Copywriting: 12 dicas para criar textos que vendem

Se você ainda não conhecia, está na hora de descobrir a técnica de copywriting, utilizada na elaboração de textos persuasivos que vendem. Ou ao menos são capazes de convencer o público a tomar a decisão que você quiser.

Se você tem um negócio, seja ele digital ou não, as pessoas precisam saber o que você faz da maneira mais rápida possível. Senão, elas vão embora e partem para o primeiro concorrente que se preocupa em oferecer isso pra ela.

No Brasil, há mais de 230 milhões de smartphones ativos, mais 180 milhões de computadores, tablets e notebooks. Além disso, o país ocupa a sexta colocação no ranking mundial de assinatura de banda larga fixa, com mais de 31 milhões de assinantes. Em relação às redes sociais, o brasileiro passa 225 minutos do dia conectado a estas plataformas, tornando o Brasil o segundo país mais “social” do mundo.

Vários celulares conectados

Entendeu por que você deve estar conversando com esse público? As redes sociais estão gerando cada vez mais engajamento entre marcas e consumidores, além de serem o principal canal de vendas de alguns negócios. E tem mais uma surpresa (contém ironia!): o Google é o principal meio de buscas!

Sabe por que a gente falou tudo isso? Porque você precisa criar muito conteúdo relevante para seu público-alvo e convertê-los em consumidores. E se há produtos à venda, a melhor opção é focar no copywriting e produzir uma bela copy! Mas como fazer isso?

O que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo com o objetivo de guiar a sua audiência para a tomada de decisão do seu interesse. Esta estratégia é amparada por uma forte pesquisa de necessidades do público e análise de performance de textos, com alto potencial de resultados a curto prazo.

Mas, tome cuidado. Tem muitos elementos publicitários, no entanto esses conceitos se distanciaram ao longo dos anos. Até mesmo porque esse conceito é beeem antigo.

Um breve olhar histórico sobre copywriting

  • 1828: o termo copy é introduzido no mercado na comunicação, indicando algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão. Aqui o mercado do jornalismo separa informação de publicidade.
  • 1870: como uma evolução natural, agora existe o profissional responsável por produzir textos específicos para anúncios, sendo separado da redação de notícias. Ele é o copywriter.
  • Século XX: o mercado da comunicação se volta para a publicidade, valorizando muito este novo profissional e gerando fortunas para as grandes agências situadas em, principalmente, em Nova York.
  • Século XXI: há uma revolução no mercado da comunicação a partir da sua digitalização, alavancado pelos fenômenos globais de banda larga e redes sociais. É o momento do Marketing Digital.

12 dicas de copywriting para criar sua copy ideal

Além de escrever textos com conteúdo relevante, utilizar-se das técnicas de copywriting exige algumas premissas para se chegar ao texto que atrai, converte e vende. Se esses são os seus objetivos, preste atenção nessas dicas e pare de errar na produção dos seus textos!

1- Conheça seu público-alvo

De nada vai adiantar fazer um texto perfeito e apresentá-lo para um público que não está interessado no conteúdo. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo. Se tiver uma ideia clara disto, aprofunde-se ainda mais e defina a persona do seu cliente. Pense numa pessoa mesmo, idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e outro tipo de informação que seja relevante para entender o comportamento dessas pessoas.

Assim, será possível produzir um conteúdo direcionado para os seus potenciais consumidores, com estilos, chamadas e situações que se aproxime às deles, aumentando a possibilidade de conversões.

2- Crie títulos atraentes

Pense numa loja com uma vitrine feia. Assim será seu texto com um título pobre. Ou seja, seu público vai procurar pela próxima vitrine. Existem diversas técnicas para criação de headlines perfeitas para cada objetivo. Perguntas, provocações, soluções, estatísticas e chamadas diretas são alguns exemplos de bons títulos que irão chamar a atenção.

Dica técnica: título direto, conciso (em torno de 55 caracteres) e contendo a(s) palavra(s)-chave que você escolheu.

Isso tudo o ajudará não só a chamar atenção de quem acessa seu texto, mas também é um dos elementos mais importantes para estar bem ranqueado nas buscas do Google.

3- Seja direto

Já falamos disso no item acima, mas é importante reforçar que o texto também deve ser objetivo e direto. Principalmente no sentido de chamar a atenção do leitor, é imprescindível usar verbos no imperativo, que despertem o sentimento de pertencimento àquilo e necessidade de executar alguma ação.

Certifique-se de cumprir a promessa de seu título na primeira linha do post, por exemplo. Se o seu leitor clica e não vê o que foi prometido imediatamente, ele sai do seu site.

4- Conte sua história

Uma das melhores estratégias para criar uma forte conexão com o seu público é contando uma bela história. Essa técnica é chamada de storytelling, e cria empatia com o público que passa a vivenciar o que está lendo e se colocar naquela situação.

Quer saber como fazer isso? Com vocês, o cineasta Andrew Stanton:

5- Escreva naturalmente

A pessoalidade na escrita também pode se tornar um grande diferencial. Ao invés de parecer aquele atendente chato de telemarketing tentando vender algo, a escrita natural – em determinadas ocasiões podendo chegar muito próximo ao jeito como você fala – acaba soando como um conselho de amigo.

Seguindo essa dica, você passará a se aproximar do seu leitor, criando uma conexão e facilitando a leitura.

