Como criar anúncios para negócios B2B?

Criar anúncios para negócios B2B é uma tarefa muito diferente das estratégias de marketing para o consumidor. Isso porque o processo de compra é mais complexo nesse segmento, visto que nem sempre a pessoa que terá o primeiro contato com o anúncio é quem realmente irá tomar a decisão final. Por isso, é necessário criar uma estratégia com etapas de atração bem definidas, para que o possível cliente tenha interesse em comprar seu produto.

Essas etapas consistem em:

Gerar leads de negócios B2B

O objetivo inicial de qualquer estratégia de marketing é gerar leads. Afinal, é para eles que os anúncios serão mostrados.

Para o B2B, uma das melhores formas de conseguir leads é criando um conteúdo de valor como e-books gratuitos disponibilizados através de e-mail. Com uma lista de e-mails adquirida, você já tem um público-alvo para segmentar suas campanhas.

Desenvolver as estratégias de anúncios para negócios B2B

Uma campanha de marketing B2B bem-sucedida é aquela que aparece apenas para pessoas que realmente precisam do produto anunciado.

Para atingir esse resultado, você deve otimizar a sua segmentação de anúncios conhecendo bem os interesses de seu público. Existem vários métodos para criar anúncios segmentados para negócios B2B, confira:

Públicos Personalizados no Facebook como estratégia de anúncios para negócios B2B

Com os públicos personalizados do Facebook e Instagram, você pode mapear seu público-alvo importando uma lista de clientes e/ou usuários do seu site. Dessa forma, suas campanhas de anúncios para negócios b2b alcançarão apenas o público selecionado, atingindo de forma assertiva leads que realmente se tornarão clientes.

Além disso, quando você possui informações sobre o comportamento desses leads, torna-se mais fácil traçar uma jornada de compra e assim, criar estratégias para mantê-lo fiel ao seu negócio.

Algumas estratégias eficientes de anúncios para negócios b2b são:

  • Faça campanhas de email marketing junto com uma campanha de Facebook Ads. Com isso, as formas de contato com o possível cliente aumentam e o nome de sua empresa fica presente em mais de um canal.
  • Use o Pixel do Facebook do seu público personalizado em links de páginas relevantes, como por exemplo, nas páginas de preço, descrição do produto, landing pages, etc. Com dados sobre as pessoas que acessam essas páginas, você obtém informações para criar estratégias de venda.
  • Outra possibilidade excelente dos públicos personalizados para sua estratégia de anúncios, é inserir um código de rastreamento em páginas de agradecimento, aquelas cujo cliente é redirecionado quando adquire um produto. Quando esse código identifica cerca de 1000 pessoas que acessaram a página, o algoritmo do Facebook localiza outras pessoas com as mesmas características de seus clientes. 

Públicos personalizados no Google Ads

Assim como o Facebook Ads, o Google Ads também  permite a segmentação em públicos personalizados.

Contudo, a vantagem do Google Ads é a abrangência de plataformas onde podem rodar as campanhas para seu negócio b2b.

A forma como o Google Ads trabalha as segmentações de públicos personalizados é através de palavras-chave e URLs. Desse modo, os anúncios aparecem em vídeos, páginas e aplicativos que correspondem ao tipo de serviço que sua empresa oferece.

As URLs, por exemplo, funcionam da seguinte maneira: dentro das especificações de segmentação, basta inserir a URL de sites que têm como público-alvo o mesmo que o seu, nosso, outras empresas.

Após isso, o Google disponibilizará dados sobre esse público. Salve o público personalizado e depois é só selecionar na sua segmentação de anúncios para negócios b2b.

Invista em anúncios dinâmicos na Rede de Pesquisa

Quando alguém faz uma pesquisa no Google com palavras relacionadas aos títulos e frases usados com frequência no seu site, o Google Ads os utiliza para escolher uma página de destino do site e criar um título claro e relevante para o anúncio.

É assim que funcionam os anúncios dinâmicos de pesquisa, segundo a central de ajuda do Google Ads.

Ou seja: esse tipo de anúncio é exibido com base no conteúdo propriamente dito do site, não em palavras-chave escolhidas manualmente.

As vantagens de optar por esse tipo de estratégia de anúncios para negócios b2b são:

  • Economizar tempo, pois você não precisa estudar palavras-chaves, o Google é que vai criar o anúncio mais adequado de acordo com o seu conteúdo.
  • Exibir títulos relevantes e gerados dinamicamente: por exemplo, quando um usuário pesquisar por “contabilidade para empresas em São Paulo”, o Google vai gerar um título automático para o anúncio: “escritório contábil em SP”.
  • Os anúncios dinâmicos também realizam atualizações automáticas nos seus anúncios. Então, mesmo que você mude informações na sua página o Google vai rastrear seu site novamente para que o anúncio não fique desatualizado.
  • Você pode exibir anúncios com base em todo o site ou com base em páginas ou categorias específicas.
  • Os anúncios dinâmicos atingem um público maior do que campanhas baseadas em palavras-chave. Sendo assim, a possibilidade de encontrar clientes aumenta.

Remarketing em vídeo no Youtube para negócios B2B

Se você vincular um canal do Youtube ao Google Ads, é possível mostrar anúncios em vídeo no site para pessoas que visitam suas páginas. Esses anúncios também permitem que você tenha acesso a dados sobre os usuários.

O Youtube é o segundo site mais utilizado no Brasil, portanto, é extremamente importante fazer anúncios para negócios B2B na plataforma.

Você deve ter percebido que criar estratégias de anúncios para negócios B2B não é uma tarefa fácil, e criar campanhas por conta própria podem não gerar os resultados esperados, ou até pior – dar prejuízo ao seu negócio.


Um dos serviços da Gama é voltado para performance, com ações estratégicas dedicadas a anúncios para Google Ads, Meta Ads e Linkedin Ads, entre outros, além de remarketing para qualquer tipo de negócio. Entre em contato e converse com a nossa equipe!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com