Estender o time de profissionais têm sido usado como uma forma de solucionar necessidades específicas do negócio.
Áreas que não fazem parte da atividade-fim da empresa, mas que influenciam nos resultados, acabam muitas vezes não tendo os recursos necessários para entregar o desempenho que se espera.
E não se trata apenas de recursos financeiros. De acordo com a pesquisa “Status do Marketing B2B”, realizada pela Intelligenzia, mesmo com o aumento da verba, 55,7% das empresas não têm certeza sobre o cumprimento das metas de marketing no último ano.
Isso destaca que o sucesso de marketing e vendas depende muito de um processo de trabalho sólido, o que muitas vezes é possível apenas com parcerias externas. Através de uma agência de marketing, por exemplo, pode-se desenvolver projetos e obter uma visão mais transparente da operação do que em uma equipe interna.
Portanto, neste artigo do Blog da Gama vamos abordar sobre como estender o time de marketing e vendas através de parcerias externas. Esse é um movimento que pode trazer resultados mais satisfatórios e melhor custo-benefício para a operação da empresa.
Boa leitura! 🤓
Estender o time: o que isso significa?
Para entender da melhor forma como isso pode potencializar os resultados da equipe interna, vamos explicar aqui o que é a extensão da equipe.
A extensão da equipe por meio de parcerias externas é uma estratégia que permite a uma empresa integrar profissionais ou equipes especializadas em suas operações, sem a necessidade de contratações internas.
Em muitos lugares é possível encontrar esse conceito associado ao Outsourcing, que na tradução significa terceirização. Porém, há algumas diferenças importantes entre estes dois formatos.
O outsourcing foca na delegação total das tarefas para um agente externo, enquanto a extensão de equipes é um reforço para complementar as capacidades internas, mantendo o controle estratégico com a empresa.
Para nós, da Gama, os profissionais externos e internos atuam de forma homogênea, com um processo de trabalho transparente e com metas em comum.
Principais características da extensão de equipes
- Complementação da equipe interna: profissionais externos atuam como parte integrada do time, reforçando capacidades específicas;
- Controle estratégico: a empresa mantém a gestão e o direcionamento das atividades;
- Especialização: acesso a profissionais qualificados e experientes para projetos específicos;
- Integração direta: os colaboradores externos trabalham alinhados com os fluxos e a cultura interna da empresa;
- Foco no core business: libera a equipe interna para atividades estratégicas enquanto especialistas lidam com demandas técnicas.
Mas afinal, porque estender o time com parcerias externas?
Mesmo que a ideia de estender o time de marketing e vendas com parcerias externas já lhe pareça interessante, é possível que ainda esteja se perguntando se esse é um movimento que vale a pena ser feito.
Desse modo, há algumas razões que podemos lhe mostrar para justificar esse investimento para a sua empresa.
Um dos motivos para estender a equipe de marketing e vendas através de parcerias externas é o fácil acesso à especialistas. A agência terá profissionais com experiência desde o design gráfico até o desenvolvimento do ICP e presença digital.
Ainda nesse contexto, a parceria externa é uma opção que oferece um custo-benefício interessante. Realizando o investimento financeiro, há uma equipe já estruturada, com ferramentas adequadas para entregar o melhor resultado, sem que isso demande ajustes na operação interna do negócio.
Além disso, outro motivo que vale ser destacado é a escalabilidade das equipes. Na medida em que aumentam as demandas e se projeta novas ações, é possível fazer isso sem burocracia, apenas ajustando o fluxo de trabalho entre as equipes.
Confira nos tópicos a seguir porque investir na extensão do time de marketing e vendas é a opção adequada:
Especialistas na operação do negócio
Contar com profissionais especializados em marketing e vendas é especialmente importante no contexto de transformação digital. Novas ferramentas, como a IA Generativa, podem oferecer oportunidades de negócios que antes não existiam e que só podem ser exploradas através de um conhecimento técnico na área.
Portanto, esses profissionais trazem expertise acumulada em projetos variados e conhecimento atualizado sobre tendências, permitindo que estratégias sejam ajustadas com mais precisão.
Essa expertise de mercado permite que sua equipe interna focar no core business, enquanto especialistas conduzem ações de marketing e vendas de alta performance, elevando os resultados de forma mensurável.
Otimização dos recursos da empresa
Eficiência e uso consciente dos recursos costumam andar de mãos dadas. Ou seja, uma área da empresa que é eficaz na sua atuação, tende a não desperdiçar recursos, sejam eles financeiros, tecnológicos ou humanos.
Nesse contexto, contar com parceiros externos para estender o time é uma escolha eficaz e com ótimo custo-benefício. Estudos da Deloitte mostram que o outsourcing pode reduzir custos operacionais em até 30%, em especial nos setores tecnológicos.
Além disso, a utilização de profissionais externos garante acesso a ferramentas e tecnologias personalizadas para a necessidade que a sua empresa apresenta.
Marketing e vendas escaláveis
Escalar uma área ou equipe da empresa não é necessariamente aumentar o número de funcionários, embora seja necessário em muitos casos. Um time escalável pode ser considerado aquele que tem capacidade de fazer entregas mais complexas e desenvolver diferentes projetos, de acordo com o que pede o contexto da empresa.
Desse modo, parcerias externas permitem escalar operações de forma ágil e eficiente. De acordo com pesquisas da Gartner, em 2025 80% das interações de vendas B2B serão realizadas através de canais digitais.
Esses números demonstram que é essencial não apenas contar com uma equipe robusta e especializada no mercado digital, mas que também consiga expandir o volume da operação.
Estenda sua equipe de marketing e vendas com a Gama!
Independente da área de negócios, o marketing e as vendas são pilares essenciais para a empresa se manter atenta às novas oportunidades que o mercado oferece. Ao mesmo tempo, construir estas duas áreas de forma interna dispõe de recursos humanos e financeiros, além das incertezas sobre o retorno que essa operação trará.
Levando em conta tudo isso, estender ambas as equipes com o suporte de uma agência de marketing e vendas é o caminho mais adequado.
E é aí que a Gama entra em ação!
Temos soluções personalizadas para atender necessidades de marketing e vendas, atuando de maneira sincronizada com a equipe interna. Desenvolvemos todo o projeto, sempre levando em conta o perfil da sua empresa e os objetivos que pretende alcançar no médio e longo prazo.
Fale com nosso especialista e VAMOS COM TUDO! 🚀