Com a matriz de conteúdo, você vai melhorar suas ações relacionadas a quaisquer tipos de conteúdo. Como? Descubra qual deles é ideal para cada etapa do processo de decisão.
Sem dúvida, o marketing de conteúdo é vital para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, mas muita gente não consegue obter bons resultados.
Isso acontece porque na maioria das vezes as pessoas pensam que é só criar conteúdo e sair compartilhando. Contudo, é necessário estratégia.
Não basta analisar os conteúdos da concorrência e fazer igual. É importante saber qual tipo de conteúdo criar em cada fase da sua estratégia.
Sendo assim, se você vai começar o marketing de conteúdo ou já implementa, mas sem sucesso, tenha uma matriz de conteúdo.
Por que focar em Marketing de Conteúdo?
Sempre que nós da Gama fazemos o primeiro contato com clientes interessados em estratégia de conteúdo, observamos algo interessante.
Todos já chegam preocupados em criar conteúdos e postar. Dificilmente pensam em criar um plano, alguns sequer sabem o que precisam entregar aos seus prospectos.
É ótimo que estes estejam preocupados em distribuir conteúdos relevantes e ricos de forma profissional, mas se não passarmos a mensagem certa em cada fase de decisão do cliente, não geramos vendas.
Essa mensagem que muitos blogs e empresas da área de marketing digital passam por aí que trabalhar com conteúdo é simples e fácil é perigosa.
Não deixa de ser, porém, só funciona quando estamos dispostos a criar algo que realmente seja útil.
Logo, com uma matriz de conteúdo você terá uma estrutura sólida que permitirá a criação de estratégia alinhada com seu público.
Por isso, tenha em mente que é através do conteúdo útil que conseguimos atrair o público e acompanhá-lo por toda sua jornada, até a compra.
O que é Matriz de Conteúdo?
A matriz de conteúdo é uma ferramenta usada no marketing e tem o intuito de organizar as emoções, dores e conhecimentos do cliente em relação à empresa. Além disso, podemos usar a matriz de conteúdo para criar outras formas de contato.
Da mesma forma que o conhecido funil de vendas do inbound marketing, precisamos seguir algumas etapas. São elas:
Entreter
Localiza-se no canto esquerdo e também na parte superior da matriz de conteúdo e o conteúdo aqui tem foco no reconhecimento da marca.
Ex: vídeos, questionários, jogos e competições;
Inspirar
Encontra-se na direita e no canto superior. A priori, o objetivo dos conteúdos aqui é inspirar os clientes para o momento da compra.
Ex: a priori, a melhor forma de abordagem é através de depoimentos e resenhas (reviews) de usuários que compraram o produto;
Educar
Educar, está no canto inferior esquerdo da matriz de conteúdo e os conteúdos também visam gerar reconhecimento para a marca.
Ex: conteúdos racionais como infográficos, pesquisas de tendências, guias com objetivo de reforçar a credibilidade do produto ou da marca;
Convencer
Enfim, temos o quadrante “convencer” no lado inferior direito. Os conteúdos dessa fase têm foco na decisão de compra.
Ex: informações sobre os produtos, demonstrações, formas de uso, etc.;
Sendo assim, cada uma dessas fases possui suas características, objetivos e também define o tipo de conteúdo a ser criado.
Por que ter uma matriz de conteúdo no marketing de conteúdo
A princípio, lembre-se de que o marketing de conteúdo precisa atender a três principais objetivos:
- Preencher o topo do funil com clientes em potencial;
- Também acelerar o processo de compra e melhorar as taxas de conversão entre cada as etapas;
- Por fim, encantar a audiência e transformá-la em divulgadores da marca ou produto;
A saber, sair criando e distribuindo qualquer coisa não vai te levar a alcançar estes objetivos, por isso, você precisa da matriz de conteúdo.
O que saber para criar uma boa matriz de conteúdo?
Para criar uma matriz de conteúdo realmente eficiente, devemos analisar com atenção alguns componentes, então veja quais:
Contexto: investir esforços e tempo em pesquisa e a primeira coisa a fazer é definir sua persona, ou seja, seu cliente ideal;
Objetivo: defina uma meta para cada fase e tenha sempre em mente que o objetivo principal é converter. Ademais, confira algumas das possíveis metas:
- Aumentar visitas no site e também seguir suas redes sociais;
- baixar um e-Book e também
- Compartilhar seus conteúdos;
Tática: a princípio, pense em como vai distribuir seus conteúdos, ou seja, quais canais vai usar. Blog, redes sociais, YouTube, e-mail marketing, etc.
Conteúdo: qual tipo de conteúdo vai produzir: textos, vídeos, infográficos, reviews, webinars, através de influenciadores…
Após construir sua matriz de conteúdo, ainda é preciso mantê-la atualizada.
Então, gostou desta estratégia e gostaria de implementá-la? Entre em contato com a equipe Gama e comece hoje mesmo!