Venda 3 vezes mais com Inbound Marketing

O mais importante para o seu negócio é o faturamento, e o seu impacto comercial é o que vai conduzir o nosso trabalho.

De acordo com alguns estudos de mercado, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. Isso porque o Inbound Marketing é uma estratégia que proporciona planejamento e controle para sua relação com clientes e potenciais clientes.

Para isso, aqui na Gama diversos clientes possuem essa oferta conosco, visto que é o método que faz você vender 3 vezes mais no seu negócio!

Mas afinal, você sabe o que é Inbound Marketing? Neste artigo vamos explicar como ele funciona e quais são as suas formas de atuação na sua empresa.

O que é Inbound Marketing e qual a sua origem?

O Inbound Marketing, também conhecido como “novo marketing”, é uma metodologia de marketing digital que visa atrair a atenção de potenciais consumidores. Portanto, seu objetivo é conquistar a permissão deles para interagir diretamente, ganhando sua confiança e, eventualmente, realizando a venda.

Para entender melhor seu conceito, podemos compará-lo com as estratégias tradicionais de marketing, que consistem principalmente em espalhar anúncios e interromper as atividades de lazer ou trabalho do público-alvo.

Por outro lado, o Inbound Marketing atrai leads por meio de conteúdos e materiais relevantes para eles, eliminando a resistência esperada em um primeiro contato. Assim, a empresa inicia uma relação de forma positiva, agregando muito valor ao futuro cliente.

Essa estratégia é um “caminho” que o seu futuro cliente pode seguir, desde o momento em que está distante da empresa até se tornar um cliente fiel.

Mas qual sua origem? Como em diversos conceitos, sempre há mais de uma teoria de seu surgimento e aqui temos duas possíveis origens:

Marketing de Permissão

Alguns especialistas acreditam que o Inbound Marketing tenha se originado do Marketing de Permissão. É o caso de Peter Druker, um verdadeiro especialista no assunto. Ele acredita que o Inbound Marketing já existe há décadas, e foi fundamentado nas ideias de Godin, que estão registradas no livro “Permission Marketing” (1999).

Co-fundadores do HubSpot

Há uma outra história para o surgimento do termo Inbound Marketing, creditada à Brian Halligan e Dharmesh Shah, os co-fundadores da HubSpot, em 2006. Porém, algo é certo, eles conseguiram popularizar essa estratégia em 2009, quando lançaram o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

3 objetivos do Inbound Marketing

O principal objetivo do Inbound Marketing é aumentar as vendas, mas a estratégia vai muito além disso.

Utilizando canais digitais para atrair visitantes, converter leads e transformar esses leads em clientes, essa estratégia também foca em fidelizar e encantar os clientes para que promovam a marca espontaneamente.

Portanto, confira nos tópicos abaixo aqueles que consideramos os três objetivos centrais do Inbound Marketing:

1. Converter – Visitantes viram leads

Transforme visitantes em leads utilizando conteúdos atrativos em blogs e redes sociais. Avance na conversão usando materiais relevantes e ferramentas como landing pages e call to actions, para capturar informações de contato.

2. Vender – Fechar negócios

Vender é o foco, vinculado às conversões. Nutra leads com conteúdo relevante e automação para comunicações personalizadas via E-mail, redes sociais e WhatsApp, avançando-os pelo funil de vendas.

3. Fidelizar – Aumentar as vendas

Fidelizar significa manter clientes engajados após a compra, com newsletters e conteúdos relevantes. Clientes fiéis fortalecem laços, geram vendas e promovem a marca com avaliações e compartilhamentos.

Marketing de Conteúdo é o coração do Inbound Marketing

Resumidamente, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar e engajar um futuro cliente. Ou seja, ele é o coração do Inbound Marketing.

Não é sobre falar diretamente da marca, mas sobre o nicho de mercado. Isso significa criar conteúdos relevantes que interessem ao público-alvo, evitando se tornar pedante ou cansativo. O foco está em inovar e usar a criatividade para fornecer informações de qualidade.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa para atrair, engajar e converter leads, estabelecendo sua marca como autoridade no nicho e criando um relacionamento duradouro com o público.

Nesse sentido, considere o contexto de uma indústria de facas industriais. Um artigo da marca pode:

  • Aumentar o tráfego: facilitar a descoberta da marca no Google
  • Construir credibilidade: demonstrar a eficácia dos produtos
  • Fornecer informação: responder dúvidas comuns como “Quanto tempo para trocar a faca da minha máquina?”
  • Oferecer prova social: case de sucesso aplicado aos clientes
  • Nutrir leads: mantendo comunicação contínua com o público que ainda não está pronto para comprar

Um funil de marketing com o seu DNA

Para que as estratégias deem certo, é de extrema importância que o seu cliente ideal perceba o seu negócio como solução ideal. O mais importante para o seu negócio é o faturamento, e o desempenho comercial é o que conduz os nossos trabalhos.

Portanto, para que tudo isso aconteça, o funil de marketing deve percorrer algumas etapas, sendo elas:

  • Atração: Atraia visitantes qualificados para o seu site: otimize a página da sua empresa para as ferramentas de busca, gerencie suas publicações em redes sociais e crie anúncios em redes sociais e Google.
  • Conversão: De visitantes para oportunidades de negócios: Landing Pages, Formulários, Pop-ups e Botão do WhatsApp no site, para captura qualificada de potenciais consumidores.
  • Relacionamento: Construa relações ao longo de todo o processo: conduza seu cliente durante a jornada de compra através de nutrição e relacionamento, seguindo a estratégia geral de marketing.
  • Vendas: Feche muito mais negócios: monitore as ações dos seus novos contatos e classifique-os, de forma automática, conforme o potencial de compra de cada um deles.

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