Alguns termos, à primeira vista, podem parecer muito técnicos e complexos. Por isso, você que é um empreendedor, pode não ter ideia do que são e quais são as diferenças entre sites multipage, onepage ou landing page. Contudo, se você deseja investir em um negócio digital, é de extrema importância saber o básico sobre o funcionamento e a construção de sites, visto que existem modelos diferentes que se encaixam em perfis diferentes de público-alvo.
É difícil de se encontrar um site nos mecanismos de busca sem o auxílio das estratégias de marketing digital, por isso é fundamental conhecer os recursos disponíveis para que sua empresa obtenha destaque online.
Dessa forma, conheça agora as diferenças entre sites multipage, onepage ou landing page e veja que o tema é bem mais simples que aparenta.
Multipage, onepage ou landing page: o que são?
Site multipage
Os multipages são os sites mais comuns da internet. É através deles que as pessoas encontram empresas, se informam, bem como consomem conteúdos. Basicamente, os sites multipages são aqueles que possuem várias páginas hospedadas em um único domínio.
Eles servem para lojas virtuais, páginas institucionais, informativas, entre outros propósitos. Invariavelmente possuem um menu completo que indica o caminho para todas as páginas. À medida que o usuário navega por diferentes seções, o site abre uma nova página.
Um ótimo exemplo de site multipage é o portal da Powermig Robótica, desenvolvido pela Gama. Com uma vasta oferta de produtos e serviços, o site exigiu muito cuidado para que cada página – mais de 180 – estivesse 100% otimizada e oferecendo boa experiência ao usuário.
Site onepage
O site onepage é similar ao multipage, a única diferença é que todas as informações são compactadas em uma única página. Esse modelo de site é como uma espécie de feed, onde as informações da página aparecem conforme o usuário rolar para baixo.
O estilo onepage serve para empresas que não desejam postar um conteúdo muito extenso no site, visto que tudo precisa estar disponível em apenas uma página.
O design é algo primordial nesse tipo de página para prender a atenção do visitante a fim de que queira chegar até o final.
O site da Movimentum Funcional é um exemplo de onepage. Todas informações estão dispostas em uma página, com um menu suspenso que guia o usuário pelas seções.
Landing page
A landing page é uma página única que o usuário abre através de um link. Ou seja, ela pode ser uma página de um site multipage.
Entretanto, a diferença para os demais é que a landing page tem como foco principal a conversão de leads.
Essa página é basicamente uma página de vendas, onde você divulga algo que sua empresa está oferecendo no momento. Por exemplo: se sua empresa desenvolveu um ebook, a landing page serve exclusivamente para explicar sobre o que é o ebook e quais as vantagens de adquiri-lo.
Uma landing page sempre deve ter um formulário para que a pessoa interessada preencha seus dados e consiga adquirir a oferta, a fim de que sua empresa consiga um lead.
Sendo assim, a landing page serve para aproximar os visitantes de uma empresa através de uma promoção, um produto ou serviço.
Multipage, Onepage ou Landing page? Qual escolher para minha empresa?
Na maioria das vezes não há uma resposta definitiva em relação ao tipo de página mais indicada para empresas. Entretanto, uma coisa é certa: é bom sempre escolher o modelo de site que combina com as estratégias do seu negócio.
Mas como saber isso? Veja as características de cada modelo de site e descubra qual é o mais indicado para sua empresa:
Características do site onepage:
- Velocidade de carregamento rápida;
- Conteúdo mais “direto ao ponto”;
- Adaptável facilmente a todos os dispositivos (computador, smartphone, tablet, etc.);
- Design moderno.
Escolha uma onepage se você:
- Quer apresentar um conteúdo mais “enxuto”, ou seja, não possui conteúdos densos;
- Não pretende investir em estratégias aprofundadas de marketing digital no site;
- Precisa de uma solução simples.
Características do site multipage:
- Serve para conteúdos frequentes e mais extensos;
- Institucional ou comercial;
- Possibilidade de acrescentar várias páginas em um mesmo site.
Escolha o multipage se você:
- Deseja postar conteúdos extensos;
- Vai ter publicações frequentes como notícias e artigos;
- Pretende investir em um marketing digital mais aprofundado.
Características da landing page:
- Página minimalista, sem muitos elementos;
- Foco em call to action e textos essencialmente criados nas características de copywriting;
- Composta por título, formulário, descrição e call to action.
Escolha a landing page se você:
- Precisa divulgar uma oferta pontual;
- Quer gerar um alto número de conversões;
- Deseja adquirir uma base de leads.
Sites multipage, onepage ou landing page: conclusão
É de extrema importância conhecer as diferenças entre sites multipage, onepage e landing page, pois cada um atende a necessidades específicas que precisam estar de acordo com seus objetivos.
Fazendo a escolha correta, criando um site bem construído, intuitivo e organizado, ele será facilmente encontrado e, desse modo, vai atrair cada vez mais clientes para sua empresa.
Ainda não tem um site e quer saber se a sua empresa necessita de um? Ou então quer saber qual modelo se encaixa na sua necessidade? Entre em contato com a Gama e solicite mais informações!