. Isso facilita a vida do time interno e aumenta a satisfação e retenção dos clientes.
Um estudo da Capterra revelou que 47% dos usuários de CRM notaram uma melhoria significativa na satisfação e retenção de clientes.
Esse estudo demonstra a eficácia do sistema em fortalecer a relação com o cliente. Os usuários também relataram um aumento de 45% na receita de vendas e uma melhoria de 39% no sucesso de vendas cruzadas e upsell.
Esse é um exemplo de comprovação do impacto positivo do CRM no crescimento e na rentabilidade das empresas.
Por isso, utilize dados do CRM para personalizar cada interação, adaptando comunicação e ofertas com base no histórico de compras, preferências e comportamento dos clientes.
Marketing e Vendas em sintonia
Uma das principais vantagens do Lead Score é o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.
O marketing é responsável por atrair e nutrir os leads, enquanto a equipe de vendas se foca na conversão desses leads em clientes.
Com o Lead Score, ambas as equipes podem trabalhar com critérios práticos e objetivos, garantindo que os leads estejam prontos para serem abordados pela equipe de vendas no momento certo.
Esse alinhamento é importante, pois aumenta a efetividade dos esforços de ambas as equipes, resultando em um processo de vendas mais claro e preciso.Tenha controle de todo o processo de vendas da sua empresa e fature mais! Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.