BENCHMARKING: ANALISE SEUS CONCORRENTES

A análise de concorrentes é um dos mecanismos fundamentais para parametrizar o crescimento da sua empresa, utilizando técnicas de Benchmarking. Mas como fazer isso da melhor forma? É o que veremos neste post.

Todo empresário busca o crescimento da sua empresa. Se esse não é o seu caso, nem precisa continuar lendo esse texto. Isso mesmo, entenda que vislumbrar seu estabelecimento crescendo é fundamental para abrir seu negócio e prosperar.

Naturalmente, quando iniciamos uma empreitada é comum mirarmos exemplos, espelhos ou mesmos inspirações para se definir os primeiros objetivos. Quando iniciamos uma carreira, temos aquele profissional que admiramos e tomamos como guia para o sucesso. Por isso mesmo, no mundo dos negócios não é diferente.

Nesse caso, empresas de sucesso são, sim, referências para muitas outras. Ao longo da caminhada de uma empresa ou de um empreendedor, é fundamental estabelecer parâmetros para trilhar seu próprio crescimento.

Não se trata de cópia. Não. Acontece que é através do benchmarking que o empreendedor pode analisar o mercado e tomar as melhores decisões na condução dos seus negócios. Então, vamos começar pelo conceito inicial.

O que é Benchmarking?

Em uma tradução livre, benchmarking pode significar ‘ponto de referência’. Trata-se de um processo minucioso de pesquisa, naturalmente entre empresas do mesmo setor. Dentro deste processo, analisa-se a concorrência para aferir o desempenho de produtos, processos, serviços, vendas, entre outros indicadores. Em alguns casos, nem precisa ser do mesmo segmento de atuação, basta que que o parâmetro seja interessante para metrificar a abordagem da empresa analisada.

Alguns pontos interessantes nestes parâmetros são análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas. Por isso, para se compreender o mercado, é fundamental que se analise os dados coletados com embasamento. Mais que isso, saber em quais pontos estas informações podem – e devem – auxiliar no processo de crescimento da sua empresa.

Conheça os tipos de Benchmarking

  • Benchmarking de cooperação: quando duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações de seus processos. Ou seja, trocar experiências. Também pode ocorrer entre uma empresa “mãe”, que abre suas portas para demonstrar alguns processos a outra. Um grande benefício é quando empresas trocam informações sobre diferentes setores que funcionam bem;
  • Benchmarking competitivo: foco total na análise das práticas da concorrência, visando a superar outros empreendedores. É a análise de concorrência mais difícil de ser realizada, tendo em vista que estas informações não são tão facilmente acessadas;
  • Benchmarking genérico: Já o benchmarking genérico é aplicável quando há processos semelhantes, ainda que não disputem mercado. Em alguns casos, inclusive, nem criam o mesmo produto. No entanto, a comparação é válida para encontrar pontos de melhoria;
  • Benchmarking funcional: nesse caso, o que é comparado é o processo de trabalho entre as organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes;
  • Benchmarking interno: busca pelas melhores práticas adotadas dentro da própria empresa, seja qual for seu porte. Pode-se comparar filiais, ou mesmo diferentes departamentos que desenvolvem metodologias processuais;

Prós e contras

Mesmo com tantos pontos favoráveis que já listamos por aqui, não tem só coisa boa no benchmarking. Confere essa tabelinha:

VANTAGENSDESVANTAGENS
Qualificação do autoconhecimento, aprimoramento de processos e práticas empresariaisProcessos que funcionam em outras empresas, mas não se adaptam ao seu negócio
Potencializa os Objetivos SMART, já que se tem informações de empresas que os alcançaramAlcance limitado para aplicação de benchmarking interno
Conhecimento de mercado, analisando os grandes players do segmentoAdotar processos de empresas concorrentes e perder – ou não encontrar – sua própria identidade
Busca constante por redução de custos, produtividade e maior margem de lucroGastos excessivos – de tempo e recursos – em concorrentes

Cases de sucesso

Ao longo dos anos, diversas técnicas de Benchmarking foram desenvolvidas. Inclusive atualmente, nas redes sociais, o Benchmarkig Digital cresce cada dia mais. Para você se inspirar, vamos trazer alguns exemplos de como empresas cresceram ao analisar seus concorrentes.

Xerox

Caso emblemático, o Benchmarking da fabricante norte-americana é pioneiro. E muito – muito mesmo – agressivo. Sinônimo de fotocópia, no final dos anos 70 a empresa colocava seus engenheiros para desmontar produtos de empresas concorrentes, principalmente as japonesas Nashua e Canon. A ideia era compreender como elas conseguiam vender suas máquinas a preços bem mais baixos do que os seus.

Xerox: exemplo de Benchmarking
Primeira máquina laser da Xerox.

Coca-Cola

Agora você deve estar pensando: mas uma empresa como a Coca precisa disso para combater a Pepsi? A resposta é NÃO! A Coca-Cola não aplicou essa técnica para analisar seus concorrentes diretos dentro do mercado. Lembra quando citamos que às vezes o benchmarking é feito de forma indireta? Este é o caso!

Coca Cola: exemplo de Benchmarking

A gigante mundial, de fato, não tem concorrentes no ramo dos refrigerantes. Pois na verdade a concorrência está em produtos que solucionam os mesmos problemas que os refris: refrescância e energia. Assim, foi necessário analisar fabricantes de café e picolés/sorvetes. Portanto, olhos também nos periféricos!

RESUMO

Não pense que Benchmarking é cópia. Nem se sinta culpado por olhar para “a grama do vizinho”. Benchmarking é encontrar os pontos mais fortes dos melhores do seu mercado e focar em atingi-los e superá-los. Enxergue as falhas de seus rivais e compreenda os motivos, aprendendo com os erros dos outros.


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