Públicos personalizados: anuncie para quem já se relaciona com seu negócio

Você sabia que é possível fazer anúncios direcionados para quem já executou alguma ação no seu estabelecimento ou nos seus canais digitais? Estes são os públicos personalizados, fundamentais para não começar do zero a segmentação do seu público-alvo.

O universo dos anúncios no Facebook (e isto inclui o Instagram) pode parecer algo um tanto assustador para quem nunca se aventurou nessa plataforma. Dependendo do seu objetivo final e do nível de especificidade da sua campanha paga, realmente os anúncios podem apresentar uma complexidade sem tamanho. Daquelas atividade que realmente só especialistas podem desenvolver.

Por outro lado, existem diversas opções que estão ao alcance de qualquer usuário que decida começar a investir em anúncios no Facebook. Ações estas que vão desde a escolha de público, passando pela definição de orçamento e até mesmo um simples botão “impulsionar publicação” (Confira AQUI o link para o nosso post).

Público-alvo no Facebook

No entanto, saiba que para anunciar no Facebook sem jogar dinheiro fora é fundamental ter muito bem definido quem é seu público dentro da plataforma. Isto porque todos anúncios são direcionados para um público pré-determinado, escolhido por você! Assim sendo, se você errar nessa etapa, já era. Já imaginou um negócio local anunciando delivery de pizzas para pessoas no Brasil inteiro?! Acreditem, acontece bastante!

Mas então como fazer pra acertar em cheio no público-alvo?! Teste! A não ser que você seja uma marca já consolidada e com um público digital previamente validado, é necessário fazer alguns testes. Para entender tudo isso, vamos começar te explicando quais são as opções de público disponíveis.

Para criar novos públicos e poder explorar todas funcionalidades que eles oferecem, sempre recomendamos fazer isto na plataforma de públicos do Facebook Business. Ali, você terá quatro opções de públicos personalizados:

1) Público Salvo

Para criar um conjunto de anúncios, é necessário criar um público. E o ‘público salvo’ é o mais básico de todos. Consiste em um público segmentado por localizações, faixa etária, gênero, direcionamento detalhado e conexões. É tão simples definir estas funções que você pode optar por escolhê-las na hora que for criar seu conjunto de anúncios.

Simulação na tela, com uma segmentação para mulheres, de 25 a 54 anos, que estiveram no Rio Grande do Sul.

2) Público Personalizado

Para que você não precise fazer tantos testes com públicos salvos, o Facebook te permite criar segmentações a partir de uma fonte de envolvimento do público com o seu negócio. E isto pode ser digital (seguidores no Instagram e no Facebook, visualizações de um vídeo, entre outros) ou físico (lista de clientes, tráfego no site, entre outros).

Estas são as 11 opções de fontes para se criar um público personalizado.

3) Público Semelhante

Nesta etapa mais aprofundada, você poderá ampliar qualquer público personalizado, alcançado outras pessoas similares a este. Esta busca é feita pela própria plataforma, que cria públicos em nível nacional e podem, mais tarde, ser também segmentados novamente por qualquer definição dos públicos salvos.

1) existem diversas fontes, a maioria originada das mesmas fontes dos públicos personalizados 2) localização em nível mínimo nacional 3) percentual em relação à população na localização escolhida.

4) Público de Anúncio Especial

Use as informações existentes sobre as pessoas que você deseja alcançar para criar um novo público com comportamento online semelhante. É parecido com os Públicos Semelhantes, porém originado de campanhas que incluem uma categoria de anúncio especial.

Quais são os tipos de públicos personalizados?

Campanhas pagas de sucesso dependem essencialmente da escolha de público. Já falamos disso né? Então, não custa repetir. Existem hoje 11 fontes diferentes para se obter um público personalizado, divididas entre 7 fontes originadas dentro das redes sociais (Facebook e Instagram) e 4 fontes de fora das redes sociais.

Para se atualizar de tudo, acompanhe o que ensinaremos a seguir e entenda como explorar cada opção de público personalizado oferecida pelo Facebook.

