Você sabe quando usar newsletter, e-mail marketing ou automação?

newsletter subscribing

Newsletter, e-mail marketing ou automação? Quer saber quando usar estas três ferramentas valiosas no marketing digital? A Gama te mostra!

newsletter é uma das alternativas a e-mail marketing ou automação

Não resta nenhuma dúvida de que cada uma dessas estratégias tem seu valor, mas a pergunta que não quer calar é: como e quando usar cada uma delas?

A resposta para essa questão é crucial para o sucesso das suas ações. Isso porque newsletter, e-mail marketing ou automação não podem ser usados aleatoriamente.

Sendo assim, o ideal é conhecer cada um e descobrir como utilizá-las para obter os melhores resultados.

A seguir, você verá a diferença entre estas ações, entenderá quando usá-las e ainda te mostraremos alguns exemplos para implementar ao terminar este post.

Newsletter, e-mail marketing ou automação – veja a diferença

O caminho para saber em quais situações usar newsletter, e-mail marketing ou automação, é saber minuciosamente o que elas são, então, vamos lá!

Newsletter

Em suma, newsletter é um tipo de e-mail informativo onde fazer disparos com recorrência.

Diferente do e-mail marketing, não é usado para oferecer produtos ou avisar sobre promoções. É mais para informar sobre os principais destaques do site, últimas notícias e afins.

Dessa forma, podemos dizer que a newsletter é um modelo de e-mail marketing.

Podemos utilizar esse formato para reforçar a presença da marca ou para aumentar o tráfego de outras páginas da empresa, por exemplo, um blog ou redes sociais.

Criou um post ou artigo que pode ser de interesse do seu público? Então use esse mecanismo para avisar.

Dentre os principais benefícios da newsletter, sem dúvida, manter a marca na mente do consumidor é a principal.

A dica é só enviar conteúdo que realmente agregue valor para o destinatário e evitar o excesso de imagens.

E-mail marketing

Em resumo, podemos considerar o e-mail marketing como qualquer forma de comunicação feita de forma direta, entre empresa e cliente e através de e-mail.

Uma campanha de e-mail marketing pode ser criada em HTML ou texto. Nela, podemos inserir informações sobre produtos, ofertas, conteúdos relevantes, etc.

De modo geral, estas mensagens não são enviadas uma a uma para cada cliente, até porque isso seria extremamente trabalhoso, demorado e em alguns casos, impossível.

E-mail marketing é um ação de comunicação que consegue conectar de forma simples, as empresas com seu público. Embora vivam matando o correio eletrônico, o fato é que mais de 50% dos usuários online ainda o usam.

Tenho a certeza de que você possui pelo menos um endereço de e-mail, não é mesmo?

Segundo dados da Statista, uma das principais empresas de coleta e análise de dados, o número de usuários de e-mail pelo mundo no ano de 2021 era de 4,14 bilhões.

Com base nessa informação, é bem provável que seus clientes em potencial estejam entre estas pessoas.

O insucesso desse tipo de campanha se dá simplesmente pelo fato do mau uso desse meio de comunicação.

Excesso de mensagens, conteúdo irrelevante, desorganizado e pesado…

Para obter sucesso em suas campanhas, saiba que é fundamental apostar em boas práticas e uma das principais é não fazer contato sem consentimento prévio do usuário.

Além de ter um ótimo custo-benefício, apostar nessa ação possui inúmeras outras vantagens. Veja as principais:

  • Segmentação de envio de mensagens;
  • Fácil de começar;
  • Constrói relacionamentos, ajuda a mantê-los e desperta interesse;
  • Permite trabalhar com um público já engajado;
  • Custo mais baixo se comparado a outras ações;

Automação

A principal diferença da automação de e-mail marketing para as outras ações aqui citadas é que as duas primeiras servem para campanhas pontuais, como promoção, aumento de visibilidade de conteúdo, etc.

A automação tem como foco a evolução do lead em sua jornada de compra, ou seja, é uma valiosa ferramenta de vendas.

Em síntese, a automação é tornar os processos mais eficientes. Nesse caso, as mensagens certas são enviadas para um grupo específico, em dias e horários estratégicos.

Conheça algumas vantagens da automação de marketing:

  • Campanhas mais eficazes;
  • Tempo e dinheiro gasto apenas com leads de qualidade;
  • Processo organizado e aumento de produtividade;
  • Taxas de conversão bem mais altas;
  • Retenção de clientes e também o aumento da receita;

Mas qual o momento para apostar em automação?

Bem… se você já cumpre bem as outras etapas do marketing digital, então, é a hora de apostar em automação.

Quer dizer que, se o conteúdo oferecido em seus canais digitais tem qualidade, o SEO está em dia e já existe um fluxo constante de leads, você deve começar com a automação.

Dentre outras coisas, é o momento de implementar ações voltadas para as vendas, então, não podemos perder tempo.

Considerações

Por fim, quando falamos em newsletter, e-mail marketing ou automação, pode parecer que precisamos escolher.

No entanto, devemos utilizar as três em estratégias de marketing digital. A questão aqui é quando usar cada uma.

Além disso, você deve ter observado que sempre chamamos atenção para a importância de conteúdos de qualidade e relevantes. Saiba que se o que você oferece ao seu público não tiver essas duas características, estas três ações não promoverão bons resultados.


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