Olhar para trás e reviver cada etapa da construção da Gama não é apenas viajar no tempo, mas também visitar memórias e se deparar com todos os momentos que fizeram com que a empresa se tornasse o que ela é hoje.
Cada momento, por mais desafiador ou simples que tenha parecido, teve um papel fundamental na construção dessa história. O caminho foi repleto de mudanças, decisões difíceis e, sobretudo, de muito trabalho em equipe.
Desde o primeiro nome que recebeu, até a chegada de novos membros que marcaram momentos de transformação: tudo foi parte de uma história que trouxe a empresa até aqui.
Portanto, no artigo de hoje do Blog da Gama vamos revisitar 11 momentos especiais que marcaram os 11 anos de trajetória, desde o projeto que iniciou a empresa até os novos desafios da atualidade.
Mas afinal, quem é a Gama?
Antes de mergulhar em alguns dos momentos que constroem aquilo que somos e que moldaram nossa trajetória e atuação, vamos explicar um pouco sobre quem é a Gama, afinal de contas.
Pois bem, a Gama é uma empresa de tecnologia que integra vendas e marketing para gerar desempenho comercial para as empresas. Por meio de soluções e metodologias próprias, desenvolvemos estratégias que alinham pessoas, processos e ferramentas, criando uma máquina de crescimento para nossos clientes.
Com um time multidisciplinar completo, atuamos no planejamento, execução e controle das ações, sempre com foco em resultados reais.
Desde a sua fundação, a Gama tem buscado inovar e se adaptar às necessidades do mercado, sempre com o objetivo de entregar soluções eficazes e impactantes.
Acreditamos que a integração entre vendas e marketing é essencial para o sucesso das empresas, e é com base nesse princípio que construímos nossa trajetória e continuamos a evoluir.
11 momentos que marcaram a trajetória da Gama
Ao longo da nossa trajetória, a Gama viveu uma série de momentos marcantes que foram fundamentais para moldar a empresa que somos hoje. Cada um desses episódios foi essencial para consolidarmos nossa identidade e crescermos com propósito.
Eles representam mais do que simples marcos temporais: são símbolos da nossa evolução, onde decisões estratégicas, parcerias e mudanças de direção se uniram para nos levar ao próximo nível.
Esses momentos refletem nossa capacidade de adaptação e busca constante por excelência, enfrentando obstáculos e aproveitando oportunidades que surgiram no caminho.
Conheça um pouco mais da história de 11 desses momentos fundamentais, que, juntos, formam o alicerce da Gama.
1. Um patrocínio para o Índio
O processo de busca por um patrocínio para o Aimoré surgiu de uma oportunidade estratégica. O Índio Capilé estava de volta ao Gauchão depois de 19 anos longe da elite do futebol gaúcho.
Portanto, através do presidente do clube, Ronaldo Vieira, foi apresentado um projeto de transformar o site institucional do Aimoré em uma plataforma para aproximar o clube da torcida, da comunidade local e empresarial. A partir disso, surgiu a chance de negociar patrocínios para o clube.
Nesse contexto, em apenas uma semana, conseguimos fechar um acordo com a SKA, que estampou sua logo na manga do uniforme do time. Esse patrocínio se manteve por um longo período, consolidando a parceria e trazendo ganhos ao longo do tempo.
O mais interessante é que, hoje, somos fornecedores de tecnologia para a SKA, com o mesmo foco em estratégias digitais que impulsionam a comunicação e rentabilizam os negócios.
Essa conexão entre o Aimoré e a SKA foi o ponto de partida para a criação da Gama, uma empresa que nasceu para integrar marketing digital e vendas com resultados reais.
2. O número 3 como marca de nascença
Para que o ponto de partida da empresa ganhasse forma e se consolidasse, era necessário pensar em um nome que simbolizasse o projeto.
Assim, de um encontro simples, mas simbólico, surgiu o nome “Gama”. Em junho de 2014, os três sócios fundadores — Bernardo Krebs, Felipe Techio e Fernando Potrick — se reuniram para definir o nome da empresa.
A escolha precisava representar não só a proposta de negócio, mas a essência do trio fundador. “Gama” é a terceira letra do alfabeto grego. O “G” no alfabeto latino, simboliza, acima de tudo, o número três.