Página do Facebook

Caso a sua página do Facebook tenha um bom nível de envolvimento dos fãs, com curtidas, comentários e compartilhamentos frequentes, esta é uma ótima opção. Engajamento de forma orgânica é um ótimo sinal, de que estes usuários realmente se interessam pelo seu negócio. Sendo assim, este público personalizado será relevante, servindo muito bem como base para Público Semelhante ou até mesmo para anúncios extremamente específicos.

Selecionando esta opção de público personalizado, você ainda deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de envolvimento você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 365 dias:

  • Todos que se envolveram com sua página
  • Qualquer pessoa que visitou sua página
  • Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio
  • Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para sua página
  • Pessoas que salvaram sua página ou qualquer publicação

Perfil comercial no Instagram

Assim como na escolha de uma página do Facebook como origem para um público personalizado, esta segue quase os mesmos padrões. Porém é necessário ter um perfil comercial ativo no Instagram para que esta opção esteja habilitada.

Selecionando esta opção de público personalizado, você ainda deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de envolvimento você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 365 dias:

  • Todos que se envolveram com seu negócio
  • Qualquer pessoa que visitou seu perfil comercial
  • Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio
  • Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio

Vídeo

Podendo escolher entre visualizações de vídeos postados em anúncios, no Facebook e no Instagram – ou em ambos –, esta é uma opção excelente para criar uma base de público com pessoas interessadas no seu negócio. Visualizações de vídeos usados em conjuntos de anúncios também servem como fontes de público.

Selecionando esta opção de público personalizado, você deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de visualização você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 365 dias:

  • Pessoas que visualizaram pelo menos 3 segundos do seu vídeo
  • Pessoas que visualizaram pelo menos 10 segundos do seu vídeo
  • Pessoas que visualizaram todo seu vídeo ou pelo menos 15 segundos (ThruPlay)
  • Pessoas que visualizaram 25% do seu vídeo
  • Pessoas que visualizaram 50% do seu vídeo
  • Pessoas que visualizaram 75% do seu vídeo
  • Pessoas que visualizaram 90% do seu vídeo

Eventos

Para quem promove eventos no Facebook, esta opção é certeira! Nada melhor que anunciar diretamente para quem já se interessou ou se envolveu com um de seus melhores eventos, não é mesmo? E são várias as alternativas para segmentar esse público, adicionando ou removendo os critérios de segmentação:

  • Pessoas que responderam Comparecerei ou Tenho Interesse
  • Somente pessoas que responderam Comparecerei
  • Somente pessoas que responderam Tenho interesse
  • Pessoas que visitaram a página do evento
  • Pessoas que interagiram com a página do evento, incluindo curtidas, compartilhamentos ou comentários
  • Pessoas que interagiram com ingressos comprando ou entrando no fluxo de ingressos
  • Pessoas que compraram ingressos
  • Pessoas que entraram no fluxo de ingressos, mas não concluíram a compra

Formulário de Cadastro

Esta é uma opção bem específica e restrita, indicada somente a páginas que já mantenham uma certa recorrência nas postagens – e anúncios – de formulários de cadastros. Porém, criar um público personalizado baseando-se nessa fonte é muito assertivo, pois compila perfis que efetivamente manifestaram interesse direto no seu negócio.

Selecionando esta opção de público personalizado, você deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de interação você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 90 dias:

  • Qualquer pessoa que abriu este formulário
  • Pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário
  • Pessoas que abriram e enviaram o formulário

Experiência instantânea

Assim como a alternativa citada ali acima, esta é uma opção bem específica e restrita, indicada somente a páginas que já tenham bons retornos em experiências instantâneas. Por consequência, criar um público personalizado baseando-se nessa fonte é da mesma forma assertivo, pois listará pessoas que efetivamente interagiram com a postagem.

