BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS: COMO “ESPIAR” O SEU CONCORRENTE

Se ainda não conhecia a biblioteca de anúncios do Facebook, este post foi feito para você! Já pensou em alguma forma de saber quais são as estratégias de marketing dos seus concorrentes, mas nunca conseguiu uma maneira efetiva de realizar isso? Já passou por um anúncio de um concorrente nas redes sociais mas acabou o perdendo e não conseguiu encontrá-lo novamente? Desde 2018, a biblioteca de anúncios é a solução para esses problemas.

As páginas do Facebook passaram a ter essa seção com informações de anúncios por conta do polêmico caso envolvendo as eleições de 2016 nos EUA e a Cambridge Analytica. Desde então, todos os anúncios da plataforma possuem mais transparência para evitar “pessoas mal intencionadas”, segundo o próprio Facebook. Como resultado, surgiu a biblioteca de anúncios.

Mas como sua empresa pode se beneficiar com essa ferramenta? Acompanhe o artigo e saiba como usar as campanhas dos concorrentes a seu favor:

Como funciona a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Qualquer pessoa pode acessar a biblioteca de anúncios, independente se ela possui conta no Facebook ou não. É um arquivo onde constam todos os anúncios de uma página em um lugar só. Se quiser testar, é só clicar aqui e começar a pesquisar.

É uma ferramenta extremamente simples e prática de usar. Apesar do foco ser predominante em campanhas políticas, ainda assim você pode encontrar qualquer anunciante – inclusive aquele concorrente o qual você deseja dar uma “bisbilhotada”. 

Além dos anúncios em si, a biblioteca de anúncios fornece várias outras informações como a data de criação da página, o histórico de nomes, o país dos administradores, bem como se a página foi incorporada a outra.

A biblioteca de anúncios também serve para o Instagram

Assim como diversas outras ferramentas do Facebook, a Biblioteca de Anúncios também é integrada ao Instagram, ou seja: ela permite visualizar os anúncios ativos no Instagram. Porém, a diferença é que você pode acessar essas informações diretamente na plataforma. Quer saber como?

Basta ir até o perfil que você deseja visualizar os anúncios, depois em “mais informações”, “sobre esta conta” e por fim, “anúncios ativos”. A página irá te redirecionar para a biblioteca de anúncios e então aparecerão os anúncios de Feed e Stories.

Quais informações dos concorrentes você consegue visualizar com a biblioteca de anúncios do Facebook?

Ao encontrar os anúncios ativos dos concorrentes, uma boa maneira de estudar o mercado é clicar na publicação e percorrer todo o caminho que o lead faria se ele clicasse. Dessa forma você consegue compreender em partes a estratégia que o concorrente possui para prospectar clientes.

No entanto, isso é algo que qualquer pessoa já consegue fazer, visto que os anúncios são visíveis a todos.

Infelizmente não é possível visualizar todos os passos da estratégia, como por exemplo as segmentações, tempo de exibição, etc. Basicamente, o que você pode encontrar são os artifícios de copy utilizados e os tipos de conteúdos anunciados.

Mas então qual a vantagem de observar os anúncios dos concorrentes se é impossível visualizar a estratégia completa? Confira a seguir:

Por quê identificar anúncios de concorrentes?

Entenda por qual motivo a biblioteca de anúncios tem extrema importância para o marketing de sua empresa e como utilizá-la de forma que colocará sua marca em vantagem diante das demais:

Benchmarking

O benchmarking é o processo de estudar as principais práticas adotadas pelos negócios de um determinado segmento e compará-las para entender como uma marca se comporta com relação aos seus principais concorrentes. Essa prática serve para o seu empreendimento saber para onde direcionar seus esforços a fim de tomar as decisões certas, além de servir como uma forma de estar por dentro das tendências.

Ou seja, observar como são feitos os anúncios de seus concorrentes faz com que você saiba quais são as tendências do seu segmento e como você também pode anunciar para determinado público.

Insights

Sabendo como são os anúncios do concorrente, você descobre parcialmente quais são as suas principais estratégias de marketing, especialmente o tipo de conteúdo criado para anúncio.

Sendo assim, você pode usar esses conteúdos como inspiração para suas próximas campanhas.

Além disso, você não precisa necessariamente pesquisar somente campanhas de concorrentes diretos para conhecer suas estratégias. É possível também utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook como uma espécie de banco de ideias de conteúdos para anúncios.

Feedback do consumidor

Alguns anúncios do Facebook e feed do Instagram permitem que você visualize o post como um todo. Ou seja: você pode conferir quantos likes aquele anúncio recebeu e, consequentemente, se ele provavelmente teve retorno ou não.

Melhor do que os likes, você pode ainda conferir os comentários no anúncio, caso ele tenha respostas positivas, sua marca pode utilizar a mesma estratégia. Porém, se recebeu comentários negativos, ou nenhum comentário, você saberá que precisa evitar o tipo de conteúdo anunciado.


A biblioteca de anúncios do Facebook é a ferramenta ideal não só para que você observe de perto como seus concorrentes atuam no digital, mas também para acompanhar tendências e obter insights de criação de anúncios que sejam efetivos para seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Feedbacks são ótimos e a gente adoraria colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

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