Elas já são conhecidas de quase todo mundo, mas você pode dizer que sabe como explorar as hashtags no gerenciamento da sua empresa nas redes sociais?
Já faz um tempinho que as hashtags estão entre nós. Mais recentemente, no entanto, elas ganharam uma importância ainda maior, pois passaram a facilitar bastante a “vida digital” de empresas, empresários e influenciadores. Com o aumento constante do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais recorrente.
Quase todos que utilizam redes sociais, seja para produzir conteúdo ou para consumi-lo, já viram e até mesmo chegaram a utilizar essa técnica, porém não entendem a sua função principal.
Neste post, vamos explicar direitinho o que são hashtags, para que servem e como utilizá-las. Mesmo que você já tenha uma ideia do significado, hashtags podem ser muito mais do que você imagina.
Hashtag: o que é?
Hashtag é um termo composto por uma ou mais palavras agrupadas, precedido pelo símbolo cerquilha (#), o famoso “jogo da velha”. Em inglês, tags significam etiquetas e referem-se a palavras relevantes, que associadas ao símbolo # se tornam hashtags.
A ideia surgiu em agosto de 2007, por meio do designer Chris Messina, como forma de agrupamento de mensagens que permite buscar por conteúdo com tema específico em redes sociais. Naquela época, amplamente difundida graças ao Twitter.
Por conta da utilização massiva e incorporação ao cotidiano das pessoas, o termo hashtag foi adicionado ao dicionário da língua inglesa Oxford em junho de 2014.
É importante lembrar que o símbolo # não se chama hashtag, como muitas pessoas costumam nomear de forma errada.
Cliques
No meio digital, ao adicionar o símbolo # no início de qualquer palavra, ela se torna uma hashtag e passa a ser clicável. Nas redes sociais, é esse mecanismo que permite que diversas postagens, comentários, legendas, fotos, vídeos, de diferentes contas e perfis, sejam agrupadas e visualizadas.
No twitter, de onde viraram febre, as hashtags formam aparecem entre os trending topics, temas com mais ocorrências na plataforma.
Palavras-chave
Ao se tornar clicável, a hashtag funciona como uma palavra-chave, funcionalidade fundamental no mecanismo de pesquisa do Google. Seja de forma orgânica ou paga, as pesquisas do Google estão baseadas nas palavras-chave (entenda mais sobre esse assunto AQUI). Nas redes sociais, a ideia é bem semelhante: segmentar termos que possam ser buscados e encontrados de forma mais simplificada.
Como e quando utilizar hashtags
Como falamos, hashtags são termos transformados em links. Então, ao clicar nesse link, você será direcionado para o ambiente onde estejam outras postagens em que as pessoas que também tenham utilizado aquela hashtag específica. Assim que você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, este post é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.
Isto ajuda o social media da marca, que estará direcionando seu conteúdo para uma comunidade ou um nicho onde haverá outros conteúdos relacionados ao tema. E para o usuário em geral, esta é uma maneira muito prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa sobre o tópico desejado.
Um exemplo claro para você entender claramente: o assunto deste artigo é HASHTAG, obviamente. Logo, assim que eu compartilhar este texto no Instagram da Gama eu vou incluir na minha legenda os termos #hashtags e #blog. Assim, meu post fará parte de um grupo onde estarão outros conteúdos relacionados aos temas.
Como funcionam as hashtags em cada rede social
Já sabemos que cada rede social tem um determinado comportamento quando falamos da atuação dos usuários. Nesse caso, são diversos os fatores que influenciam para que uma rede social tenha funcionalidades que outra não tem, e vice-versa. Com o uso de hashtags, não é diferente
São várias as redes sociais que permitem uso de hashtags e que as exploram, mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas. Até por isso, uma hashtag que faça sucesso no Twitter, pode não performar tão bem no Instagram, por exemplo. Conheça as principais redes:
Berço das hashtags, o Twitter praticamente ensinou o mundo digital a utilizar as hashtags. Porém, com a limitação de caracteres (já foi 140 e agora é 280) as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging.
Devido ao comportamento imediatista da plataforma e dos usuários, hashtags surgem tão rapidamente quanto somem. Às vezes, alguns termos duram dias, vão para o topo dos trending topics, e depois caem no esquecimento.
Qualquer usuário pode utilizar hashtags em seus posts, comentários, Biografias e stories. Porém, ela só terá efeito prático se sua conta for pública. Se não, somente seus seguidores poderão visualizar e clicar sobre as hashtags.
Um dos diferenciais do Instagram em relação a outras plataformas é a sugestão de hashtags. Ao inserir o símbolo # e começar a digitar, automaticamente o Instagram começa a sugerir hashtags baseado na popularidade.
No Facebook, é ainda mais fácil buscar pelos resultados usando uma hashtag específica. Depois que você publica uma postagem, a hashtag utilizada aciona automaticamente um link para a página que reúne estes resultados. Sendo assim, é só clicar no seu próprio post para encontrar o que outras pessoas estão postando com aquela hashtag.
