Como o Inbound Marketing aumentou leads nas clínicas odontológicas

Impulsionando a Sorrifácil com estratégias de marketing digital eficazes para atrair mais leads nas clínicas odontológicas.

Se proporcionar sorrisos é uma forma de conquistar o seu cliente, a Sorrifácil leva ao pé da letra este lema.

Porém, não basta somente executar um ótimo trabalho em suas clínicas odontológicas, é fundamental que, cada vez mais, as pessoas sejam impactadas pelas soluções oferecidas pela rede.

Assim, para se obter esse alcance ampliado e atingir mais possíveis pacientes, o marketing digital funciona como a ferramenta ideal, apresentando soluções das mais diversas a quem procura tratamentos ou procedimentos odontológicos.

Nos últimos anos as ofertas que envolvem marketing, especialmente digital, aumentam constantemente. No entanto, a qualidade de entrega muitas vezes não acompanha esse volume.

Não foi diferente com a Sorrifácil, uma importante escola de negócios do Rio Grande do Sul. A marca se define como um centro de formação executiva com foco em liderança e inovação, e justamente por isso precisava desenvolver uma estratégia que acompanhasse o seu reposicionamento de mercado.

Portanto, acompanhe a partir de agora um pouco mais de como foi toda a construção desse projeto!

O desafio que encontramos

A Sorrifácil procurou a parceria com a Gama visando ao desafio de ampliar a quantidade de consultas marcadas, mediante a geração de novos leads qualificados. Estrategicamente, o trabalho foi realizado em unidades localizadas em quatro cidades gaúchas: Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

Mesmo com o sucesso já consolidado da marca Sorrifácil, a maioria das consultas ainda não era proveniente do ambiente digital, o alcance das redes sociais ainda era incipiente e o controle entre a conexão do digital com as marcações de agenda vulnerável.

Além do objetivo final de gerar leads qualificados que pudessem agendar novas consultas, outro desafio também foi estabelecido: desenvolver identidades visuais únicas para cada unidade nas redes sociais, sem fugir do MIV da Sorrifácil.

O compromisso firmado

Com um planejamento que integra marketing e vendas, a Gama desenvolveu um fluxo trimestral para gerar agendamentos qualificados nas clínicas da Sorrifácil.

Assim, a equipe analisou o mercado de cada unidade, considerando a dinâmica das equipes, calendários municipais e objetivos das lideranças para uma implementação eficaz.

Com isso, seguimos os seguintes passos principais para uma implementação completa com a Sorrifácil:

  • Desenvolvimento de estratégia e operação de inbound marketing
  • Desenvolvimento de landing pages de conversão
  • Desenvolvimento de identidade visual específicas para as unidades de negócio
  • Gestão de canais digitais de relacionamento para as unidades de negócio
  • Avaliação e implementação de ferramentas de apoio para marketing e vendas
  • Estratégia de performance integrando canais entre matriz e unidades de negócio

A estrutura utilizada no projeto

Estas etapas foram possíveis de serem implementadas e controladas a partir de um método que é amparado pelo planejamento.

Ou seja, se o nosso foco é alocar o marketing no nível estratégico da gestão do negócio, a nossa premissa é o envolvimento do nosso time de liderança desde o dia 1 do projeto.

Com líderes em marketing, vendas, operações, conteúdo e projetos, criamos um plano de ação de impacto a curto prazo.

Esse plano guia o desenvolvimento de todas as demais tarefas, sejam elas focadas na criação de uma landing page ou em um contrato de longo prazo. Com o apoio do time operacional, todos os projetos envolvem uma equipe altamente capacitada.

O resultado alcançado

Após o início focado no desenvolvimento da estratégia que aproximou marketing e vendas, ativamos os funis para que a marca tivesse ganhos representativos a partir de campanhas pagas. Portanto, com novos canais sendo explorados, isso ocorreu de forma direta no curto prazo.

Integrado às redes sociais e à identidade visual da marca principal, foram feitas ações táticas desde o início da operação, oferecendo desempenho dos seus conteúdos orgânicos e pagos, recriando a dinâmica de comunicação da empresa.

Além disso, a integração dos temas parte de um editorial que envolve o time da empresa com o time de criação de conteúdo, pautando uma série ampla de canais e ações específicas para a marca, mas especialmente para a realidade de cada unidade.

Os números finais

O grande diferencial do trabalho de tráfego pago desenvolvido com cada unidade Sorrifácil trabalhada foi a implementação de Google Ads.

Compreendendo que no cenário da operação era o canal que estava alcançando os leads mais quentes. Além disso, um movimento fundamental para otimização dos resultados foi a integração dos leads, levando-os diretamente para dentro do CRM de cada clínica.

No segundo mês de atuação da Gama, a empresa já identificou queda significativa no custo por lead.

Ademais, aumentamos o percentual de consultas realizadas por lead, em função de utilizar também o Google como um canal de aquisição. No terceiro mês de operação em uma das clínicas, foi alcançada a marca de 35% das vendas serem oriundas do digital.

Assim, veja abaixo o exemplo prático dessa diferença antes e depois da nossa operação junto ao cliente:

  • Antes da Gama: R$ 40,00 POR LEAD
  • Depois da Gama: R$ 18,00 POR LEAD

O diferencial das nossas entregas

Além das entregas envolvendo marketing, garantimos que sua empresa estará investindo em tecnologias disruptivas, que, embora ainda em fase emergente, possuem alto potencial de transformação.

O impacto destas ainda não é de uso cotidiano, estando mais presente em matérias e jornais do que nas aplicações práticas da sociedade. Na Gama, é rotina.

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Não somos agência. Não somos consultoria. Somos operação, execução e entrega — porque somos especialistas em gerar resultados.

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