O Instagram Shopping surgiu com tudo para alavancar as vendas de produtos pelo app. Se você trabalha com vendas de produtos e ainda não usa a “sacolinha”, está perdendo tempo – e dinheiro.
Há alguns anos, quando falávamos em venda online, tudo nos remetia a e-commerce. A única forma de se vender algo pela internet era através de um site próprio ou por meio de marketplaces, entre outras opções de sites. Nos últimos anos, surgiram novos apps e funcionalidades. Desde que o Facebook decidiu compras grandes empresas de tecnologia como Instagram e Whatsapp, novos recursos estão surgindo e, na grande maioria das vezes, fazem com que o usuário não precise sair das suas plataformas para NADA mais.
Falando em negócios, você pode estruturar um esquema de vendas totalmente pensado para estas três plataformas do sr. Mark Zuckerberg. No Facebook, há duas possibilidades, utilizando uma página comercial com um catálogo de vendas ou o ambiente do marketplace. Já o WhatsApp pode ser utilizado de várias formas, sendo uma excelente arma nas ofertas de seus produtos e relacionamento com clientes, principalmente com as funcionalidades do WhatsApp Business.
Instagram Shopping
Além destes, desde 2018 o Instagram oferece a opção Instagram Shopping, onde o dono do perfil oferece seus produtos e pode marcá-los nas postagens. Assim como sempre foi feito ao marcar outros perfis de pessoas que apareciam nas fotos postadas, a “sacolinha” indica um produto e leva o usuário diretamente para a compra.
Agora vamos te ensinar a utilizar esse recurso e bombar suas vendas!
Como habilitar
Antes de tudo, é necessário ter um perfil comercial no Instagram. Feito isso, configure uma loja do Facebook. Sim, os produtos precisam estar vinculados à uma loja do Facebook também. Ele pode ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, por meio das plataformas Shopify ou BigCommerce, ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook. Feito isto, a conta será levada para análise por alguns dias. Quando aprovada, sua conta estará disponível para o Shopping Instagram.
Colocando o Instagram Shopping em prática
Com a sua “lojinha” habilitada, é hora de começar a explorar todos benefícios que este recurso oferece. Começando pela parte técnica e depois explorando as funcionalidades do Insta para divulgar da melhor forma possível.
Ativando a marcação de produtos
Confira o passo a passo para habilitar a função:
- Acesse seu perfil;
- Toque em Começar na parte superior do seu perfil;
- Ou acesse o menu Configurações ;
- Toque em Compras;
- Toque em Continuar;
- Selecione um catálogo de produtos para conectar ao seu perfil comercial;
- Toque em Concluir.
Agora você já poderá marcar os produtos nas postagens, assim como fazia marcando outras contas:
- Configure sua imagem como desejar, sendo imagem única ou carrossel;
- Toque nos produtos que você deseja marcar na foto;
- Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
- Toque em Concluir;
- Toque em Compartilhar.
Lembrando que é possível marcar até cinco produtos por imagem ou vinte por publicações em carrossel.
Divulgação complementar
Mesmo que agora você já tenha sua lojinha no Instagram Shopping funcionando, não pense que somente isso basta para sair vendendo a rodo. É fundamental usar tudo que o Instagram pode te oferecer para divulgação, como o uso das hashtags mais indicadas para seu segmento e seus produtos, por exemplo.
Outro grande aliado ao seu negócio é o Instagram Stories. Utilize o Stories para explicar que os produtos estão disponíveis para vendas. Se você ainda não sabe como, temos um artigo completo para você. Confira:
Existem cada vez mais e melhores opções no mercado digital para alavancar suas vendas. E lembre-se que de nada adianta ter seu Instagram Shopping pronto se não estiver com o catálogo do Facebook e/ou sua loja virtual bem estruturadas para receber o usuário que quiser comprar seus produtos.
Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.