5 tendências em Marketing Digital para 2023

Neste post vamos falar sobre as tendências em marketing digital para 2023. Fique por dentro das novidades e faça seu negócio crescer.

Digital Marketing Trends 2023

O ano já começou e quem não deseja perder espaço no mercado precisa se atualizar e implementar as melhores ações.

Não é novidade que o meio digital sofre transformações o tempo inteiro. No entanto, neste ano as mudanças são ainda mais expressivas e até desafiadoras.

Preparado para saber quais ações serão mais fortes esse ano e quais se alinham e podem ajudar a sua marca? Então, siga lendo o post!

O que considerar ao escolher as tendências em Marketing Digital para 2023?

Definir quais tendências em marketing digital serão mais eficientes em 2023 exige muitas análises. Por certo, você também deve considerar alguns pontos na hora de definir suas ações.

Estamos em um processo constante de mudanças na forma de consumo e a ferramenta que mede isso é o comportamento dos consumidores.

O que as empresas devem fazer? Procurar meios para se adaptar a essa realidade nova e desafiadora e sempre se lembrar de que o marketing possui papel importante no processo.

Que o público está mais exigente, nós já sabemos, mas essas exigências também mudaram nesse pós-pandemia.

Passamos a comprar mais pela internet, pedir delivery e devido às dificuldades na economia, também aprendemos a pesquisar e buscar melhor custo-benefício.

Além disso, existe uma preocupação maior com inclusão, conservação do meio ambiente, sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida.

Com isso, ações com foco na garantia de direitos e iniciativas ESG estão em alta!

5 Tendências Em Marketing Digital Para 2023

Mais do que nunca, o consumidor deve estar como protagonista no processo de compra, por isso, vamos começar as sugestões de tendências em marketing digital com esse tema.

Consumidor como prioridade

O lucro, sem dúvida, continua sendo vital para qualquer empresa, porém, as marcas precisam ter um propósito. Além disso, deve saber como revelar esse propósito ao público.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, essa foi uma forte tendência em 2022. Por certo, isso vai se repetir esse ano.

Mas de qual propósito estamos falando? Em suma, um que vai muito além do aumento dos lucros.

Você deve investir em ações que priorizem o cliente, suas dores e todo o processo de busca por uma solução. Todos os setores da empresa devem se esforçar nesse sentido, inclusive o de marketing.

Conteúdo Gerado Pelo Usuário (User-Generated)

Se antes falamos sobre solucionar o problema do usuário, essa tendência conversa diretamente com a ação. Uma das formas de mostrar ao usuário que a marca o considera parte importante do processo é usando o conteúdo que o mesmo cria e que tem relação com a empresa.

Postar ou compartilhar o conteúdo que seu cliente produz é como dizer: olha, estou te vendo, você é muito importante para mim!

O resultado desse tipo de ação é uma relação íntima e forte entre usuário e marca, o que faz com que o mesmo promova a empresa, além de comprar.

Já imaginou ter centenas de pessoas online criando conteúdo sobre sua empresa, serviços e produtos que você vende? Tudo isso sem que você precise pagar!

Foco na experiência do usuário

Os consumidores já demonstraram que não abrem mão de ser parte importante do processo de compra. Desse modo, se a empresa não o valoriza e o tem apenas como um número, vai ficar para trás.

Embora os chatbots venham fortes em 2023, a experiência humana é quem vai ditar as regras.

Por isso, foque em marketing de conteúdo, inbound marketing e dê aos clientes e clientes em potencial, aquilo que eles desejam.  Crie uma relação mais próxima, respeitosa e prove que sua marca é a melhor opção.

Não se trata apenas de entregar um produto de qualidade, mas de acompanhar o usuário em toda a sua experiência e deixá-lo o mais confortável possível.

Sabia que o marketing de conteúdo com foco em inbound marketing é uma ferramenta muito eficaz? A Gama pode fazer seu planejamento e criar todo o conteúdo necessário.

Tendências Em Marketing Digital – Social Selling

As redes sociais ainda são um local aonde vamos para socializar, mas estes ambientes digitais também se tornaram ótimos canais de vendas.

Uma das fortes tendências em marketing digital nesse ano é o uso dos influenciadores digitais, ou seja, em vez de vendedores correndo atrás de clientes, as empresas devem apostar em influência.

Influenciadores digitais divulgam produtos e incentivam pessoas a visitarem lojas. Os reviews são sua principal ferramenta, logo, as vendas acontecem de forma leve. Tudo o que o consumidor deseja.

Inteligência Artificial e Marketing Interativo

Como falamos anteriormente, é fundamental estabelecer uma relação íntima e forte entre usuário e marca, através de ações humanas. Mas nada o impede de recorrer às utilidades da Inteligência Artificial para auxiliar em diversas frentes de atuação. Inclusive, este assunto foi tema de um artigo aqui do nosso Blog:

Inerente a estas ações, o marketing interativo é uma técnica que, em vez de distribuir conteúdos, foca em dialogar com o público. 

Para isso, exploramos diferentes sentidos humanos e temos muitas ferramentas para isso, por exemplo, quizz interativo, e-Books interativos, jogos, calculadoras, etc.;


Então, o que achou da lista de tendências em marketing digital para esse ano? Conte com a Gama para colocar em prática sua estratégia de marketing o quanto antes. Entre em contato conosco!

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