O Guia Estratégico de Comunicação é uma solução da Gama para organizar e alinhar marketing e posicionamento de marca.
Reúne diagnóstico, análise e direcionamentos práticos para tornar a comunicação clara, coerente e eficiente — servindo como base para todas as ações futuras.
No projeto da AXIS Engenharia, o guia foi construído a partir de:
- Diagnóstico de posicionamento com base em TAM, SAM e SOM
- Pilares de valores e conteúdo
- Objetivos e público por canal (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Blog e Newsletter)
- Plano de ação trimestral e calendário mensal
- Proposta de estrutura de time e rotinas de operação
O Guia foi a solução escolhida para responder “quem é o cliente certo” e “como marketing e vendas devem se comunicar” para alcançá-lo com consistência, autoridade e propósito.
Além disso, personalizamos a entrega ao envolver a líder de Pessoas da empresa, visto que um objetivo da companhia era a estruturação de um time interno de marketing.

O desafio
A AXIS Engenharia tinha presença digital pouco integrada à estratégia de negócios: conteúdos dispersos, baixa cadência e pouca evidência dos diferenciais multidisciplinares em canais como site, Instagram e LinkedIn.
Faltavam processos, automação e indicadores para orientar decisões e sustentar geração de demanda B2B.
O compromisso
- Reestruturar o posicionamento, definindo propostas de valor, públicos e tom de voz.
- Mapear e planejar os canais digitais com objetivos, formatos e rotinas por plataforma.
- Desenvolver um editorial de conteúdo, plano de ação trimestral e calendário mensal de publicações alinhado à matriz nova matriz de conteúdo da marca.
- Recomendar a estrutura de time ideal e rotinas de integração Marketing–Vendas, incluindo análise de ferramentas, processos, SLAs (acordos de nível de serviços), ritos e guias de atuação.
Metodologia aplicada: análise de mercado a partir de técnica TAM/SAM/SOM para dimensionar potencialidades comerciais e foco de esforço, diagnóstico crítico “marco zero” a partir da presença digital da marca e dos objetivos das lideranças de áreas estratégicas de projeto, auditoria de canais, definição de pilares editoriais, plano tático por canal, e cenários de time (interno/terceirizado) com prós e contras.
A estrutura
Para que o projeto tenha o sucesso como resultado, focamos em montar times enxutos, multidisciplinares e altamente capacitados. Além de buscar benchmarks em cases próprios, desenvolvemos um amplo estudo de mercado e estressamos possibilidades “na rua”, validando hipóteses com potenciais clientes das marcas envolvidas no projeto. Nosso time sênior desenhou e implementou toda a teoria dos estudos na prática nestas áreas:
Marketing
Gestor de marketing com equipe de redação, social media, designer e foto/vídeo. Aqui o objetivo é atuar com uma visão estratégica estreitamente alinhada à nova operação, para que as novas peças e materiais tenham reflexo tático e não apenas operacional.
Vendas
Gestor de vendas com apoio direto do time de conteúdo e de negócios + gestor de tráfego. No momento que a marca precisa de um amparo comercial em sua narrativa, é fundamental que as estratégias passivas e ativas estejam alinhadas e orientadas para o foco da marca.
Projeto
Gestor de projeto com responsabilidade de dar clareza aos fluxos, bem como apoio administrativo. Todo o esforço criado para desenvolver estas soluções precisa de um fluxo claro, além de uma grande responsabilidade profissional. Essa é a entrega crucial do nosso time de projeto.
Os resultados
O Guia consolidou uma nova etapa de maturidade da comunicação da AXIS:

Posicionamento claro e mensagens que evidenciam a engenharia multidisciplinar e o valor consultivo.
Canais com papéis definidos:
- Instagram/Facebook: visibilidade, cultura e bastidores;
- LinkedIn: autoridade e geração de leads B2B;
- YouTube: profundidade técnica e cases em vídeo;
- Blog: SEO e tráfego qualificado;
- Newsletter: nutrição e relacionamento.
Rotina de conteúdo orientada pela matriz E-I-E-C (Entreter, Inspirar, Educar, Converter) e um plano trimestral com ações mensais.
Integração Vendas e Marketing com recomendações de CRM, SLAs e indicadores.
Os números
- +75 dias de imersão, análise e construção estratégica
- +1 playbook completo de posicionamento e comunicação
- +1 calendário mensal alinhado à matriz E-I-E-C
- +6 canais estruturados com objetivos e públicos definidos
- Cenário de time recomendado com ritos, KPIs e rotina de operação
O diferencial
Material estratégico com alto nível de fidelidade ao negócio e à cultura da AXIS, traduzindo com precisão público, linguagem, diferenciais e prioridades.
O processo combinou embasamento de mercado (TAM/SAM/SOM), auditoria crítica de canais e um plano para sustentar consistência, previsibilidade e geração de demanda.

Quando a AXIS procurou a Gama para desenvolver um projeto, a sua ideia inicial era ativar a comunicação de redes sociais. Mas como o nosso compromisso é com a melhor entrega para toda a marca que nos procura, iniciamos um longo diálogo para interpretar o que de fato a empresa precisava, e não necessariamente o que achava ser a sua dor.
A partir disso, conseguimos criar, juntos, um projeto completo e 100% alinhado à expectativa da AXIS. Com entregas consistentes, envolvimento dos dois lados e muito trabalho, este case nos dá muito orgulho por se caracterizar como o verdadeiro fruto de uma parceria.” – Guilherme Kaliski – Diretor Executivo da Axis Engenharia
Se você também busca qualificar suas vendas e esclarecer todos os seus resultados, certamente podemos conversar.