O que fazer após expandir? Como evitar o efeito boomerang no crescimento da empresa?

O que fazer após expandir? Como evitar o efeito boomerang no crescimento da empresa?

O efeito boomerang pode representar problemas como inconsistência no projeto e perda de qualidade nos serviços e produtos.

Conseguir fazer a expansão da empresa para um novo mercado é um feito que deve ser celebrado. Ter concentrado esforços suficientes para que o negócio se mantenha saudável mesmo com o investimento em novas áreas é uma mostra de potencial.

No entanto, mesmo que seja algo a ser celebrado, esse é apenas o primeiro passo para que a empresa se consolide junto ao novo mercado e seu público. Em especial para empresas de pequeno e médio porte, há desafios importantes para serem superados nessa nova fase.

E que desafios são esses, afinal?

O estudo “Sondagem Omie das Pequenas Empresas”, realizado pela Omie, revela alguns dos desafios para crescer que pequenas empresas encontram. Conforme a pesquisa, fatores como “alto custo com mão de obra” e “elevada competitividade no segmento” lideram a lista, com 48% e 41%, respectivamente.

Dessa forma, o artigo de hoje do Blog da Gama vai trazer insights sobre como evitar o “efeito boomerang” no crescimento da sua empresa. Além disso, nos próximos tópicos você pode conferir informações e dicas sobre o que fazer após expandir a operação.

Boa leitura!🤓 

Entendendo o que é o efeito boomerang

Para que possamos seguir esse conteúdo de maneira mais clara, vamos explicar aqui o que é esse efeito e como ele pode ser gerado.

Pois bem, o termo “efeito boomerang” ilustra uma situação onde os esforços de crescimento de uma empresa acabam gerando problemas na operação ao invés de impulsionar o sucesso e a atuação em novos mercados.

Essa situação pode ser causada por diferentes fatores e comprometer a estabilidade da empresa. Nesse contexto, entre as principais causas está o planejamento de expansão inadequado, gerando estratégias pouco efetivas e uma má distribuição de recursos

Ou seja, na medida em que se alcança novos mercados e públicos, é necessário entregar novos valores, diferenciar a marca. Conforme aponta a 28ª CEO Survey, da PwC, 64% dos CEOs em âmbito global relatam ter adotado pelo menos uma ação para mudar a forma como suas empresas criam, entregam e capturam valor.

Outro fator relevante é a diluição da cultura organizacional. O crescimento acelerado pode comprometer os valores e a identidade que fizeram a empresa prosperar inicialmente, impactando a motivação da equipe e a experiência do cliente. 

O que pode causar o efeito boomerang?

  • Adaptação do Produto/Serviço: a entrada em novos mercados exige ajustes na oferta para atender melhor às necessidades do público. Pesquisas e MVPs são fundamentais para avaliar a aceitação antes do lançamento;
  • Conhecimento de Mercado: compreender o público e a concorrência é essencial para uma expansão bem-sucedida. Estudos detalhados ajudam a embasar decisões estratégicas e evitar riscos desnecessários.
  • Reestruturação Organizacional: a expansão demanda ajustes internos, como a contratação de novos talentos e a requalificação da equipe para atender às novas necessidades do negócio.
  • Estratégias de Comunicação e Marketing: a comunicação precisa ser ajustada para engajar diferentes públicos, mantendo a identidade da marca e transmitindo valor de forma eficaz.
  • Gestão Financeira: o crescimento traz novos custos e desafios financeiros. Um planejamento sólido e reservas estratégicas são essenciais para garantir a sustentabilidade.

Como evitar o efeito boomerang na sua empresa?

A mesma pesquisa da PwC que mencionamos anteriormente aponta que, no Brasil, 45% das empresas começaram a competir em pelo menos um novo setor nos últimos cinco anos

E mais: mesmo que em muitos casos a expansão esteja na fase inicial, para 39% das empresas já representa 20% ou mais da receita no período.

