Um produto para cada objetivo: soluções de marketing e vendas que resolvem problemas da sua empresa

Uma solução para cada objetivo: soluções de marketing e vendas que resolvem problemas da sua empresa

Cada uma das soluções de marketing e vendas atendem diferentes problemas da sua empresa.

As áreas de marketing e vendas têm um nível de personalização cada vez mais elevado. Nesse sentido, as estratégias para obter leads qualificados não são as mesmas utilizadas para identificar o público-alvo, por exemplo.

E definir as melhores estratégias para o marketing parece ser um desafio constante para as empresas. De acordo com pesquisa realizada pela Web Estratégica, 50% das empresas têm dificuldades para identificar quais são as melhores estratégias de divulgação para os negócios na internet. 

Objetivos como “vender mais” e de “ser mais notado no ambiente digital”, costumam guiar os investimentos nestas áreas.

Mas afinal, que tipo de solução se encaixa melhor nas necessidades e objetivos da empresa? Neste artigo do Blog da Gama vamos explorar como identificar as necessidades de marketing e vendas e que soluções podem resolver essas questões.

Boa leitura! 🤓

Como identificar as necessidades das equipes de marketing e vendas?

Antes de escolher qualquer solução, é fundamental compreender os desafios enfrentados pelas equipes de marketing e vendas. E mais do que isso, é necessário ter em perspectiva quais são os objetivos no médio e longo prazo.

O estudo “O Status do Marketing B2B na América Latina”, realizado pela Intelligenzia, aponta alguns dos principais objetivos das empresas para 2025. Entre as principais prioridades estão a aquisição de novos clientes (65%), a melhoria da experiência do cliente B2B (61%) e o fortalecimento do branding (47%). 

Levando em conta que 55% destas empresas devem aumentar o orçamento do marketing para este ano, há uma clara necessidade de buscar por soluções que entregam esses objetivos.

No entanto, como saber que soluções podem ajudar no alcance destes objetivos? Listamos abaixo formas de realizar essa avaliação na sua empresa:

  1. Analise o desempenho atual: observe o desempenho dos KPIs de marketing e vendas, como taxa de conversão, número de leads gerados, ROI de campanhas e duração do ciclo de vendas. Esses dados ajudam a entender onde estão os gargalos da operação;
  2. Ouça suas equipes: dialogue com os profissionais de marketing e vendas para entender suas dificuldades diárias. Perguntas como “O que impede você de alcançar seus objetivos?” podem revelar problemas estruturais ou tecnológicos;
  3. Mapeie a jornada do cliente: identifique os pontos de contato do cliente com sua marca e avalie a eficiência de cada etapa. Onde há perda de leads ou oportunidades?
  4. Leve em conta a integração de equipes: para atingir os objetivos, é essencial que as áreas de marketing e vendas trabalhem de forma alinhada. Um desalinhamento pode indicar a necessidade de soluções de integração.

Quais soluções de marketing e vendas atendem seus objetivos? Conheça algumas delas

Considerando os resultados da análise que mencionamos acima, o momento agora é de buscar soluções no mercado que supram tais carências. 

Entretanto, que soluções de marketing e vendas são essas?

Pois bem, quando se fala em ter mais presença no ambiente digital e obter engajamento e fortalecimento da marca, a solução mais apropriada é o Inbound Marketing. No entanto, se o objetivo é potencializar as ações da equipe de vendas, o Outbound e o Playbook de vendas surgem como as principais opções.

No entanto, cabe ressaltar que essa é uma análise preliminar. Ou seja, é preciso que seja feito um diagnóstico aprofundado na operação do negócio e, a partir disso, se encontre a solução que atenda os objetivos de forma prática.

Portanto, confira nos tópicos a seguir algumas das principais soluções que podem auxiliar nos objetivos do seu negócio.

Inbound Marketing para implementar uma presença digital eficaz

Para quem deseja encontrar novos clientes através do relacionamento nas redes sociais, o Inbound Marketing está entre as melhores alternativas. Trata-se de uma estratégia que proporciona planejamento e controle para sua relação com clientes e potenciais clientes. 