Três pessoas, três pontos de vista, três áreas que se complementam. O nome refletia o equilíbrio entre diversidade e conexão, técnica e criatividade. Não foi um processo burocrático, nem repleto de técnicas de naming. Foi, acima de tudo, a materialização de uma visão: criar uma empresa fundamentada em múltiplas perspectivas, capaz de reunir diferentes mundos sob uma mesma bandeira.
E hoje, 11 anos depois, a Gama segue sendo exatamente isso: plural, estratégica e com raízes fortes nos seus três pilares fundadores.
3. Incubadora de negócios
A transição da Gama do home office para o primeiro escritório aconteceu de maneira estratégica, quando surgiu a oportunidade de ingressar na UNITEC, incubadora do Tecnosinos.
Localizada dentro do Parque Tecnológico da Unisinos, a UNITEC foi o lugar perfeito para dar o próximo passo na jornada da Gama. Os sócios buscavam um espaço físico que permitisse sair do ambiente de home office e, ao mesmo tempo, conectar melhor com o mercado.
Quando surgiu essa oportunidade, especialmente por estar em um ambiente ligado à universidade onde os três haviam se formado, ficou claro que era o lugar ideal para expandir. Isso porque a UNITEC, com seu foco em inovação e relacionamento, já se alinhava perfeitamente aos valores da Gama.
Dessa forma, aquele ambiente proporcionou não apenas a estrutura necessária, mas também as conexões essenciais para o crescimento do negócio. A transição foi, sem dúvida, um marco importante, pois além do escritório físico, a Gama estava imersa em uma rede que promovia inovação e facilitava a escalabilidade do trabalho.
4. 1Bem e o pior e-mail da história
Ainda fazendo parte do ecossistema Tecnosinos surgiu a 1Bem. A startup, vinculada à Gama, estimulava o apoio financeiro para causas sociais por meio de campanhas de financiamento coletivo, proporcionando experiências únicas entre fãs e ídolos.
Criada com a visão de inovar e trazer soluções para problemas sociais, a 1Bem foi uma tentativa ousada de alavancar a Gama com um propósito de transformação social. No entanto, esse projeto também se tornou um dos maiores desafios da empresa.
Em dezembro de 2019, o sócio Felipe Techio enviou aquele que ficou conhecido como “O pior e-mail da história”. Enviado em 19 de dezembro, à 1h53 da manhã, ele falava sobre a Gama estar apenas com um cliente e como os planos de evolução estavam ameaçados e desconectados da realidade das entregas.
O impacto foi profundo. A ambição de inovação foi contraposta pela necessidade urgente de resultados concretos.
Esse choque de realidade levou a empresa a agir com rapidez. Em um mês, os sócios conseguiram fechar mais vendas do que jamais imaginavam, especialmente em janeiro, tradicionalmente conhecido como um mês “fraco” para vendas.
Ao fim, esse momento deixou uma lição crucial para o desenvolvimento da empresa: é preciso equilibrar inovação com responsabilidade e garantir que as operações básicas funcionem, pois é isso que realmente move o negócio.
5. Nova casa
Na medida em que a operação estava se expandindo, novas necessidades foram surgindo. Nesse contexto, a mudança para a nova sede da Gama, no centro de São Leopoldo, foi um marco importante no processo de crescimento e consolidação da empresa no mercado.
Depois de passar pela UNITEC, com uma sala de startup compartilhada, percebemos que o ambiente já não atendia mais às nossas necessidades, embora tivesse sido essencial para que tivéssemos conseguido chegar até ali.
Sendo assim, precisávamos de um espaço próprio que refletisse a nova fase da empresa, com condições adequadas para receber clientes e proporcionar um ambiente de trabalho mais confortável e inspirador.
A nova sede, localizada no último andar de um prédio no centro da cidade, ofereceu à Gama não só uma estrutura melhor, mas também uma vista privilegiada do Rio dos Sinos, que simbolizava o novo momento da empresa.
A reforma completa do espaço trouxe mais conforto e funcionalidade, criando um ambiente propício para o crescimento. Esse novo escritório não foi apenas um local físico, mas um símbolo da evolução da Gama, permitindo à equipe respirar novos ares e se preparar para os desafios e oportunidades que surgiriam em sua jornada de sucesso.

6. Novo momento parte I
Para que a Gama conseguisse escalar o nível de entregas, era preciso somar ao projeto pessoas que trouxessem um impacto real para a operação.
