Matriz de Conteúdo: Nunca mais fique sem ideias para seus posts

Com a matriz de conteúdo, você vai melhorar suas ações relacionadas a quaisquer tipos de conteúdo. Como? Descubra qual deles é ideal para cada etapa do processo de decisão.

Sem dúvida, o marketing de conteúdo é vital para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, mas muita gente não consegue obter bons resultados.

Isso acontece porque na maioria das vezes as pessoas pensam que é só criar conteúdo e sair compartilhando. Contudo, é necessário estratégia.

Não basta analisar os conteúdos da concorrência e fazer igual. É importante saber qual tipo de conteúdo criar em cada fase da sua estratégia.

Sendo assim, se você vai começar o marketing de conteúdo ou já implementa, mas sem sucesso, tenha uma matriz de conteúdo.

Por que focar em Marketing de Conteúdo?

Sempre que nós da Gama fazemos o primeiro contato com clientes interessados em estratégia de conteúdo, observamos algo interessante.

Todos já chegam preocupados em criar conteúdos e postar. Dificilmente pensam em criar um plano, alguns sequer sabem o que precisam entregar aos seus prospectos.

É ótimo que estes estejam preocupados em distribuir conteúdos relevantes e ricos de forma profissional, mas se não passarmos a mensagem certa em cada fase de decisão do cliente, não geramos vendas.

Essa mensagem que muitos blogs e empresas da área de marketing digital passam por aí  que trabalhar com conteúdo é simples e fácil é perigosa.

Não deixa de ser, porém, só funciona quando estamos dispostos a criar algo que realmente seja útil.

Logo, com uma matriz de conteúdo você terá uma estrutura sólida  que permitirá a criação de estratégia alinhada com seu público.

Por isso, tenha em mente que é através do conteúdo útil que conseguimos atrair o público e acompanhá-lo por toda sua jornada, até a compra.

O que é Matriz de Conteúdo?

A matriz de conteúdo é uma ferramenta usada no marketing e tem o intuito de organizar as emoções, dores e conhecimentos do cliente em relação à empresa. Além disso, podemos usar a matriz de conteúdo para criar outras formas de contato.

matriz de conteúdo - GAMA
Este é o visual da nossa matriz. Acompanhe as etapas e preencha a sua!

Da mesma forma que o conhecido funil de vendas do inbound marketing, precisamos seguir algumas etapas. São elas:

Entreter 

Localiza-se no canto esquerdo e também na parte superior da matriz de conteúdo e o conteúdo aqui tem foco no reconhecimento da marca.

Ex: vídeos, questionários, jogos e competições;

Inspirar 

Encontra-se na direita e no canto superior. A priori, o objetivo dos conteúdos aqui é inspirar os clientes para o momento da compra.

Ex: a priori, a melhor forma de abordagem é através de depoimentos e resenhas (reviews) de usuários que compraram o produto;

Educar 

Educar, está no canto inferior esquerdo da matriz de conteúdo e os conteúdos também visam gerar reconhecimento para a marca.

Ex: conteúdos racionais como infográficos, pesquisas de tendências, guias com objetivo de reforçar a credibilidade do produto ou da marca;

Convencer

Enfim, temos o quadrante “convencer” no lado inferior direito. Os conteúdos dessa fase têm foco na decisão de compra.

Ex: informações sobre os produtos, demonstrações, formas de uso, etc.;

Sendo assim, cada uma dessas fases possui suas características, objetivos e também define o tipo de conteúdo a ser criado.

Por que ter uma matriz de conteúdo no marketing de conteúdo

A princípio, lembre-se de que o marketing de conteúdo precisa atender a três principais objetivos:

  • Preencher o topo do funil com clientes em potencial;
  • Também acelerar o processo de compra e melhorar as taxas de conversão entre cada as etapas;
  • Por fim, encantar a audiência e transformá-la em divulgadores da marca ou produto;

A saber, sair criando e distribuindo qualquer coisa não vai te levar a alcançar estes objetivos, por isso, você precisa da matriz de conteúdo.

O que saber para criar uma boa matriz de conteúdo?

Para criar uma matriz de conteúdo realmente eficiente, devemos analisar com atenção alguns componentes, então veja quais:

Contexto: investir esforços e tempo em pesquisa e a primeira coisa a fazer é definir sua persona, ou seja, seu cliente ideal;

Objetivo: defina uma meta para cada fase e tenha sempre em mente que o objetivo principal é converter. Ademais, confira algumas das possíveis metas:

  • Aumentar visitas no site e também seguir suas redes sociais;
  • baixar um e-Book e também
  • Compartilhar seus conteúdos; 

Tática: a princípio, pense em como vai distribuir seus conteúdos, ou seja, quais canais vai usar. Blog, redes sociais, YouTube, e-mail marketing, etc.

Conteúdo: qual tipo de conteúdo vai produzir: textos, vídeos, infográficos, reviews, webinars, através de influenciadores…


Após construir sua matriz de conteúdo, ainda é preciso mantê-la atualizada.

Então, gostou desta estratégia e gostaria de implementá-la? Entre em contato com a equipe Gama e comece hoje mesmo!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com