A analise de desempenho das equipes de marketing e vendas é uma das tarefas mais comuns dessa época do ano. Fazer um levantamento preciso sobre as ações de marketing e vendas é essencial para corrigir rotas e melhorar o desempenho.
E isso é algo cada vez mais natural para profissionais da área. De acordo com o relatório State of Marketing da Salesforce, 78% dos profissionais de marketing de alto desempenho utilizam dados para obter uma visão mais abrangente dos clientes.
Porém, a análise de desempenho não pode ser feita de qualquer forma. É necessário seguir algumas etapas para que essa avaliação seja feita corretamente.
Sendo assim, confira neste artigo do Blog da Gama 3 etapas para analisar o desempenho de marketing & vendas em 2024. Vamos entender quais as principais métricas a serem observadas e que ferramentas podem auxiliar nesse processo.
Boa leitura!
Conhecendo a análise de desempenho de marketing e vendas
Imagino que você já conheça as principais métricas utilizadas para medir o desempenho de marketing e vendas. No entanto, é sempre válido observar novas tendências e insights que podem aperfeiçoar a análise.
Ao longo de 2024 houve o surgimento de novos critérios para a análise de métricas, Alguns dos fatores que influenciaram para isso foram a adoção de tecnologias de automação, a crescente importância da personalização da abordagem, além do foco em fidelização de clientes.
Desse modo, o valor do LTV aumentou para muitas empresas que perceberam que manter um cliente satisfeito se torna tão ou mais valioso quanto adquirir novos leads.
LTV, sigla em inglês Valor de tempo de vida, é uma métrica de vendas que calcula o lucro total gerado por um cliente durante o período de contrato ou enquanto continua adquirindo seus produtos e/ou serviços.
Enquanto isso, o marketing passou a considerar métricas de engajamento qualitativo e não apenas o número de curtidas ou compartilhamentos, enfatizando a qualidade da interação. o marketing passou a considerar métricas de engajamento qualitativo e não apenas o número de curtidas ou compartilhamentos, enfatizando a qualidade da interação.
Conheça as 3 etapas para análise de desempenho de MKT & Vendas
Como falamos, é possível estruturar a análise de desempenho de marketing e vendas a partir de algumas etapas. Em 3 passos estratégicos gestores e suas equipes podem traçar um visual completo sobre o que se passou nessas áreas em 2024.
A primeira destas etapas é fazer uma análise de KPIs. Sigla em inglês para Indicador-chave de desempenho, os KPIs medem de forma objetiva qual foi o progresso dos resultados em relação às metas estabelecidas.
Em paralelo a isso, a segunda etapa diz respeito ao desempenho do conteúdo. Aqui vale ressaltar, no entanto, que é preciso olhar para além do engajamento. A análise do desempenho de conteúdo deve levar em conta as estratégias propostas lá no início.
Relacionado a tudo isso está o feedback do cliente. Entender como o seu serviço está impactando na realidade do cliente e oferecer escuta ativa para possíveis problemas é essencial para que a parceria seja de longo prazo.
Pois bem, confira a seguir 3 etapas decisivas para analisar o desempenho de marketing e vendas em 2024.
Etapa 1: Análise de KPI’s
Os KPIs permitem medir, de forma objetiva, o progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Esse primeiro passo facilita a identificação de áreas que precisam de ajustes e os pontos fortes a serem potencializados.
Alguns dos indicadores mais comuns em marketing e vendas:
- Taxa de Conversão;
- Custo por Lead;
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
- LTV (Lifetime Value).
Estes KPIs ajudam a compreender a eficácia das campanhas e o impacto das ações na geração de receita e fidelização de clientes.
Vale lembrar, porém, que não são todas os KPIs existentes que devem ser levadas em conta. É essencial considerar o contexto do negócio e as metas específicas da empresa, sejam elas o aumento da receita, a retenção de clientes ou o fortalecimento da marca.
Ao analisar os KPIs e utilizar estes dados de forma correta, há mais facilidade de alinhar as equipes com base nas metas de negócio.
Na prática: uma baixa taxa de conversão da equipe de vendas é uma métrica negativa, sem dúvidas. Porém, na prática você deve observar se está havendo uma qualificação adequada dos prospects.
Etapa 2: Desempenho de conteúdo (para além do engajamento)
A partir do resultado apontado pelos KPIs, é hora de observar como foi o desempenho de conteúdo ao longo do ano. O marketing de conteúdo é um dos responsáveis por guiar o sucesso das ações de marketing e vendas.
Por isso é importante considerar fatores para além do engajamento. Embora a interação e relacionamento com o público e leads seja algo relevante, estes são fatores ligados a outras questões dentro de uma estratégia.
Sendo assim, uma forma de analisar o desempenho de conteúdo é através de métricas como o tempo de permanência na página, taxa de retorno de visitantes e os comentários qualitativos.
Outra perspectiva possível é a de como o conteúdo atende aos objetivos estratégicos de marketing e vendas. O conteúdo auxiliou na educação do cliente, reduzir objeções ou gerar confiança na decisão de compra?
Com essa visão, é possível entender o impacto real do conteúdo, além de identificar melhorias para tornar as próximas campanhas ainda mais alinhadas às necessidades do público.
Na prática: a análise do desempenho do conteúdo, a partir dos critérios acima, pode ser feita durante a qualificação de um lead, por exemplo. Nesse contexto, busque fazer perguntas que o seu conteúdo responderia, caso o lead tenha tido contato com o material.
