Curso de Marketing & Vendas junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

O IEL (Instituto Euvaldo Lodi) tem como missão desenvolver lideranças e acelerar a competitividade da indústria gaúcha.

Para isso, aposta em programas práticos que aproximam profissionais da realidade do mercado, especialmente gestores que precisam evoluir processos comerciais e fortalecer estratégias de marketing e vendas.

Ao observar a crescente necessidade de integração entre áreas comerciais, marketing e desenvolvimento de negócios, o IEL buscou uma formação capaz de conectar teoria e prática, transformando líderes em agentes de melhoria imediata dentro das suas organizações, através do curso de marketing & vendas

O Desafio

O IEL percebeu um desafio recorrente entre indústrias e entidades do setor: apesar de possuírem bons produtos, processos estruturados e força operacional, muitas empresas não conseguiam transformar esse potencial em previsibilidade comercial.

As dores eram claras:

  • Marketing atuando isolado do comercial
  • Dificuldade de gerar demanda qualificada
  • Falta de clareza sobre ICP e jornada dos clientes
  • Vendas operando em modo reativo
  • Baixa integração entre áreas
  • Falta de método para tração comercial
  • Ruídos na comunicação interna e externa

O IEL queria um curso capaz de transformar a forma como líderes enxergam marketing e vendas, substituindo achismos por método. Com isso, mostrando, na prática, como a integração gera crescimento real.

O objetivo

Criar uma formação prática, aplicável e direta ao ponto, capaz de:

  • Ensinar líderes a enxergar marketing, pré-vendas e vendas como uma única operação integrada.
  • Demonstrar, por meio do método S2M (Sales to Marketing), onde as vendas travam e onde estão as oportunidades.
  • Preparar gestores para tomar decisões com dados, e não por intuição.
  • Oferecer ferramentas para melhorar comunicação, operação comercial e geração de demanda.
  • Formar uma rede de profissionais capacitados a implementar melhorias imediatas dentro das suas organizações.

O método aplicado 

Ciclo I — Contexto e Diagnóstico da Turma

A Gama iniciou entendendo quem eram os profissionais inscritos e quais desafios enfrentavam em suas rotinas.

A turma reuniu 10 profissionais, com equilíbrio de gênero (50% feminino e 50% masculino) e representando:

  • Indústrias (60%)
  • Sindicatos e entidades do setor (40%)

Os participantes vieram de 5 cidades distintas, com destaque para:

  • São Leopoldo (40%)
  • Porto Alegre (30%)
  • Novo Hamburgo, Caxias e Guaporé (10% cada)

Cargos extremamente diversos, incluindo diretores, gerentes, coordenadores de marketing e vendas, além de consultores e vendedores técnicos. Essa pluralidade permitiu um curso mais rico, com visões complementares do processo comercial.

Ciclo II — Conteúdo Prático e Aplicável

O curso foi desenhado com a lógica central da Gama: menos discurso, mais prática. Cada módulo trouxe:

  • Conceitos essenciais de marketing integrado: ICP, posicionamento, canais, demanda ativa e passiva, comunicação relevante;
  • Operação comercial orientada a dados: Funil, qualificações, metas, métricas, previsibilidade.
  • Pré-vendas e inteligência comercial: Lead scoring, roteiros, cadência, abordagem e follow-up.
  • Processos e plataformas: Como criar uma operação que funcione com clareza, escalabilidade e cultura de performance.
  • Casos práticos da Gama: Mostrando como indústrias e empresas locais crescem ao integrar marketing + pré-vendas + vendas.
  • Aplicação para a realidade de cada participante: Cada encontro conectava teoria → prática → realidade individual dos líderes.

Ciclo III — Desenvolvimento e Aplicação Imediata

Durante as aulas, líderes passaram a:

  • Enxergar onde suas vendas travavam
  • Identificar gargalos reais entre marketing e vendas
  • Entender como processos simples destravam resultados
  • Mapear oportunidades dentro de suas empresas
  • Corrigir rotas internas com agilidade
  • Reestruturar comunicação para maior impacto
  • Medir esforços e resultados de forma estratégica

A pluralidade da turma foi crucial: discussões entre gerentes, coordenadores e vendedores geraram insights que dificilmente surgiriam em formações tradicionais.

Resultados da Parceria IEL + Gama

Os resultados da realização do curso podem ser percebidos nos impactos práticos, percepção de valor e ganhos imediatos. Isso pode ser percebido em especial na aplicação para a realidade de cada participante, uma vez que líderes agora conseguem identificar gargalos internos e ajustar a operação com autonomia.

Além disso, a diversidade de cargos trouxe trocas que geraram maior integração e menos desconexão operacional entre áreas que antes trabalhavam de forma isolada.

O sucesso da turma mostrou que há demanda real por capacitações que conectem marketing, vendas e processos comerciais. Assim, os líderes que participaram do curso estão preparados para transformar comunicação e vendas com base em dados, método e processo.

“Foi extremamente aderente e interessante para o público participante. Por quê? Porque trouxemos muito da teoria e também da prática, a partir da própria experiência de vocês para o setor produtivo em geral. Tivemos diversos participantes e representantes de diferentes setores da indústria, de todo o estado. Foi um case muito bacana e assertivo em conteúdo, abordagem e aplicabilidade.” – Bruna Luiza Hermes, Superintendente do IEL-RS

Quer transformar sua operação comercial com método, clareza e prática?

Não perca tempo e venha se tornar o nosso próximo case!

Não somos agência. Não somos consultoria. Somos operação, execução e entrega — porque somos especialistas em gerar resultados.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Gama Tecnologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.