O impacto que o Inbound Marketing teve na Carmak

Como o inbound marketing gerou uma negociação com um dos maiores grupos automotivos do mundo em apenas 3 meses.

R$ 0

Budget

+ 0

Leads

+ 0 %

ROI

Segmento

B2B

Tamanho

200-300 funcionários

Objetivo

Evoluir a área de vendas a partir de ações digitais

Desafio

Criar uma estratégia digital do zero, do planejamento à execução e controle

No marketing digital, as soluções devem estar totalmente interligadas aos objetivos da empresa.

E quando se trata de uma empresa de grande porte como a Carmak, com 5 filiais e abrangência nacional, o desafio de integrar o digital com as metas de vendas é ainda maior.

É sabido que não existe truque para que uma empresa consiga obter sucesso com marketing digital de uma hora para outra. Então, era preciso uma estratégia certeira e que visasse ao médio/longo prazo.

Mas antes de entrarmos a fundo nos resultados e em como eles foram obtidos, vamos por partes.

O que vamos ver nesse case:

O desafio.

Consolidada no mercado e contando com um departamento comercial estruturado, a Carmak Equipamentos escolheu ampliar o modelo de vendas tradicional e se valer do digital para alcançar novas possibilidades. Foi com este objetivo que a empresa procurou a Gama, em meados de 2021, buscando soluções que envolvessem marketing digital, redes sociais e a possibilidade de um novo site.

Como não havia uma atuação digital estratégica, foi necessário primeiramente estruturar essa operação, atuando desde a fase de planejamento e treinamento, até a implementação e controle de melhorias. Após inúmeros testes, visitas e reuniões de times para alinhamentos, conseguimos implementar o inbound marketing.

Desenvolva as suas vendas a partir do digital!

O compromisso.

Logo de início, foi traçado um planejamento de três meses de atuação, com foco em readequação da identidade visual que era transposta para o digital, bem como dos materiais de divulgação usados pela empresa.

De forma orgânica, o objetivo de obtenção de presença digital foi desenvolvido, além de desenharmos uma operação estratégica que contou com a reformulação do seu site multipage, para melhor atender seus potenciais consumidores, bem como a implementação de um funil de inbound marketing, para apoiar seu time de vendas com a obtenção de novos leads.

Nossas entregas em cada área

As ações nessas três verticais de desenvolvimento se resumiram à:

redes sociais

• Calendário de publicações estruturado de acordo com a visão da empresa, estudo aprofundado do cliente, da concorrência e do público-alvo.

• Redesenho da identidade visual, adequando as novas postagens aos objetivos, bem como ao público-alvo semelhante aos seguidores que já faziam parte dos perfis da empresa.

• Reestruturação do perfil da empresa no Linkedin, com novos conteúdos voltados para o ambiente B2B, interação com funcionários e participação ativa – e renovada – do perfil pessoal do seu Diretor Comercial.

Produção e ativação de uma série de vídeos para compor o editorial institucional da marca, desenvolvido em parceria com uma empresa especializada neste tipo de projeto.

Materiais Gráficos

• Desenvolvimento de diversos materiais físicos e digitais para comunicação da empresa junto ao mercado.

• Criação de apresentação comercial em formato digital, com objetivo de auxiliar nas prospecções do departamento comercial.

• Criação de folders e flyers físicos para apresentação dos produtos disponíveis, bem como os serviços realizados pela empresa.

Desenvolvimento Web

• Revisão SEO completa e reativação de fluxo de publicação de artigos no Blog, voltados exclusivamente para o segmento de empilhadeiras.

• Remodelação completa de layout, buscando um modelo moderno e que atendesse todas as necessidades dos clientes da empresa.

• Criação de nova área de Blog, com produção de artigos especializados visando sua utilização em ações de inbound marketing.

Inbound Marketing.

Com um trabalho orgânico consolidado e conhecendo a fundo a operação da empresa, partimos para o passo mais importante da parceria com a Carmak.

A partir do reconhecimento de mercado e do que já vinha sido feito com qualidade, o projeto de Inbound Marketing teve um grande objetivo: ampliar os leads qualificados e, consequentemente, gerar novos negócios qualificados. Além disso, a porta de entrada escolhida foi o serviço rental, a locação de empilhadeiras, onde a Carmak é referência na região Sul do país.

A estrutura.

Estas etapas foram possíveis de serem implementadas e controladas a partir de um método que é amparado pelo planejamento.

Se o nosso foco é alocar o marketing no nível estratégico da gestão do negócio, a nossa premissa é o envolvimento do nosso time de liderança desde o dia 1 do projeto.

Com líderes em marketing, vendas, operações, conteúdo e projetos, criamos um plano de ação de impacto a curto prazo.

Esse plano guia o desenvolvimento de todas as demais tarefas, sejam elas focadas na criação de uma landing page ou em um contrato de longo prazo. Com o apoio do time operacional, todos os projetos envolvem uma equipe altamente capacitada.

GESTÃO

1 Gestor de Marketing

1 Gestor Comercial

1 Gestor de Performance

1 Gestor de Projetos

OPERAÇÃO

1 Redator

1 Social Media

1 Gestor de Tráfego

1 Designer

APOIO

1 Atendimento

1 Administrativo

O resultado.

A Carmak obteve resultados expressivos com a estratégia de inbound marketing em três meses. Com um investimento inferior a R$ 7.000,00 em anúncios, gerou mais de 285 leads, incluindo marcas consolidadas no Brasil e no exterior.

Negociações: Iniciou conversas com um dos maiores grupos automotivos do mundo para soluções intralogísticas.
Parceria: Fechou contrato com a Celupa (Melitta) para locação de empilhadeiras, resultando em um ROI superior a 400%.
Inside Sales: Identificou a necessidade de implementar inside sales, fortalecendo sua posição no mercado.

R$ 0

Budget

+ 0

Leads

+ 0 %

ROI

Carmak

O diferencial.

Além das entregas envolvendo marketing, garantimos que sua empresa estará investindo em tecnologias disruptivas, que, embora ainda em fase emergente, possuem alto potencial de transformação.

O impacto destas ainda não é de uso cotidiano, estando mais presente em matérias e jornais do que nas aplicações práticas da sociedade. Na Gama, é rotina.

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