Selecionando esta opção de público personalizado, você deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de interação você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 365 dias:

  • Pessoas que abriram esta experiência instantânea
  • Pessoas que clicaram em qualquer link desta experiência instantânea

Shopping

Fonte adicionada à lista em abril desse ano. Para ter esta segmentação habilitada, é necessário que sua página tenha uma loja online, com catálogo, criada e otimizada, seja no Facebook ou no Instagram. Sendo assim, a segmentação listará todos perfis de pessoas que interagiram ou manifestaram interesse em seus produtos.

 Selecionando esta opção de público personalizado, você deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de interação você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 365 dias:

  • Pessoas que visualizaram algum produto
  • Pessoas que adicionaram algum produto ao carrinho
  • Pessoas que compraram algum produto
Note que, nesta simulação, está marcada a opção “70 dias”. Isto ocorre porque esta fonte está disponível desde abril deste ano, portanto o limite se remeterá a esta data, até que seja possível escolher o tempo máximo de análise: 365 dias.

Site (pixel do Facebook)

Uma das opções mais utilizadas para criação de público personalizado, é muito eficaz em técnicas de remarketing. Se você tem um site com bom fluxo de visitas, poderá se valer dessa oferta para criar públicos com pessoas que já visitaram seu site e executaram alguma ação dentro dele.

Para que essa técnica funcione, é necessário instalar o Pixel do Facebook (confira nosso post no Instagram sobre pixel), que é muito parecido com o analytics do seu site. Assim, você conseguirá criar públicos personalizados inclusive a partir de visitas em páginas específicas.

Sabe aquele dia que você visitou uma loja online atrás de um produto, desistiu de comprá-lo e passou a receber anúncios desse produto em TODOS seus canais digitais? Então, saiba que você está dentro do pixel deste site 😉

Lista de clientes

Para criar um público personalizado a partir de uma lista física de clientes, é preciso cumprir vários pré-requisitos do Facebook. Porém, é assim que você conseguirá transportar o físico para o digital. As informações dessa lista são chamadas de “identificadores”: e-mail, número de telefone, endereço, entre outros Elas são usadas para ajudar você a encontrar os públicos que deseja que seus anúncios alcancem.

Tendo “em mãos” um arquivo CSV ou TXT que inclui esses identificadores, você estará apto a utilizar para criar um público a partir da lista de clientes. Não é tão simples quanto parece ter essa lista completa e útil para que o Facebook consiga mapear esses perfis. Pensando nisso, a própria plataforma oferece um modelo de arquivo para que você possa entender mais facilmente.

Atividade em apps

Como o nome sugere, esta opção seleciona pessoas que interagiram com seu app. Porém, não adianta somente ter um aplicativo, ele também deve estar integrado ao Facebook. Com o SDK do Facebook você pode transmitir dados do seu app para a plataforma e usá-los para especificar quem você deseja incluir no seu público personalizado.

Selecionando esta opção de público personalizado, você deverá escolher entre alguns critérios (adicionando ou excluindo) para definir que tipo de interação você quer delimitar na segmentação, num período entre 1 e 180 dias:

  • Qualquer pessoa que abriu o aplicativo
  • Usuários mais ativos
  • Usuários por valor de compra
  • Usuários por segmento
  • Eventos (existem 14 eventos predefinidos, como “adicionado ao carrinho” em um aplicativo de comércio ou de “nível alcançado” em um jogo)

Atividade offline

É possível criar públicos personalizados a partir de atividades na sua loja física, como interações por telefone ou outros canais offline. Porém, para isso é necessário ter criado previamente algum conjunto de eventos offline, que normalmente servem para otimizar anúncios do Facebook. Parece bem complicado né? E realmente, é bem complexo e, quem sabe, assunto para um novo post dedicado somente a esta alternativa.

Próximos passos após os públicos personalizados

Assim que você escolhe sua fonte e cria novos públicos personalizados, é o momento de colocar seus anúncios “na rua”. Portanto, lembre-se do que sempre falamos: teste! Use estes públicos para testar opções de conjuntos anúncios ou mesmo impulsionamento de publicações.

Uma ótima opção é validar seu público personalizado para expandir seu alcance através de públicos semelhantes. Mas isto é papo para um novo – e longo – post aqui no Blog!


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