Mesmo apresentando funcionalidades interessantes para as hashtags, o Facebook é uma plataforma onde os usuários não têm o comportamento geral de utilizar e explorar essa técnica.
5 dicas básicas para utilização das hashtags
Não tem receita de bolo para transformar as hashtags em máquinas de venda. No entanto, existem algumas práticas que o mercado já nos deu a resposta de que dão certo. Confira abaixo algumas dessas dicas.
1- Confira a ortografia
Mesmo que algumas hashtags não sejam palavras que existam de verdade, elas devem ser escritas corretamente. Um simples errinho de ortografia, ou mesmo de digitação, por definir o fracasso do uso da sua hashtag.
- Exemplo 1: Em abril de 2018, um fato chamou atenção na política brasileira. A hashtag #FechadoComBolsolnaro, com uma letra L a mais, chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil, levantando até mesmo suspeitas da ação de bots. Esse é um caso clássico de erro de ortografia ou digitação
- Exemplo 2: No caso de palavras que “não existem” ou frases ditas popularmente com erros de concordância, tome cuidado para escrever na mesma grafia que a hashtag original. Uma frase que se popularizou no Rio Grande do Sul, por exemplo, foi “é os guri”. Naturalmente, acabou virando hashtag. Porém, mesmo escrita e dita de forma errada, existe uma hashtag que é mais utilizada explorada que outras.
- Exemplo 3: Tome muito cuidado com hashtags com termos em outra língua. Em 2018, um fato bizarro causou furor nas redes sociais. Uma das hashtags mais utilizadas pelos brasileiros acabou sendo mal compreendida fora do país. Provavelmente você já a utilizou ou pelo menos já viu uma postagem com a hashtag #sextou, certou? Este é um termo brasileiro criado pra indicar o comportamento de se livrar dos problemas da semana, já que é sexta-feira. No entanto, fora do país essa hashtag passou a ter outro significado. Quando desmembrada, sextou virou “sex to u”, que numa tradução livre seria “sexo para você”. Ou seja, os gringos começaram a utilizar essa hashtag para compartilhar conteúdos pornográficos nas redes sociais, em especial no Instagram.
2- Evite hashtags longas, com muitas palavras
Quanto mais palavras forem agrupadas para formar uma hashtag, menor será seu alcance. Ao invés de criar algo como #SuaOpiniãoSobreOGovernadordoSeuEstado, vale mais a pena desmembrar e potencializar o uso de mais de uma hashtag, como #opinião + #GovernoEstadual.
3- Não transforme todas palavras em hashtags
Seguindo no mesmo exemplo anterior, neste caso é quase o oposto. Não fará sentido transformar cada palavra de uma frase em uma hashtag única, poluindo seu post ou comentário, e sem efeito prático em hashtags como #Sua, #Sobre e #Seu.
4- Use hashtags relacionadas ao tema
Esta é a última e principal dica. O mais indicado parar incorporar hashtags ao seu post é compreender quais são as principais opções relacionadas ao tema da sua postagem. Perceba que os usuários e seu potencial público-alvo acessarão esse conteúdo através de hashtags e também acionando as hashtags.
Porém, não é tão simples identificar quais hashtags são relevantes e identificam de fato o assunto da sua postagem. Por isso, utilize muita pesquisa prévia para aferir quais hashtags são importantes para seu perfil, de forma geral, e também para cada postagem que será feita.
5- Extra: Ferramentas para escolher e monitorar hashtags
Dá só uma olhada em como você pode fazer para procurar esses termos e usar as melhores hashtags:
- Instagram: dentro do próprio app do Instagram, você consegue buscar e monitorar hashtags relevantes. Acesse outros posts e perfis semelhantes aos seus (para saber mais sobre Benchmarking, clique AQUI) e identifique hashtags mais utilizadas. Além disso, nas buscas e até mesmo ao digitar um termo precedido do símbolo #, você consegue identificar os termos mais populares.
- Inflact: este site oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas para qualificar seu Instagram. Uma delas é o “Hashtag Generator”, termo em inglês (sim, o site é todo nesta língua) para gerar hashtags referentes aos teus termos. Ah, nas ocorrências você poderá encontrar hashtags em várias línguas.
- Keyword Tool: pode ser utilizado tanto para palavras-chave quanto para hashtags, esse site tem funcionalidades que se aplicam a muitas plataformas, como Google, Youtube, Amazon, entre outros. Você pode selecionar a linguagem do termo que será buscado e digitá-lo, conferindo uma lista com hashtags ou perfis com mais ocorrências.
- Leetags: o sistema de buscas é parecido com outros. Porém, no Leetags você tem a opção de buscar hashtags por categorias, afunilando ainda mais a segmentação e encontrando opções dentro do seu segmento de atuação.
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