COMO ESTRUTURAR POSTAGENS REUTILIZANDO CONTEÚDOS

Você sabia que pode revolucionar as estratégias de marketing de conteúdo reutilizando conteúdos antigos ou adaptando para outros formatos?

Reutilizando conteúdos, você aproveita assuntos relevantes em vários formatos e com isso atinge novos públicos apenas mudando um layout ou plataforma onde o conteúdo foi postado. 

A reutilização de um conteúdo é ótimo para utilizar uma pesquisa já realizada para produzir novos materiais com o mesmo tema – o que facilita o trabalho no marketing de conteúdo e amplia a presença de sua empresa no digital.

Um processo de reutilização impacta positivamente no tempo e no custo de trabalho, o que permite a publicação de novos conteúdos com mais frequência, mantém o seu público mais engajado com a sua marca, além de atrair novas pessoas ao oferecer uma diversidade de formatos. Consequentemente isso melhora a sua posição em resultados orgânicos nos motores de pesquisa, como o Google.

Entenda melhor o processo de reutilização de conteúdos a seguir:

Como melhorar o marketing da sua empresa reutilizando conteúdos?

Não basta criar um conteúdo de qualidade se ele não está no formato certo que agrade o cliente. Sendo assim, a melhor estratégia é criar em vários formatos, reutilizando conteúdos com temas semelhantes.

Por exemplo: você criou um artigo muito extenso e detalhado sobre determinado assunto. Alguns leads podem gostar desse formato, mas outros têm pouco interesse. Então por que não criar um vídeo para IGTV reutilizando esse mesmo conteúdo do artigo? 

Dessa forma você oferece conteúdos valiosos, de maneira acessível a todo seu público – o que consequentemente contribui para que seu engajamento aumente ao estar presente em várias plataformas.

Os formatos que você pode explorar são:

Estude cada um desses formatos para entender como reaproveitar os conteúdos criados para eles, entender cada um desses formatos ajuda a saber como cada conteúdo que você produz pode ser reaproveitado.

Essa estratégia de marcar presença em diversas plataformas diferentes reutilizando conteúdos é muito rentável, pois você consegue mais resultado com menos esforço, visto que não precisará despender tanto tempo pensando em novas ideias de conteúdo.

Reutilizando conteúdos: top-down e bottom-up

No marketing de conteúdo existem 2 estratégias para reutilizar conteúdo de valor: os modos top-down e bottom-up. Entenda a seguir como eles funcionam:

Top-down

Nessa estratégia, você deve primeiramente ter um conteúdo extenso e reutilizá-lo criando conteúdos menores a partir dele.

Por exemplo: um vídeo ou live pode se transformar em pequenos trechos cortados para se tornarem reels no instagram ou vídeos para feed de até 1 min. Você poderia também transformar em conteúdos escritos, como posts carrossel.

Bottom-up

Já o bottom-up é o contrário: nesse modo você deve pegar vários conteúdos simples com o mesmo tema, e transformá-los em um só.

Um bom exemplo é quando você tem vários artigos de blog sobre determinado tema. Pode ser uma boa ideia juntar todos em um ebook.

3 dicas para melhorar sua estratégia reutilizando conteúdos

O processo de reutilizar conteúdos é simples, desde que você mantenha um fluxo de produção muito bem organizado e estruturado. Vamos te ajudar nesse procedimento com 3 dicas valiosas:

  1. Antes mesmo de começar a criar um conteúdo, pense em quais outros formatos você pode aproveitar. Faça uma lista para que, dessa forma, você consiga derivar esse conteúdo quando estiver pronto.
  2. Tenha esses conteúdos reutilizados inseridos no seu calendário editorial. Assim você vai lembrar dos conteúdos a serem reaproveitados e determinar uma data para isso.
  3. Se você já tiver um volume grande de conteúdos para reutilizar, é muito importante ter uma tabela contendo assunto, link e formatos para produzir com todos eles para não acabar perdendo nada.

Siga essas dicas e, dessa maneira, consiga produzir conteúdos cada vez mais relevantes para atrair leads e conseguir novas vendas!


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