Dessa forma, a chegada do Pedro Elias, conhecido como “Pancho”, marcou um novo ciclo de crescimento e organização para a Gama. Quando ele entrou, como o primeiro gestor de projetos, trouxe uma nova visão para a empresa, ajudando a estruturar e desenvolver a área de projetos.
A partir dessa nova configuração foi possível reestruturar a dinâmica interna, permitindo que Bernardo Krebs, antes envolvido em todas as demandas do dia a dia, passasse a focar exclusivamente em vendas e na liderança estratégica do negócio.
Essa mudança foi essencial para o amadurecimento da Gama, pois deu ao nosso CEO a liberdade necessária para focar no crescimento da empresa, na medida em que o Pancho estava cuidando dos aspectos operacionais.
O Pancho ajudou a criar mais clareza nas nossas ações e possibilitou a criação de processos mais eficientes. Com isso, a Gama se tornou mais madura, assumindo responsabilidades maiores e se preparando para enfrentar desafios mais complexos.
Sua contribuição foi fundamental para que a Gama se consolidasse como uma empresa estruturada e focada em um crescimento sustentável e estratégico.
7. Pandemia e um novo formato

Na medida em que desenvolvemos a capacidade de absorver projetos de maior complexidade e, mais do que isso, criamos uma estrutura de trabalho sólida, surgiram parcerias que transformaram os rumos da nossa empresa.
Uma dessas parcerias foi o Sebrae RS. Havíamos consolidado uma relação sólida, realizando treinamentos presenciais para lideranças de micro e pequenas empresas de todo o estado e em diversas áreas, como marketing, comunicação digital e vendas. No entanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, implementamos não só um novo formato de trabalho, como um novo modelo de parceria para que os atendimentos continuassem de forma online, ampliando o alcance do serviço. A parceria com o Sebrae foi fundamental para oferecer consultoria e mentoria por todo o Rio Grande do Sul, fortalecendo a presença da Gama no mercado.
Esse novo formato de atendimento não só impulsionou a Gama para um momento de grande crescimento, mas também posicionou a empresa como parte essencial na reconstrução da economia local, contribuindo para a recuperação de negócios durante a crise.
8. Novo momento parte II
Assim como a chegada do Pancho serviu como uma forma de estruturar a área de projetos da Gama e criar processos organizacionais mais consistentes, a vinda de Augusto Krebs também pode ser considerada como um divisor de águas na trajetória da empresa.
Ele chegou em 2020 com foco em uma área comercial estratégica, essencial para o próximo nível de crescimento da empresa. Antes disso, a área comercial era mais operacional, baseada em reflexões pessoais e em práticas consideradas eficazes pela gestão, muitas vezes sem o respaldo de benchmarks sólidos.
Com uma vasta experiência na gerência de grandes contas no CIEE, Augusto trouxe uma perspectiva externa crucial para a área comercial da Gama, oferecendo uma visão mais estruturada e focada em práticas comerciais comprovadas.
Inicialmente, ele começou como consultor, ajudando a repensar e melhorar os nossos processos comerciais, mas o trabalho foi tão impactante que, em pouco tempo, ele se juntou à equipe internamente, onde começou a coordenar a área de negócios.
Hoje ele é sócio da Gama e a sua liderança na área comercial foi fundamental para transformar a empresa, tornando a operação comercial mais estratégica e alinhada com as melhores práticas do mercado, o que impulsionou o crescimento e consolidou a Gama no mercado.
9. Um estande em Lisboa

O estande da Gama no Web Summit de Lisboa marcou um grande momento na jornada empreendedora do nosso CEO e na trajetória da empresa como um todo. Esse evento internacional foi uma oportunidade única de levar as nossas soluções para um dos maiores cenários de inovação e tecnologia do mundo.
Foi um reconhecimento importante, especialmente considerando que éramos a única empresa do estado, presente no evento , sem vínculo, até então, com o Instituto Caldeira, um centro de inovação com grandes empresas e startups. A nossa presença no Web Summit mostrou que a Gama sempre buscou ir além, explorando oportunidades fora da curva.
O evento não apenas nos deu visibilidade global, mas também foi um passo crucial para nossa aproximação com o Instituto Caldeira, onde hoje somos membros e possuímos um espaço de trabalho.
Durante a semana em Lisboa, Bernardo Krebs teve a oportunidade de fazer conexões valiosas com pessoas de diversos países e, no final, conquistar cinco dos seis negócios do estado que também estavam presentes no evento.