Portanto, esse movimento aponta que o mercado oferece ao mesmo tempo um grande leque de oportunidades e uma concorrência acirrada. Então, para evitar o efeito boomerang, é necessário fazer uma expansão sólida e coesa, onde todas as áreas da empresa acompanhem o movimento e se adaptem à nova realidade.

Nos tópicos a seguir vamos trazer ações práticas que, se observadas no processo de expansão do negócio, podem evitar o efeito boomerang:

1. Planejamento estratégico contínuo

    É chavão falar que o planejamento é um pilar no crescimento de qualquer empresa. No entanto, o planejamento estratégico deve ser um processo contínuo, permitindo que a empresa ajuste suas ações conforme a necessidade. 

    Isso inclui reavaliar constantemente as metas e definir planos de curto, médio e longo prazo, a fim de garantir um crescimento sustentável. Além disso, é importante considerar diferentes cenários e riscos, permitindo que a organização se antecipe a desafios e desenvolva estratégias de mitigação eficazes. 

    A partir de um planejamento detalhado a empresa terá subsídios para agir em situações onde o plano não sai como deveria ou novas metas precisam ser incluídas.

    2. Preservação da cultura organizacional

      A expansão para um novo mercado é muito mais do que conquistar novos clientes ou lançar produtos. Todo esse processo inclui, por exemplo, novos profissionais, gestores e até mesmo modelo de trabalho.

      Toda essa mudança pode gerar desafios na preservação da cultura e valores que formam a identidade da marca. Para evitar isso, é essencial manter uma comunicação clara e aberta, garantindo que os valores da empresa sejam reforçados constantemente. 

      Criar processos estruturados de integração para novos colaboradores também é fundamental para que eles absorvam rapidamente a identidade da organização. 

      3. Treinamento e desenvolvimento

        Se encontrar profissionais qualificados para as novas posições da empresa é um dos desafios para evitar o efeito boomerang, invista no treinamento e qualificação daqueles que já estão na empresa. 

        Investir em treinamentos contínuos permite que os profissionais já ambientados na empresa desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais. Sendo assim, além de facilitar a ocupação de novos cargos, também é uma forma de valorizar o quadro de trabalhadores atual e reforçar a cultura organizacional. 

        Além disso, estimular a liderança interna fortalece o espírito de equipe e cria um ambiente favorável à inovação e ao aprendizado constante.

        4. Monitoramento e ajustes constantes

          Acompanhar de perto os resultados da expansão é crucial para garantir que a empresa esteja seguindo na direção certa. Inclusive, essa é uma etapa que deve ser feita em paralelo ao planejamento estratégico contínuo.

          Utilizar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), por exemplo, permite uma análise detalhada do progresso, identificando pontos de melhoria e oportunidades de ajuste. 

          Ajustes constantes garantem que a empresa permaneça ágil e flexível, mantendo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

          5. Gestão financeira sustentável

          Investir em novos recursos e expandir a operação não pode significar irresponsabilidade financeira. O crescimento de uma empresa deve ser acompanhado por uma gestão financeira sólida. 

          Para isso, é essencial controlar custos, manter um fundo de emergência e evitar investimentos arriscados para garantir a estabilidade do negócio. Esse cuidado com os investimentos realizados permite que a empresa priorize ações que realmente contribuam para o crescimento sustentável da operação. 

          Além disso, um planejamento financeiro eficiente reduz riscos e garante que a empresa tenha recursos disponíveis para enfrentar períodos de incerteza, consolidando seu posicionamento no mercado

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          Por mais desafios que a expansão para novos mercados possa trazer, esse é um movimento essencial para explorar novas oportunidades e públicos, além de ser uma forma de captar novas receitas.

          Desse modo, para que o efeito boomerang não seja um risco real para a sua empresa e que o caminho seja sempre aumentar a operação, é necessário contar com o suporte de profissionais e parceiros que conheçam sobre os negócios que você opera e quais estratégias são mais adequadas para cada objetivo.

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