Etapa 3: Feedback de clientes
Embora a análise de desempenho precise se guiar pelos dados e métricas coletadas em ferramentas, a percepção dos clientes deve constituir um papel central na avaliação de marketing e vendas.
São os clientes que terão sido impactados pelas estratégias da sua empresa. Essa visão em “primeira pessoa” e ao mesmo tempo externa, acaba gerando insights relevantes para a análise de desempenho.
A coleta do feedback pode ser feita de formas distintas, seja com pesquisas de satisfação por e-mail, formulários ao final do site ou blog ou até mesmo por questionários de pós-venda, aplicados pela equipe comercial.
Outras alternativas incluem plataformas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que permitem coletar e consolidar feedbacks de diferentes canais em um único lugar.
Na prática: o feedback dos clientes deve estar inserido na rotina da equipe, tanto comercial quanto atendimento. A partir de algumas etapas concluídas no projeto, perguntar como está sendo a experiência com o produto/serviço e oferecer uma escuta ativa, buscando de fato entender a dor do cliente e oferecendo soluções.
Bônus: ferramentas para avaliar as estratégias de Marketing & Vendas
Para além de obter dados precisos sobre o trabalho de marketing e vendas ao longo do ano, é preciso saber “entrevistar” os dados. Ou seja, é preciso interpretá-los a partir dos contextos e definir o grau de importância para cada métrica.
Mesmo que estas tarefas já sejam bastante facilitadas pela Inteligência Artificial, o fator humano é que ainda deve fazer a análise final.
Nesse contexto, o mercado de ferramentas digitais oferece há alguns anos uma grande variedade de recursos. Seja através de CRMs como HubSpot e RD Station, ou com plataformas Google, como o Analytics, é essencial definir quais ferramentas irão te auxiliar na análise de estratégias deste ano.
Portanto, confira na lista abaixo algumas plataformas para medir as estratégias de marketing e vendas:
10 ferramentas para análise de desempenho de Marketing & Vendas
- Google Analytics: permite monitorar o tráfego do site, comportamento do usuário, taxas de conversão e identificar as fontes de visitantes que geram mais leads. É uma ferramenta utilizada para análise de desempenho do marketing;
- HubSpot: uma plataforma completa de CRM e automação de marketing, que oferece relatórios de desempenho, gestão de leads e análise de campanhas em uma interface integrada. Tem maior uso no processo de vendas, mas também oferece ferramentas de automação para o marketing digital;
- Salesforce: assim como o HubSpot, o Salesforce é um CRM robusto, que gerencia dados de clientes e pipeline de vendas, com ferramentas avançadas de análise para acompanhar métricas de vendas e oportunidades de crescimento. Apesar da semelhança com o HubSpot, suas funções são mais direcionadas para as equipes de vendas;
- Hotjar: o Hotjar é ideal para entender o comportamento dos usuários, por meio de mapas de calor, gravações de sessão e feedback direto, permitindo ajustes em campanhas e conteúdos de acordo com as interações. A plataforma é essencial para definir estratégias de marketing digital;
- SEMrush: focado em SEO e análise de concorrência, ajuda a monitorar palavras-chave, backlinks e o desempenho de marketing de conteúdo, além de fornecer insights sobre a posição da empresa no mercado. Essa é uma plataforma específica para o marketing digital, principalmente para o marketing de conteúdo;
Conheça mais 5
- Tableau: é uma ferramenta de visualização de dados, transformando informações complexas em dashboards interativos e de fácil compreensão. Amplamente utilizada por empresas de todos os portes, ela permite analisar métricas de marketing e vendas em tempo real, identificar tendências, e tomar decisões mais informadas;
- Monday.com: simplifica a análise de estratégias de marketing e vendas, permite acompanhar métricas-chave como leads, conversões e ROI em tempo real. Suas integrações com ferramentas como Google Analytics e HubSpot garantem dados precisos e atualizados, enquanto automações reduzem tarefas manuais e aumentam a eficiência;
- Atlassian: oferece um conjunto de ferramentas poderosas, como Jira, Confluence e Trello, que auxiliam equipes de marketing e vendas a gerenciar tarefas, acompanhar o progresso de campanhas e monitorar métricas de desempenho em tempo real;
- Answer the Public: para além de entender os trend topics, a Answer the Public é uma plataforma que coleta e organiza dados de pesquisas realizadas no Google, Bing, YouTube, Instagram e TikTok, transformando-os em mapas visuais. Ela apresenta perguntas, comparações e frases relacionadas a palavras-chave, permitindo identificar os tópicos mais pesquisados pelo público, essencial para as estratégias de marketing;
- Chorus.ai: é uma ferramenta de inteligência de conversas voltada para otimizar o processo de vendas. Ela grava, transcreve e analisa chamadas e reuniões de vendas, fornecendo insights detalhados sobre interações com clientes. Além disso, permite treinar vendedores com base em dados reais, alinhando as estratégias às melhores práticas para aumentar as taxas de conversão e fechar negócios com mais eficiência.
Potencialize suas estratégias de marketing e vendas com a Gama
É importante destacar que a análise de métricas e KPIs deve ser feita ao longo de todo o ano. Embora a análise de 12 meses seja o que vai dar uma visão mais ampla das estratégias, o olhar do dia a dia é essencial para entender o contexto dos resultados.
A partir de uma análise completa e detalhada, você e sua empresa podem ajustar e melhorar o plano de ações para o próximo ano.
E é aí que a Gama entra em ação!
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