Gatilhos mentais: você se comunica com o cérebro do seu consumidor?

Gatilhos mentais estimulam o cérebro

Se você ainda não explora a técnica de gatilhos mentais, está perdendo uma excelente oportunidade para gerar muito mais negócios com pequenos ajustes no formato da sua comunicação. Nesse post te mostraremos o Top 6 dos Gatilhos Mentais e você vai aprender a conduzir a tomada de decisão do seu potencial consumidor!

Diariamente, nós tomamos quase 35 mil decisões (!!!), que iniciam quando acordamos e escolhemos entre colocar chinelo ou pantufa e seguem desde a definição de roupa para usar para o trabalho, se vamos almoçar em casa ou em um restaurante, até a escolha por lermos um livro ou artigos de blog, como este.

Além disso, existem as escolhas negativas, que estão diretamente relacionadas ao que não queremos fazer durante o dia. O oposto aos exemplos acima.

Todas as nossas decisões consideram uma série de aspectos pessoais, internos e externos, que estão relacionados ao nosso humor, cultura, gostos, expectativas e tantos outros, que nos despertam uma ação rápida entre fazer A ou B. É por isso que uma estratégia de comunicação precisa de Planejamento de Marketing, pois explorar estes critérios no envio de uma mensagem para o consumidor faz toda a diferença na sua tomada de decisão. E para qualificar muito o seu processo de comunicação, você precisa utilizar os Gatilhos Mentais.

O que são os Gatilhos Mentais?

Gatilhos Mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Com tantas ofertas e opções de escolha, funcionamos em “piloto automático” para evitarmos o esgotamento. Estimular de forma estratégica estes gatilhos é uma poderosa arma de persuasão. Aqui explicamos cada um do que consideramos os 6 principais gatilhos de sucesso utilizados no mercado.

top 6 gatilhos mentais
Top 6 gatilhos mentais.

Reciprocidade

Esse princípio propõe que o ser humano apresenta a tendência natural de responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o que chamamos de “gentileza gera gentileza”.

Esta técnica é muito utilizada por plataformas que conectam empresas e pessoas, como iFood, Spotify, Uber e tantos outros. No exemplo a seguir, podemos identificar uma oferta de ganho para o usuário do Ifood (que, no caso, é o nosso CEO Bernardo Krebs 😅) caso ele convide seus amigos para o uso.

gatilho mental da reciprocidade
Gatilho mental utilizado pelo iFood

Aprovação Social

O gatilho da aprovação social indica que somos influenciados por terceiros em nossas decisões e, naturalmente, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a atitude igual. A popularidade está muito presente aqui.

Isso ocorre quando acessamos sites que contam com depoimentos de clientes satisfeitos. Independentemente da sua área de atuação, o seu consumidor vai se sentir muito mais confortável ao visualizar que outras pessoas confiam no seu trabalho.

Afinidade

Ou Afeição, é o gatilho que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem acham que são parecidos. O motivo pode ser variado, desde medos e angústias até habilidades e características. A comparação é muito comum aqui.

Perfis em redes sociais, principalmente o Instagram, são exemplos claros do uso constante da técnica. A atuação por nicho permite que você se comunique de forma muito próxima com quem passa pelo mesmo problema que você, e é ai que o perfil Mamãe Sarada surge como grande exemplo. Com chamadas impactantes como “RECUPERE O CORPO DE ANTES DA GRAVIDEZ EM 60 DIAS” ele se conectar diretamente com as mamães que o seguem.

Perfil @mamaesarada no Instagram.

Autoridade

Este gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer ou seguir quem ele julga como superior, por uma questão de respeito. E esta superioridade, neste caso, está relacionada a uma hierarquia profissional (experiência).

Pessoas que atingem um grande status profissional e são utilizadas como referência no seu mercado, podem explorar sua imagem para alavancar suas ofertas comerciais. É o que o Marcelo Tas oferece aqui:

Compromisso

Ou Coerência, indica que, ao se comprometer publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de forma alinhada à missão que foi assumida.

“Além da aceitação social, a coerência serve também como atalho para o cérebro”

Robert Cialdini, no livro Armas da Persuasão.

Você se lembra da campanha da Activia aqui no Brasil? Ela se comprometia a devolver o dinheiro da compra dos produtos caso estes não alcançassem o resultado esperado. Dá só uma olhada:

Escassez

Este gatilho é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional e tenta evitar essa sensação, garantindo que aquilo será seu antes que acabe.

No mercado do turismo colecionamos casos. Se você está procurando uma passagem aérea, constantemente irá receber um aviso na tela de navegação informando que “este é o último acento”, ou então quando procura um quarto de hotel recebe a informação de que “muitas pessoas estão procurando, resta apenas 1 quarto como este”.

gatilho mental escassez
Gatilho mental da escassez, aplicado em reserva de hotéis.

Os gatilhos mentais, na prática

Para você compreender como estes gatilhos podem ser explorados, na prática, acesse a nossa série especial Gatilhos Mentais no Instagram!


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