Esse momento consolidou a Gama como uma empresa focada em inovação e foi um marco importante rumo à internacionalização e ao crescimento estratégico da empresa.
10. Saída de um dos fundadores
Todos estes momentos da Gama demonstram uma empresa robusta, sólida e próspera no mercado. Isso significa, dentre outras coisas, que o projeto, a estrutura, é maior e mais sólida que a ideia e a ação de pessoas que atuam na empresa. Em 2023, a saída do Potrick, e em 2021, a chegada de Bruna Pedrotti representaram um ponto de inflexão crucial na trajetória da empresa.
A decisão de Potrick de deixar a empresa aconteceu em um momento de amadurecimento, quando a Gama já não estava mais atrelada às competências que a haviam fundado, mas sim em uma fase de evolução, com novos desafios e necessidades.
A saída dele revelou a força e a robustez da empresa, que já havia se consolidado e estava pronta para crescer de forma diferente, com um modelo de negócio mais adaptável e focado no futuro.
Nesse mesmo momento, Bruna, que entrou na Gama como a primeira mulher e a primeira estagiária, começou a ganhar destaque e a desenvolver um papel cada vez mais relevante dentro da empresa. Sua ascensão meteórica, mas bem fundamentada, reflete o investimento da Gama em novos talentos e na capacidade de adaptação interna.
Bruna não apenas cresceu como pessoa, mas se consolidou como coordenadora de conteúdo, liderando a área com inovação e comprometimento. A transição entre os dois eventos mostrou que a Gama sabia evoluir com os talentos internos e se preparar para os novos desafios do mercado.
11. Sales to Marketing e um novo negócio (SXSW / ICT-S CIEE-RS)

O momento é agora. Todas essas histórias, mudanças, inflexões e desafios que moldaram a nossa trajetória consolidaram nossas percepções, seja sobre a nossa empresa, sobre aquilo que queremos levar para o mercado ou sobre o que esperamos do futuro.
Pensando em todo esse cenário, a ida da Gama ao SXSW 2025 foi um momento decisivo, que ajudou a empresa a expandir sua visão global. A experiência no maior evento de inovação e tecnologia do mundo trouxe uma compreensão mais ampla do mercado, impulsionando a Gama a se posicionar de maneira mais estratégica, tanto local quanto internacionalmente.
Em paralelo a isso, o surgimento do Sales To Marketing (S2M) representa um novo começo para a Gama, marcando a transição para um modelo mais estruturado e focado em resultados claros. Esse método próprio, que integra diferentes áreas e pessoas, reflete a busca constante da Gama por otimizar processos e entregar soluções cada vez mais precisas para os clientes.
A implementação do S2M não apenas fortaleceu a estratégia interna da empresa, mas também mudou a forma de atender e entregar valor ao mercado, colocando a Gama como uma referência em integração entre vendas e marketing.
A presença no Hub de Inovação do CIEE-RS, no ICT-S, complementou esse movimento, consolidando a Gama como uma empresa de tecnologia que integra vendas, marketing e inovação. Este é o momento da Gama crescer e entregar soluções ainda mais impactantes para o mercado.
O futuro está naquilo que acreditamos e fazemos
A trajetória da Gama é marcada por momentos de adaptação, aprendizado e evolução constante. Desde a sua fundação, quando o nome foi escolhido com base na visão de unir três pilares fundamentais, até os dias de hoje, a Gama se fortaleceu e cresceu com base em uma filosofia clara: inovação, responsabilidade e a busca incessante por resultados.
Cada mudança e cada novo passo dado pela empresa, foi impulsionado por valores sólidos que sempre nos guiaram até aqui: amizade, transparência, receptividade e compromisso com nossos clientes e colaboradores.
Nossa jornada reflete o desenvolvimento de uma empresa que, ao longo dos anos, soube se reinventar, seja na construção de uma equipe alinhada, na busca por novos modelos de negócios ou no posicionamento estratégico em eventos internacionais, como o Web Summit e o SXSW.
Tudo isso nos faz confiantes para todos os desafios que poderão surgir nos próximos 11 anos da empresa. Mudanças acontecem, despedidas e chegadas são inevitáveis. Mas o futuro da Gama é promissor, e estamos prontos para continuar escrevendo nossa história, sempre com foco na entrega de soluções eficazes e impactantes para o mercado.