Data Science e feedback de clientes: como usar os dados para as estratégias de marketing?

Data Science e feedback de clientes: como usar os dados para as estratégias de marketing?

O Data Science e o feedback dos clientes devem ser utilizados em conjunto para o desenvolvimento de estratégias de marketing.

Fala-se bastante no feedback como uma forma decisiva de levar em conta a opinião dos clientes na operação da empresa. No entanto, é preciso dizer que esse feedback pode ser feito de diversas formas, e não apenas com formulários e pesquisas de satisfação.

E nesse sentido, ferramentas de automação e o data science podem ajudar de forma significativa. O teste A/B, por exemplo, ajuda a entender quais são os formatos de conteúdo que têm maior aderência junto ao público.

Desenvolver estratégias baseadas em dados representa também ganhos financeiros. Empresas que empregam personalização baseada em dados geraram de 5 a 8 vezes mais ROI em gastos com marketing, conforme pesquisa da Invesp.

Portanto, neste artigo do Blog da Gama vamos mostrar como é possível traçar metas e estratégias para o marketing e vendas baseada em data science, mas sem deixar de colocar o cliente no centro de toda a operação.

Boa leitura! 🤓

Entre os dados e o feedback de clientes, fique com os dois

Colocar o data science e a observação humana como antagonistas nos processos de marketing e vendas não é algo raro. Acontece que, na prática, estes dois fatores estão cada vez mais alinhados e complementares.

Ou seja, através da análise de dados é possível mensurar e observar o comportamento e preferências dos clientes. E mais do que isso: é possível utilizar ferramentas de automação e inteligência artificial para que o feedback “tradicional” tenha suas informações avaliadas e processadas de forma eficaz.

Na era digital, os clientes deixam informações preciosas em todas as plataformas, desde as redes sociais, sites, e-mails, streamings, lojas e buscadores.

Desse modo, uma empresa que tem o marketing guiado por dados pode obter retornos valiosos sobre o interesse dos clientes, sem que eles forneçam isso de forma direta.

Como utilizar o Data Science para colocar os clientes no centro das estratégias de marketing?

Como sabemos, estabelecer estratégias e metas centradas no cliente envolve compreender as necessidades, preferências e comportamentos do seu público-alvo

Mas afinal, como utilizar os dados para colocar os clientes no centro das estratégias de marketing?

Antes de tudo, é necessário conhecer a fundo o cliente ideal da marca. Construir um ICP e mantê-lo sempre abastecido com novas informações é o pontapé inicial para captar dados e guiá-los de forma correta.

Desse modo, confira nos tópicos abaixo 5 formas de colocar os clientes no centro das estratégias de marketing através do data driven marketing.

1. Conheça o Perfil do Cliente Ideal (ICP)

Os dados fornecidos pelo Perfil do Cliente Ideal, ou ICP, estão no eixo central de qualquer estratégia de marketing e vendas. Embora já seja um clássico, o ICP deve evoluir conforme as mudanças nas necessidades e comportamentos dos clientes. 

Para isso, integre dados históricos, dados de CRM e feedbacks recentes, refletindo preferências atuais e os desafios do cliente

Através de um ICP consistente e atualizado, você consegue orientar a criação de campanhas e o desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam efetivamente às demandas dos clientes.

2. Mapeie a Jornada do Cliente

    Na medida em que conhece todas as características do seu cliente ideal, é possível mapear toda a sua jornada até a decisão de compra.  E os dados podem ser utilizados para identificar as atividades dos clientes em cada uma destas etapas.

    Por exemplo, no início da jornada, quando o cliente está na fase de descoberta, os dados podem revelar quais conteúdos capturam melhor sua atenção. Já nas fases de consideração e decisão, as métricas de engajamento e as taxas de conversão ajudam a avaliar quais estratégias motivam o cliente a avançar no processo de compra.

    Sendo assim, o mapeamento permite entender as principais dores e motivações do cliente em cada etapa, ajustando as campanhas para oferecer soluções direcionadas e relevantes em cada fase da jornada.

    3. Defina Objetivos SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais)

      Para além de compreender o comportamento do cliente em suas interações com a marca, o data driven marketing auxilia a definir e ajustar as metas de marketing e vendas.

      A definição dos objetivos SMART permite que se estabeleça metas claras e baseadas em dados, para que o impacto das estratégias possa ser medido e ajustado. 

      Um exemplo de como isso pode ser aplicado é um objetivo SMART de  “aumentar em 20% a taxa de retenção de clientes até o final do ano”, com foco em ações personalizadas baseadas no ICP. Com um conhecimento mais detalhado sobre o cliente e suas preferências, torna-se mais razoável definir e alcançar tais objetivos.

      4. Implementação Contínua de Testes A/B

        Outra forma de conseguir o feedback do cliente com o uso da ciência de dados é com a implementação contínua de Testes A/B. Mesmo que já sejam consolidados no inbound marketing, os testes A/B podem se tornar ainda mais relevantes.

        Com o uso da ciência de dados, é possível adotar uma análise preditiva robusta nos testes. Ou seja, ao analisar dados históricos e detectar padrões, os algoritmos conseguem prever qual tipo de conteúdo ou layout terá maior probabilidade de engajamento nos próximos testes. 

        Essa agilidade possibilita que as campanhas sejam ajustadas proativamente, com base em tendências observadas, transformando os testes A/B em uma prática de aperfeiçoamento constante.

        5. Invista em Canais de Suporte e Relacionamento

          O relacionamento direto com os clientes ainda segue relevante para construir estratégias de marketing centradas no usuário. Por isso, vale a pena investir em canais de suporte e relacionamento, para que haja um contato mais direto e facilitado.

          Antes de mais nada, é essencial identificar quais são os canais preferidos dos seus clientes, para que você possa investir os melhores recursos nestas plataformas. Com isso, garanta que os atendimentos sejam rápidos, oferecendo respostas precisas e customizadas. 

          Esse trabalho pode ser facilitado pela automação, como chatbots. Porém, é importante que haja uma transição fluida para o atendimento humano quando necessário.

          Seja Data Driven com a Gama

          Basear as ações de marketing e vendas em dados e estatísticas deixou de ser apenas um diferencial. O Data Driven Marketing se tornou uma necessidade, sob o risco de perder a relevância no mercado. 

          Porém, é possível utilizar o Data Driven Marketing para potencializar seus pontos fortes e aumentar a capacidade de operação no mercado. 

          É aí que a Gama entra em ação!

          Através de profissionais especializados no uso de dados e com o suporte das melhores ferramentas do mercado, entregamos as estratégias adequadas para transformar o conteúdo no seu principal aliado para vender mais, melhor e com continuidade.

          Fale com nosso especialista e VAMOS COM TUDO! 🚀 

          Menos discurso, mais resultado!

          Alinhe seus times de vendas e marketing para impulsionar resultados, otimizar processos e aumentar suas vendas com mais estratégia e eficiência.

          PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
          Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
          Gama Marketing
          Privacy Overview

          This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.