6- Valorize a palavra-chave

As palavras-chave são essenciais para que seus textos sejam exibidos no Google, essa é uma das premissas do SEO. Mais que isso, dê atenção e valorize sempre o assunto principal da sua copy. Durante toda a construção do seu texto você deverá enfatizar sempre o tema do texto.

Pegando esse texto mesmo, aaacho que você já deve ter percebido que a palavra-chave escolhida é copywriting, certo? Então, você vai encontrar esse termo durante toda a construção do meu artigo. Mas tenha cuidado, não exagere e respeite seu leitor 😉

7- Mostre os benefícios

Não há uma regra, mas em boa parte dos casos as pessoas estão em buscas de benefícios diferenciais do produto. Em alguns casos específicos, é bem verdade, as características ou até detalhes técnicos do produto podem fazer diferença.

Landing Page Treinamento em casa
Foco nos benefícios e não em características técnicas. E, nesse caso, um combo benefícios + design + botão com CTA.

Quando você detalha demais o seu produto ou serviço e esquece de mostrar os benefícios, ou até os ganhos que o consumidor terá com esta experiência, você acaba focando em decisões racionais. E o grande diferencial de uma boa copy é atacar o emocional do leitor.

8- Gatilhos Mentais

Já que a deixa foi dada na dica anterior, chegamos a um dos grandes diferenciais do copywriting. Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe, que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Com tantas ofertas e opções de escolha, funcionamos em “piloto automático” para evitarmos o esgotamento. Estimular de forma estratégica estes gatilhos é uma poderosa arma de persuasão.

Entre os principais gatilhos, destacamos 6: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, compromisso e escassez. E para saber mais sobre esta importante técnica de persuasão, confira o noss posta que trata somente sobre esse tema:

9- Estruture seu texto

O comportamento dos usuários de internet é muito parecido, independente do que buscam e do seu perfil pessoal: multitarefas! Sendo assim, não queremos perder tempo, certo? Porém, para atender a essas demandas é preciso considerar os canais onde esse texto será apresentado. Por isso, quebras de texto com parágrafos curtos, bullet points e diversificação de mídias funcionam muito bem.

Estrutura visual de um texto de sucesso
Brinde pra vocês, queridos leitores: uma estrutura de texto básica, como guia de redação.

Outro ponto importante é o visual deste conteúdo. Garanta que a experiência do usuário seja positiva, com elementos visuais interessantes, design da página, estrutura atraente, de forma que ele possa se sentir em um ambiente agradável para leitura.

Além disso, é muito importante entender seu público para saber qual será o tamanho do seu texto. Em determinadas situações, a melhor forma de manter o leitor interessado no seu conteúdo é um texto mais curto, mas recheado de informações relevantes. Nada de enrolação.

No entanto, textos mais longos tendem a ser melhor otimizados para buscas no Google. Sendo assim, é preciso haver um equilíbrio, determinado pelo seu objetivo final.

10- Nunca desconsidere a revisão

Que o texto precisa ter qualidade, isso nem precisamos dizer, não é mesmo? Então, nunca desconsidere a revisão. Muito além das técnicas, os erros ortográficos no texto certamente afastarão seu leitor. Reler o seu texto servirá para corrigir erros de digitação, formatação, pontuação, concordância, entre outros.

Dica técnica: não faça a revisão imediatamente após o término da redação. Os olhos ainda estarão “viciados”, então certamente você deixará passar algum errinho. Faça uma pausa, execute outras atividades e depois volte para o seu texto.

11- Crie a CTA perfeita

Chegando quase no final da lista de dicas, nos deparamos com um dos grandes diferenciais da técnica de copywriting. Do inglês Call to Action (chamada para ação), a CTA definirá qual ação o leitor deverá executar ao ser persuadido – ou não, dependerá de você – pela sua copy. É o momento de conversão que você escolheu ao conduzir todo seu texto.

CTA Tarot
Este é um exemplo de CTA mais agressiva, que aparece tanto ao largo da copy quanto neste pop-up.

Essa chamada precisa ser bem clara, estar em total consonância com o restante do texto e ainda estar localizada em um ponto chave do texto: onde o leitor irá concluir sua vontade. Não use botões com palavras soltas, como “comprar”, “baixar” ou “cadastrar”. É importante que seja uma frase persuasiva e direta, que chame seu potencial consumidor, como “fazer download do ebook”, “assinar lista VIP” ou “cadastrar na newsletter”.

12- Crie seu estilo de copywriter

A última dica acaba sendo um compilado de todas as anteriores. Os melhores redatores e copywriters possuem seus próprios estilos de escrita. Levando isso em conta, usuários tendem a simpatizar com formatos de escrita que demonstram pessoalidade, então nada melhor que encontrar textos com uma estrutura amigável. É isto que gerará recorrência nos seus leitores.

Depois dos primeiros textos utilizando as técnicas de copywriting, você começará a construir seu próprio estilo, ou até mais de um estilo de escrita adaptado para cada objetivo.

copywriter infantil
Mesmo que você já saiba escrever, estude bastante para conseguir aplicar as técnicas de copywriting e produzir textos de “gente grande”.

Dica extra

Confira abaixo um vídeo bem completo sobre copywriting, com a palestra de André Cia, copywriter e estrategista em lançamentos de produtos digitais, no Fire Festival 2019:


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui. Copywriting é uma das nossas especialidades na produção de conteúdos!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com