Utilizando canais digitais para atrair visitantes, converter leads e transformar esses leads em clientes, essa estratégia também foca em fidelizar e encantar os clientes para que promovam a marca espontaneamente.

Todo esse processo é feito por meio de conteúdos e materiais relevantes, eliminando a resistência esperada em um primeiro contato. Assim, a empresa inicia uma relação de forma positiva, agregando muito valor ao futuro cliente.

No entanto, mesmo que o principal objetivo do Inbound Marketing seja aumentar as vendas, a estratégia vai muito além disso, pois é essencial para gerar autoridade junto ao público.

Tráfego pago para potencializar o alcance e visibilidade da marca

Embora as estratégias de tráfego orgânico entreguem bons resultados de alcance e engajamento, é o tráfego pago quem potencializa estas estratégias. 

Essa abordagem é fundamental para empresas que buscam aumentar rapidamente a visibilidade e alcançar seu público-alvo de maneira eficaz. Diferente do tráfego orgânico, que é realizado através de técnicas de SEO e marketing de conteúdo, o tráfego pago é obtido por meio de anúncios pagos em diversas plataformas.

Dentre estas plataformas estão Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, que oferecem ferramentas de segmentação poderosas para atingir seu público com precisão.

Vale a pena ressaltar que o planejamento de tráfego pago deve envolver o direcionamento para um canal estruturado da empresa. Ou seja, que tenha sido pensado e desenvolvido com conteúdos que dialogam com o tema do patrocínio.

Playbook de vendas para ajustar a operação comercial

Embora bons profissionais sejam essenciais para o sucesso de qualquer área, ter processos bem definidos e um manual de práticas é o que vai guiar resultados constantes.

Nesse contexto, o Playbook de vendas é um guia prático que documenta processos, melhores práticas, estratégias e táticas. Através desse documento a equipe de vendas tem condições de fechar negócios de maneira eficiente e eficaz.

Por exemplo, se um vendedor enfrentar uma objeção, como a questão de preço, o playbook oferece orientações para contornar esses impasses de forma persuasiva, fornecendo sugestões de argumentos para esses momentos.

Além de ser uma importante ferramenta para ajudar a equipe de vendas no fechamento de negócios, o Playbook também fornece suporte na qualificação de leads e identificação das melhores oportunidades.

Outbound para fazer busca ativa de oportunidades

Assim como mencionamos em outros tópicos, o objetivo central de qualquer solução de marketing e vendas é gerar vendas e resultados. Porém, o Outbound é a solução que se concentra em obter clientes de maneira ativa.

Diferente do Inbound Marketing, onde os clientes vêm até você, no Outbound Marketing, sua empresa vai atrás dos clientes. Através de um mapeamento do mercado se identifica quais negócios e profissionais se encaixam nos produtos e serviços fornecidos. 

A partir disso é realizada uma abordagem direta, que envolve e-mails, ligações, interação no LinkedIn e reunião. 

Para além de prospectar clientes do “zero”, o modelo de abordagem do Outbound ainda potencializa a participação em eventos, uma vez que aproveita o relacionamento já existente e identifica potenciais clientes.

Encontre as soluções de marketing e vendas adequadas para o seu negócio na Gama

Embora seja apenas o primeiro passo para transformar os resultados, identificar as soluções para marketing e vendas é uma etapa essencial. A partir dessa identificação é preciso buscar opções no mercado que atendam os objetivos do seu negócio.

Mas para que elas sejam executadas de maneira eficaz, é indispensável contar com uma equipe renomada no mercado e que considere todas as necessidades do seu negócio.

E é aí que a Gama entra em ação!

Com as soluções da Gama você pode transformar desafios em oportunidades de crescimento, garantindo que sua empresa se destaque no mercado. Fazemos uma análise profunda da sua empresa, para oferecer uma solução que realmente faça sentido.

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