MITOS E VERDADES SOBRE ANÚNCIOS

Para muitos pequenos empreendimentos, a ideia de vender e divulgar seus serviços pela internet é algo recente. Por consequência disso, muitos pequenos empreendedores ainda desconhecem temas sobre marketing digital, ocasionando uma mistura de informações verdadeiras e falsas, como por exemplo vários mitos e verdades sobre anúncios.

De acordo com uma matéria do Estadão, 7 em cada 10 pequenas e micro empresas aderiram à internet para vender durante a pandemia.

Ainda segundo a notícia, com as portas fechadas a internet se tornou ferramenta fundamental para continuar gerando algum tipo de receita. O que começou como medida de emergência em março de 2020, caminha para ser o pontapé definitivo no processo de transformação digital das micro e pequenas empresas.

Sendo assim, cada vez mais empreendimentos estão aderindo ao digital. Portanto, saber tudo sobre as ferramentas de anúncios na internet é a forma ideal para se sobressair diante da concorrência.

Confira 4 mitos e 4 verdades sobre anúncios:

A imagem não é tão importante para os anúncios

MITO ❌

O design é um dos fatores importantes para conectar uma empresa ao cliente. Por isso, é extremamente necessário caprichar nos criativos dos anúncios para ter sucesso em sua campanha, com estratégia prévia e qualidade visual.

Afinal, é fato que nós, seres humanos, somos muito atraídos pela estética. Portanto, a identidade visual de um anúncio é tão relevante quanto seu conteúdo.

Para obter um bom retorno com seus anúncios, pesquise sobre quais elementos chamam a atenção de seu público-alvo e contrate designers profissionais para criarem artes que sejam de fato eficientes para sua estratégia.

Se você possui um pequeno empreendimento, não vale a pena investir em anúncios

MITO ❌

Com a facilidade proporcionada pelo marketing digital nos dias de hoje, é praticamente inexistente o empreendimento que não precise ou não possa usufruir do tráfego pago.

Os anúncios pela internet, diferente dos meios tradicionais como a TV, revistas e rádio, são segmentados para atingir exatamente o público que você deseja. 

Ou seja: se o seu negócio for, por exemplo, voltado somente a mulheres de 30 anos, que gostam de moda e moram no Rio de Janeiro, você pode anunciar especificamente para elas e convertê-las em clientes.

Então, é vantajoso sim investir em anúncios – seja sua empresa grande ou pequena.

Para um e-commerce, só é possível mostrar seu anúncio para pessoas que já interagem com a empresa digitalmente

MITO ❌

Com as segmentações de público disponibilizadas pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram, é possível alcançar pessoas novas que ainda não conhecem sua empresa.

Essas segmentações têm como base dados de: localização, gênero, idade e até mesmo pessoas que passaram pelo site do e-commerce mas não realizaram a compra.

Sendo assim, anunciando para pessoas com o perfil de seu público-alvo, as chances delas se tornarem cientes de seu e-commerce são muito altas, independente de seguirem sua página ou não.

Só anunciando no Google um site pode ficar bem posicionado nas buscas

MITO ❌

O Google Ads serve exclusivamente para campanhas publicitárias, sendo assim, o foco da ferramenta pode ser anunciar para vender e não necessariamente conseguir mais visitantes em uma página.

É claro que os anúncios ajudam – e MUITO – seu site a posicionar bem nas buscas do Google, mas você consegue se imaginar sendo obrigado a fazer isso para sempre?

Para fazer com que um site seja bem posicionado no Google, é extremamente necessário utilizar as técnicas de SEO, ou seja, duas estratégias distintas. De nada adiantará realizar anúncios no Google se o seu site não estiver bem otimizado.

Não é necessário investir muito dinheiro com o Google Ads

VERDADE ✅

Como dito anteriormente, tanto empresas grandes quanto pequenos negócios podem fazer anúncios para internet.

Isso significa que o tráfego pago cabe no orçamento de empresas de todos os tamanhos.

Contudo, lembre-se de que o retorno de suas campanhas será sempre proporcional ao seu investimento.

Você pode criar um público a partir das interações no Direct

VERDADE ✅

No Instagram, as pessoas que interagem com a sua página pelo Direct são as que de fato acompanham a empresa e se interessam pelos produtos/serviços. Podemos supor então que: ou elas já são clientes, ou estão propensas a se tornarem clientes.

Desse modo, uma boa estratégia é analisar o perfil das pessoas que mais interagem através do direct da sua empresa e segmentar os anúncios de acordo com as informações obtidas. Mais que isso, há inclusive a possibilidade de criar públicos personalizados somente com as pessoas que enviaram mensagens para o seu perfil (saiba como aqui), num período entre 1 e 365 dias passados.

Existe inclusive o formato de anúncio específico para direcionar os possíveis clientes ao direct do Instagram. Você pode saber mais aqui.

Impulsionamento de post e criação de campanha no gerenciador de anúncios NÃO são a mesma coisa

VERDADE ✅

Impulsionar uma publicação e criar uma campanha do zero são funcionalidades com focos diferentes.

Impulsionar uma publicação é pagar para que um post já publicado previamente obtenha mais engajamento.

Já a criação de campanha é feita por meio do gerenciador de anúncios, não é publicada na página e precisa ter um objetivo de marketing.

Você pode conferir essas diferenças no nosso post, clicando aqui e aqui.

O número de curtidas não é fator determinante de sucesso nas campanhas para Facebook e Instagram

VERDADE ✅

Não importa quantas curtidas sua empresa tenha nas redes sociais, se elas não se convertem em vendas.

Para que você fature mais com seu negócio, é essencial investir em campanhas bem segmentadas e atingir pessoas dentro do perfil de seu público.

Mesmo que as suas redes sociais não tenham muito engajamento e poucos seguidores, é certamente possível conseguir retorno com o tráfego pago sem depender apenas do orgânico.

Mitos e verdades sobre anúncios: conclusão

Agora que você já sabe quais são os mitos e verdades sobre anúncios, e que as vantagens de anunciar sua pequena empresa na internet são inúmeras, aplique todo o conhecimento adquirido e obtenha ótimos resultados com o tráfego pago.


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade